Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A economia do setor público, microfundamentada, analisa o papel desempenhado pelo governo em uma economia de mercado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A qualidade do meio ambiente pode ser considerada um bem público puro porque, além de seu consumo ser não-rival, as indivisibilidades que caracterizam esse bem estimulam o aparecimento do carona free-rider.

  • B.

    No equilíbrio geral, em concorrência perfeita, para cada consumidor, a utilidade marginal de todos os bens consumidos é igual a zero.

  • C.

    Mercados competitivos e monopólios são eficientes no sentido de Pareto, porque utilizam plenamente seus fatores produtivos excluindo, assim, a existência de capacidade ociosa.

  • D.

    De acordo com a teoria do eleitor mediano, uma mudança de governo em democracias representativas conduzirá a modificações substanciais das políticas econômicas adotadas.

Com relação ainda aos aspectos microeconômicos do setor público, assinale a opção correta.

  • A.

    O imposto sobre a renda da pessoa física (IRPF), por não gerar distorções nos preços relativos das mercadorias, não acarreta perdas, em termos de bem-estar, para a economia.

  • B.

    Um aumento nos custos das políticas que reduzem o desflorestamento diminui a quantidade ótima de desmatamento.

  • C.

    O desestímulo ao trabalho associado com programas de renda mínima advém do fato de, na maioria desses programas, ocorrer um forte declínio nos benefícios recebidos, quando a renda aumenta.

  • D.

    Na visão da teoria da captura, os grupos de pressão — grupos de interesse — têm visto sua influência decrescer ao longo do tempo e, portanto, atualmente, pouco influenciam a fixação dos esquemas regulatórios.

Com relação aos aspectos macroeconômicos da análise do setor público, assinale a opção correta.

  • A.

    Na implementação das políticas fiscais, a existência de defasagens políticas e administrativas torna essas políticas mais efetivas para a expansão da produção e do emprego.

  • B.

    Conforme estabelecido na curva de Laffer monetária, um aumento na taxa de crescimento do estoque monetário aumenta, de modo inequívoco, a senhoriagem.

  • C.

    Ceteris paribus, um aumento na relação entre a dívida pública e o PIB requer um aumento do superávit primário para impedir novos aumentos dessa relação.

  • D.

    Devido à existência de inconsistências temporais, a utilização de políticas monetárias discricionárias para combater a inflação gera resultados ótimos e, por essa razão, essas políticas são fortemente recomendadas.

Em relação às questões de crescimento e desenvolvimento econômico, julgue os itens a seguir.

De acordo com a hipótese de Kuznet, o processo de crescimento econômico reduz, de maneira inequívoca, os níveis de desigualdades que caracterizam as economias em desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redefinição do papel do Estado e sua modernização, juntamente com a estabilização de preços, são características da economia brasileira na década passada. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    No Brasil, o desequilíbrio fiscal registrado nesse período explica-se pelo aumento substancial dos gastos de investimentos nas diferentes esferas de governo.

  • B.

    No referido período, a crise dos estados deveu-se unicamente à perda de ICMS decorrente da Lei Kandir, que não foi compensada pelo aumento das transferências constitucionais.

  • C.

    Em 1995, o principal problema macroeconômico no Brasil já não era a questão inflacionária, mas o persistente superavit comercial que levou a uma nova era de liberalização das importações.

  • D.

    No setor de bens não-comercializáveis, a precariedade da âncora cambial, adotada no âmbito do Plano Real, tornou-se mais evidente em virtude de os produtos nele produzidos não enfrentarem a competitividade externa.

  • E.

    No período considerado, com a crescente liberalização comercial e financeira, a política industrial e econômica focalizou-se no sistema de proteção e de incentivos, embora mantendo-se a ênfase na criação e manutenção de um ambiente competitivo.

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.

Um choque de oferta adverso, decorrente, por exemplo, do aumento recente do preço do petróleo, desloca a curva de Phillips de curto prazo para cima e para a direita, resultando, assim, em uma taxa de inflação mais elevada, para uma dada taxa de desemprego, ou, então, em uma maior taxa de desemprego para uma dada taxa de inflação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A geração de externalidades negativas pela poluição — tanto sonora como do meio ambiente — decorre do fato de que ela constitui um exemplo típico de bem público puro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Comparando-se imóveis residenciais e veículos, o efeito renda, decorrente de uma variação de preços, será mais elevado no caso dos automóveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação do Estado tem sido crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como dos bens privados ofertados pelo setor público. Por essa razão, o estudo do setor público, incluindo-se aí suas formas de financiamento, é crucial para o entendimento das modernas economias de mercado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Se a economia estiver em um equilíbrio Pareto-eficiente, a única justificativa para a intervenção do governo decorre da existência de bens meritórios.

  • B.

    Se o objetivo do governo federal for maximizar o nível de bem-estar das comunidades subnacionais — mensurado por meio das curvas de indiferença sociais —, as transferências com contrapartida devem ser preferidas às transferências gerais sem contrapartida.

  • C.

    A minirreforma tributária eliminou a cumulatividade do PISPASEP, reajustou as alíquotas desse tributo e reduziu o gravame excessivo do sistema tributário brasileiro contribuindo, assim, para aumentar os níveis de eficiência da economia.

  • D.

    Na ausência de estabilidade de preços, a utilização do deficit operacional, em vez do resultado nominal, para avaliar a evolução da dinâmica da dívida pública, representa um equívoco metodológico, porque não leva em conta a ação da inflação sobre a relação dívida/PIB.

  • E. O efeito Oliveira-Tanzi afirma que a inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo em razão da defasagem entre o fato gerador e o recolhimento de impostos.

Os avanços da privatização, em setores antes dominados pelo Estado, levaram ao surgimento de esquemas regulatórios para garantir a provisão adequada dos serviços de utilidade pública e garantir os direitos dos consumidores. A respeito do processo regulatório, assinale a opção correta.

  • A.

    Aumentos de produtividade, quando vigoram esquemas tarifários do tipo price cap, se traduzem em redução dos preços para os consumidores e em taxas de retorno mais elevadas para as empresas concessionárias.

  • B.

    Se um monopolista perfeitamente discriminador for obrigado por uma agência reguladora a cobrar um único preço pelo seu produto, essa imposição aumentará, inequivocamente, o nível de eficiência na economia.

  • C.

    Uma das vantagens da regulação pelo desempenho, em que as empresas reguladas são comparadas com um referencial (benchmark), advém do fato de essa forma de regulação estimular melhorias da produtividade no conjunto da indústria e não estar sujeita a colusão entre empresas, com o intuito de elevar lucros.

  • D.

    Na regulação dos incentivos, a distinção entre preços autorizados e custos operacionais efetivos faz que, nesse tipo de regulação, os custos sejam menores que aqueles praticados por esquemas regulatórios, baseados na taxa de retorno.

  • E.

    A desregulamentação dos serviços de utilidade pública, em que predominam as economias crescentes de escala, contribui para aumentar o nível de eficiência na produção e distribuição desses serviços.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...