Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A teoria macroeconômica analisa a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Segundo a visão clássica, políticas bem-sucedidas de treinamento da força de trabalho elevam a produtividade, deslocam a função de produção agregada para cima e, portanto, conduzem à expansão do emprego e do PIB.
Acerca do balanço de pagamentos, intrumento que registra as transações de um país com o resto do mundo, assinale a opção correta.
Quando brasileiros que trabalham no exterior remetem parte de suas economias para suas famílias que residem no Brasil, essas transações são contabilizadas na conta financeira do balanço de pagamentos brasileiro.
Se a despesa doméstica superar o PIB, então o país tornar-se- á exportador líquido de bens e serviços.
Mesmo considerando-se que a rubrica erros e omissões seja
nula, o balanço de pagamentos de um país pode apresentar
deficit e superavit.
Aumentos dos gastos públicos, por reduzirem a poupança nacional, conduzem à depreciação da moeda nacional e, portanto, reduzem as importações líquidas.
Os desequilíbrios na balança de transações correntes refletem, inequivocamente, a existência de desequilíbrios internos.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em seu livro sobre a teoria do desenvolvimento econômico, Joseph A. Schumpeter postula que "primeiro devemos provar a afirmativa, estranha à primeira vista, de que ninguém, além do empreendedor, necessita de crédito; ou o corolário, aparentemente menos estranho, de que o crédito serve ao desenvolvimento industrial". Com base na teoria schumpeteriana, julgue os itens seguintes.
A existência de empresários audaciosos e de suas propostas de inovação tecnológica garante para o desenvolvimento, teorizado pelas linhas schumpeterianas, um círculo econômico fechado de bens, em posição de equilíbrio estático.
Economia - A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto aos planos de crescimento e desenvolvimento econômicos no pós-guerra, julgue os itens de 106 a 112.
A década de 80 do século XX, chamada década perdida, caracterizou-se pela queda do crescimento econômico e pela aceleração inflacionária, apesar do controle dos gastos públicos.
Segundo o economista brasileiro Gílson de Lima Garófalo, pela Teoria do Consumidor, a microeconomia estuda a intenção dos indivíduos, com base em suas respectivas rendas, de se apropriarem de uma quantidade de bens que lhes propicie a maximização de suas satisfações, originando as procuras (individuais e agregadas) que se traduzirão em rendimentos para as firmas. Com base no exposto e considerando outros pressupostos gerais da microeconomia, julgue os itens a seguir.
A Teoria da Firma se desdobra em Teorias da Produção, dos Custos e dos Rendimentos e alicerceia a análise da oferta.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O governo, mediante o uso de instrumentos apropriados, desempenha importante papel nas modernas economias de mercado. Por essa razão, a análise das finanças públicas é fundamental para o entendimento das contas públicas. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Políticas fiscais expansionistas implementadas mediante redução de impostos e aumento de gastos públicos ilustram a função estabilizadora do governo.
As questões de comércio internacionais tornam-se cada vez mais relevantes em um mundo globalizado. Com referência a essas questões, assinale a opção correta.
A idéia de que a superioridade tecnológica dos países industrializados reduz a competitividade dos países mais pobres nos mercados internacionais decorre diretamente da teoria das vantagens comparativas.
Diferenças nas dotações dos fatores de produção, que conduzem a custos de produção distintos, dificultam a possibilidade de comércio entre países.
As quotas à importação são superiores às tarifas em virtude de não terem impactos distributivos.
O argumento da indústria nascente para a imposição de tarifas constitui uma justificativa para a adoção de um sistema permanente de proteção à produção doméstica.
A existência de economias de escala eleva os ganhos do comércio internacional porque a redução dos custos, decorrentes da concentração da produção, aumenta a eficiência produtiva da economia mundial.
Economia - Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2ª Guerra Mundial na Economia Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as relações econômicas internacionais no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue os itens seguintes.
A crise econômica dos anos setenta, ditada inicialmente pelo abandono, pelos Estados Unidos da América (EUA), do padrão ouro modificado e pela crise do petróleo, reforçou a demanda dos países em desenvolvimento pelo revigoramento do diálogo norte-sul, objetivando, no plano comercial, mudanças no regime e dos padrões de comércio e no sistema monetário internacional, bem como o aumento da participação daqueles países na produção e nas exportações mundiais.
Segundo quadros consagrados pela literatura econômica contemporânea, pode-se tomar como classificação básica de estruturas de mercado observáveis as situações de concorrência perfeita, de monopólio, de oligopólio e de concorrência monopolística. Com base nesses referenciais, julgue os itens que se seguem.
Um mercado monopolisticamente competitivo é a expressão definitiva de um regime de concorrência perfeita.
Assinale a opção correta em relação ao sistema financeiro internacional (SFI).
A globalização financeira expande o estoque de poupança disponível para investimentos, mas reduz, substancialmente, a capacidade dos países de se proteger contra choques macroeconômicos.
A mobilidade crescente dos capitais internacionais, associada à maior complexidade das estruturas de financiamento, contribui para aumentar as instabilidades dos fluxos de capital e explica, em parte, as crises financeiras recentemente observadas.
As enormes flutuações e oscilações que atingem as taxas de câmbio e de juros e os preços dos ativos financeiros são exemplos típicos de contágio, hoje inerente ao SFI.
O mercado de eurodivisas, que correspondem aos dólares depositados nos bancos europeus, obedece às regras que prevalecem no mercado norte-americano.
Entre as instituições que compõem o SFI, o Fundo Monetário Internacional ocupa-se, unicamente, dos problemas de curto prazo do balanço de pagamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...