Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O investidor de uma opção de compra procura auferir ganhos com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Suponha que, em 10/2/2004, uma ação estava cotada no mercado por R$ 2,50. A opção de compra dessa ação podia ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) era definida como 50.000 ações. Nessa data, Antônio adquiriu a opção de compra de um lote-padrão e Bernardo adquiriu um lotepadrão dessas ações.
Com base nessas informações, julgue itens subseqüentes.
Se, em 10/3/2004, a ação atingiu a cotação de R$ 3,00 e o prêmio subiu para R$ 0,40 por ação, Antônio obteve uma rentabilidade de 75% no seu investimento.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que diz respeito a consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens subseqüentes.
A redução recente das taxas de juros, no Brasil, representa um deslocamento para cima e para a direita, na função de consumo keynesiana.
A respeito de consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens a seguir.
Se a poupança nacional relaciona-se positivamente com a taxa de juros, então um avanço tecnológico que aumenta a demanda de investimento conduz a um aumento da taxa de juros de equilíbrio.
Para Kotler, o mercado é uma arena onde se desenvolvem as trocas entre a organização e seus consumidores. Um mercado existe quando as pessoas, ou organizações, possuem um nível de comprometimento necessário para gastar dinheiro na satisfação de suas necessidades. A seleção, ou segmentação, reconhece dentro do mercado conjuntos de pessoas, ou organizações, que possuem necessidades distintas e que, por isso, podem realizar diferentes trocas. Decidir sobre a seleção de mercado é responder à pergunta: em quais mercados a empresa atuará?
Considerando o texto acima, julgue se cada item a seguir apresenta uma variável geralmente utilizada para a segmentação do mercado.
Analítica: cálculo do risco/retorno ao se implementar a segmentação.
O investidor de uma opção de compra procura auferir ganhos com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Suponha que, em 10/2/2004, uma ação estava cotada no mercado por R$ 2,50. A opção de compra dessa ação podia ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) era definida como 50.000 ações. Nessa data, Antônio adquiriu a opção de compra de um lote-padrão e Bernardo adquiriu um lotepadrão dessas ações.
Com base nessas informações, julgue itens subseqüentes.
Se, em 10/3/2004, a ação atingiu a cotação de R$ 2,20, Bernardo teria a sua perda limitada ao prêmio pago de R$ 12.500,00.
A respeito de consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens a seguir.
Quando a despesa planejada é inferior à produção, os estoques se reduzirão, contribuindo, assim, para expandir o investimento total e a demanda agregada.
Para Kotler, o mercado é uma arena onde se desenvolvem as trocas entre a organização e seus consumidores. Um mercado existe quando as pessoas, ou organizações, possuem um nível de comprometimento necessário para gastar dinheiro na satisfação de suas necessidades. A seleção, ou segmentação, reconhece dentro do mercado conjuntos de pessoas, ou organizações, que possuem necessidades distintas e que, por isso, podem realizar diferentes trocas. Decidir sobre a seleção de mercado é responder à pergunta: em quais mercados a empresa atuará?
Considerando o texto acima, julgue se cada item a seguir apresenta uma variável geralmente utilizada para a segmentação do mercado.
Administrativa: processamento dos termos de aceitação dos integrantes do mercado nos novos segmentos criados, cadastramento de novos integrantes.
O investidor de uma opção de compra procura auferir ganhos com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Suponha que, em 10/2/2004, uma ação estava cotada no mercado por R$ 2,50. A opção de compra dessa ação podia ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) era definida como 50.000 ações. Nessa data, Antônio adquiriu a opção de compra de um lote-padrão e Bernardo adquiriu um lotepadrão dessas ações.
Com base nessas informações, julgue itens subseqüentes.
Se, em 10/3/2004, a ação atingiu a cotação de R$ 3,00 e o prêmio subiu para R$ 0,40 por ação, o rendimento obtido no investimento feito por Antônio foi inferior ao obtido no feito por Bernardo .
Para Kotler, o mercado é uma arena onde se desenvolvem as trocas entre a organização e seus consumidores. Um mercado existe quando as pessoas, ou organizações, possuem um nível de comprometimento necessário para gastar dinheiro na satisfação de suas necessidades. A seleção, ou segmentação, reconhece dentro do mercado conjuntos de pessoas, ou organizações, que possuem necessidades distintas e que, por isso, podem realizar diferentes trocas. Decidir sobre a seleção de mercado é responder à pergunta: em quais mercados a empresa atuará?
Considerando o texto acima, julgue se cada item a seguir apresenta uma variável geralmente utilizada para a segmentação do mercado.
Demográfica: idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, profissão, instrução, religião, raça, nacionalidade, classe social.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Em virtude de a relação entre capital e trabalho ser constante, no curto prazo, a expansão da produção conduz a um aumento da produtividade marginal do trabalho, tornando esse fator mais produtivo.
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