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De acordo com a nova reformulação conceitual e metodológica efetuada pelo Banco Central do Brasil, em relação aos meios de pagamentos oficiais, é correto afirmar que o denominado "M1":
inclui os títulos públicos de alta liquidez.
é gerado por instituição emissora de haveres estritamente monetários.
é igual à base monetária mais "papel-moeda em poder do público".
inclui as operações compromissadas registradas no Selic.
inclui cotas de fundos de renda fixa.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Com base no conceito de bem público, é incorreto afirmar que
bem público é aquele que não apresenta rivalidade em seu consumo.
a aquisição de um bem público implica geração de externalidades positivas que não são apropriadas pelo seu comprador.
os bens públicos podem ser providos apenas em mercados competitivos.
bem público é aquele para o qual o consumo por parte de uma pessoa não reduz a disponibilidade do mesmo para outra pessoa.
segurança pública pode ser considerada como conceito de bem público.
Suponha uma empresa monopolista com custo marginal constante igual a c e função de demanda na qual a e b são constante reais positivas e b>0. Nessas condições:
O produto de um monopolista pode ser diferenciado de acordo com sua qualidade. Há dois grupos de consumidores para esse produto, sendo que cada consumidor irá comprar no máximo uma unidade do produto do monopolista. Os consumidores do tipo I apresentam uma função de utilidade com a forma na qual m é a quantidade de dinheiro disponível para a aquisição de outros bens que não o produto monopolista e x , é um índice que reflete a qualidade da unidade do produto do monopolista que foi adquirida por esse consumidor. A função de utilidade dos consumidores do tipo dois é na qual . O custo de produzir uma unidade de produto constante e igual a x , sendo x o índice de qualidade da unidade produzida. Nessas condições, supondo-se que o monopolista procura maximizar seu lucro, pode-se afirmar que
.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Diversas empresas contribuem para um aumento na concentração atmosférica de SO2 em uma cidade. O impacto sobre a qualidade do ar dessa cidade decorrente da emissão de 1 tonelada desse gás é o mesmo, independentemente de qual seja a empresa emissora. A agência ambiental da cidade quer reduzir a concentração desse gás no ar da cidade, de acordo com uma meta definida por critérios de proteção à saúde. Para tanto, cogita-se em políticas alternativas: a introdução de uma taxa por tonelada de SO2 emitida e o estabelecimento de cotas máximas de emissão do gás para cada empresa. Embora possa monitorar com precisão quanto cada empresa emitiu de SO2, a agência ambiental não conhece os custos nos quais cada empresa deve incorrer para reduzir sua emissão do gás. Comparando os dois instrumentos alternativos que podem ser empregados pela agência (cotas ou taxa sobre emissão), é correto afirmar que
a introdução de uma taxa sobre emissão de SO2 não levará a uma redução nas concentrações desse gás no ar da cidade, visto que as empresas pagarão a taxa de modo a ter o direito de continuar emitindo o que já vinham emitindo.
o sistema de cotas é nitidamente inferior ao sistema de cobrança de taxa sobre emissão, pois, além de gerar um resultado mais incerto sobre os níveis finais de emissão, também implica um custo de redução de poluição superior.
o sistema de taxa sobre emissões garante que a redução nas emissões seja obtida a um custo mínimo, embora não seja possível antever se a meta de redução será ou não atingida. O sistema de cotas, por sua vez permite que a meta de redução nas emissões de poluição seja atingida com 100% de certeza, mas não garante que isso se faça a um custo mínimo.
o sistema de cotas garante que a redução nas emissões seja obtida a um custo mínimo, embora não seja possível antever se a meta de redução será ou não atingida. O sistema de taxa sobre emissões, por sua vez, permite que a meta de redução nas emissões de poluição seja atingida com 100% de certeza, mas não garante que isso se faça a um custo mínimo.
todas as empresas devem preferir o sistema de taxas sobre a emissão de poluição ao sistema de cotas de emissão.
Uma indústria é formada por 20 oligopolistas idênticos com custos marginais constantes iguais a R$ 5,00. A demanda de mercado é dada por x=110−p (x = quantidade demandada e p = preço unitário). Sendo pc o preço no equilíbrio de Cournot e a quantidade ofertada pela indústria nesse equilíbrio, temos:
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O governo de um país realizou um investimento de R$ 1 bilhão na construção de infra-estrutura específica para um projeto de geração e distribuição de energia. Esperava-se que esse fosse o valor de todo o projeto, porém, após uma reavaliação de custos, notou-se que seriam necessários R$ 500 milhões adicionais (em valor presente) para que o projeto fosse concluído. A infra-estrutura construída com os R$ 1 bilhão já gasto não tem valor de mercado. A condição necessária e suficiente para que a continuidade do projeto seja viável em termos de custo-benefício é que
os benefícios econômicos decorrentes do projeto não sejam inferiores a R$ 1 bilhão ao ano.
o valor presente dos benefícios econômicos do projeto não sejam inferiores a R$ 0,5 bilhão.
os benefícios econômicos decorrentes do projeto não sejam inferiores a R$ 0,5 bilhão ao ano.
o valor presente dos benefícios econômicos do projeto não sejam inferiores a R$ 1,5 bilhão.
os benefícios econômicos decorrentes do projeto não sejam inferiores a R$ 1,5 bilhão ao ano.
Considere o seguinte jogo para a provisão de um bem público discreto com 2 agentes. Cada um dos agentes deve fazer um lance acerca de sua disposição a pagar pelo bem público sem ter conhecimento do lance feito pelo outro agente. Caso a soma dos dois lances seja igual ou superior ao custo de prover o bem público, esse bem será provido e cada agente pagará o seu lance. Caso isso não ocorra, o bem público não será provido e os agentes não serão obrigados a fazer qualquer pagamento. Sabe-se que cada agente atribui ao bem público um valor inferior ao custo de sua provisão e superior à metade desse custo. Nessas condições, é correto afirmar que:
O jogo não apresenta equilíbrios de Nash.
O jogo apresenta infinitos equilíbrios de Nash e não é possível prever qual será seu resultado. Todavia, qualquer que seja o resultado, ele será eficiente.
O jogo apresenta um único equilíbrio de Nash e esse equilíbrio é eficiente.
O jogo apresenta dois equilíbrios de Nash sendo um eficiente e o outro não.
O jogo apresenta infinitos equilíbrios de Nash e não é possível prever qual será seu resultado ou se ele será ou não eficiente.
Considere a matriz de payoff's de um jogo abaixo na qual a, b, c, d, e, f, g e h são valores reais. É correto afirmar que:
O número de equilíbrio de Nash com estratégias puras pode ser superior ao número de equilíbrios de Nash com estratégias mistas, incluindo-se as estratégias mistas degeneradas.
Não há equilíbrios de Nash com estratégias mistas para esse jogo.
É possível que esse jogo não apresente nenhum equilíbrio de Nash com estratégias mistas, incluindo- se os equilíbrios de Nash com estratégias mistas degeneradas.
Caso (a−e)×(c−g)<0 e (b−d)×(f −h)<0, então o número de equilíbrios de Nash com estratégias mistas, incluindo as estratégias mistas degeneradas, será superior ao número de equilíbrios de Nash com estratégias puras para esse jogo.
Caso (a−e)×(c−g)<0 e (b−d)×(f −h)<0, então haverá um equilíbrio com estratégias dominantes.
Segundo a atual configuração do Sistema Financeiro Nacional, não entra(m) na classificação de instituição financeira captadora de depósito a vista:
as caixas econômicas.
os bancos múltiplos com carteira comercial.
os bancos comerciais.
as sociedades de crédito imobiliário.
o Banco do Brasil.
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