Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O investidor de uma opção de compra procura auferir ganhos com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Suponha que, em 10/2/2004, uma ação estava cotada no mercado por R$ 2,50. A opção de compra dessa ação podia ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) era definida como 50.000 ações. Nessa data, Antônio adquiriu a opção de compra de um lote-padrão e Bernardo adquiriu um lotepadrão dessas ações.

Com base nessas informações, julgue itens subseqüentes.

Se, em 10/3/2004, a ação atingiu a cotação de R$ 3,00 e o prêmio subiu para R$ 0,40 por ação, Antônio obteve uma rentabilidade de 75% no seu investimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens subseqüentes.

A redução recente das taxas de juros, no Brasil, representa um deslocamento para cima e para a direita, na função de consumo keynesiana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens a seguir.

Se a poupança nacional relaciona-se positivamente com a taxa de juros, então um avanço tecnológico que aumenta a demanda de investimento conduz a um aumento da taxa de juros de equilíbrio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Kotler, o mercado é uma arena onde se desenvolvem as trocas entre a organização e seus consumidores. Um mercado existe quando as pessoas, ou organizações, possuem um nível de comprometimento necessário para gastar dinheiro na satisfação de suas necessidades. A seleção, ou segmentação, reconhece dentro do mercado conjuntos de pessoas, ou organizações, que possuem necessidades distintas e que, por isso, podem realizar diferentes trocas. Decidir sobre a seleção de mercado é responder à pergunta: em quais mercados a empresa atuará?

Considerando o texto acima, julgue se cada item a seguir apresenta uma variável geralmente utilizada para a segmentação do mercado.

Analítica: cálculo do risco/retorno ao se implementar a segmentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O investidor de uma opção de compra procura auferir ganhos com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Suponha que, em 10/2/2004, uma ação estava cotada no mercado por R$ 2,50. A opção de compra dessa ação podia ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) era definida como 50.000 ações. Nessa data, Antônio adquiriu a opção de compra de um lote-padrão e Bernardo adquiriu um lotepadrão dessas ações.

Com base nessas informações, julgue itens subseqüentes.

Se, em 10/3/2004, a ação atingiu a cotação de R$ 2,20, Bernardo teria a sua perda limitada ao prêmio pago de R$ 12.500,00.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens a seguir.

Quando a despesa planejada é inferior à produção, os estoques se reduzirão, contribuindo, assim, para expandir o investimento total e a demanda agregada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Kotler, o mercado é uma arena onde se desenvolvem as trocas entre a organização e seus consumidores. Um mercado existe quando as pessoas, ou organizações, possuem um nível de comprometimento necessário para gastar dinheiro na satisfação de suas necessidades. A seleção, ou segmentação, reconhece dentro do mercado conjuntos de pessoas, ou organizações, que possuem necessidades distintas e que, por isso, podem realizar diferentes trocas. Decidir sobre a seleção de mercado é responder à pergunta: em quais mercados a empresa atuará?

Considerando o texto acima, julgue se cada item a seguir apresenta uma variável geralmente utilizada para a segmentação do mercado.

Administrativa: processamento dos termos de aceitação dos integrantes do mercado nos novos segmentos criados, cadastramento de novos integrantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O investidor de uma opção de compra procura auferir ganhos com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Suponha que, em 10/2/2004, uma ação estava cotada no mercado por R$ 2,50. A opção de compra dessa ação podia ser adquirida por um prêmio de R$ 0,25 por ação e a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) era definida como 50.000 ações. Nessa data, Antônio adquiriu a opção de compra de um lote-padrão e Bernardo adquiriu um lotepadrão dessas ações.

Com base nessas informações, julgue itens subseqüentes.

Se, em 10/3/2004, a ação atingiu a cotação de R$ 3,00 e o prêmio subiu para R$ 0,40 por ação, o rendimento obtido no investimento feito por Antônio foi inferior ao obtido no feito por Bernardo .

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Kotler, o mercado é uma arena onde se desenvolvem as trocas entre a organização e seus consumidores. Um mercado existe quando as pessoas, ou organizações, possuem um nível de comprometimento necessário para gastar dinheiro na satisfação de suas necessidades. A seleção, ou segmentação, reconhece dentro do mercado conjuntos de pessoas, ou organizações, que possuem necessidades distintas e que, por isso, podem realizar diferentes trocas. Decidir sobre a seleção de mercado é responder à pergunta: em quais mercados a empresa atuará?

Considerando o texto acima, julgue se cada item a seguir apresenta uma variável geralmente utilizada para a segmentação do mercado.

Demográfica: idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, profissão, instrução, religião, raça, nacionalidade, classe social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Em virtude de a relação entre capital e trabalho ser constante, no curto prazo, a expansão da produção conduz a um aumento da produtividade marginal do trabalho, tornando esse fator mais produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...