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Segundo a teoria econômica convencional, o imposto que melhor atende ao princípio da neutralidade em relação aos mercados de produção, de consumo e de fatores de produção é um imposto
sobre vendas com alíquotas uniformes.
sobre o consumo com alíquotas fixas.
seletivo sobre produtos industrializados.
progressivo sobre a renda das pessoas físicas e jurídicas.
de valor uniforme fixo para todos os contribuintes.
"A oferta cria sua própria procura". Essa afirmação caracteriza o pensamento econômico de
Jean-Baptiste Say.
Karl Marx.
John Maynard Keynes.
Alfred Marshall.
Thomas Malthus.
A curva de demanda de mercado de um bem normal se desloca para a esquerda de sua posição original. Uma das causas possíveis é o aumento do
preço do bem substituto.
poder aquisitivo real dos consumidores.
número de consumidores.
preço do próprio bem.
preço de um bem complementar.
A função demanda de mercado do bem X é expressa pela reta Qdx = 600 − 2P e a do bem Y pela reta Qdy = 800 − 4P. Essas duas retas de demanda se interceptam num ponto em que o preço de mercado dos dois bens e suas respectivas quantidades procuradas se igualam. É correto afirmar que, nesse ponto,
a elasticidade-preço da demanda do bem X é maior, em valor absoluto, que a do bem Y.
a receita total dos produtores do bem Y será a máxima possível no mercado.
caso o preço de mercado aumente, a receita total dos produtores do bem X diminuirá.
a elasticidade-preço da demanda do bem X é igual à do bem Y.
caso o preço de mercado aumente, a receita total dos produtores do bem Y permanecerá constante.
Em um mercado de concorrência perfeita, as funções de demanda e oferta de um bem X são respectivamente:
Qdx = 1.600 − 40P
Qox = −200 + 20P
Estando o mercado em equilíbrio, se o governo impuser um imposto específico de R$ 3,00 por unidade vendida, é correto afirmar que
o ônus do pagamento do imposto será repartido igualmente entre os produtores e os consumidores.
o preço de mercado, após a incidência do imposto, subirá 5%.
os produtores conseguirão repassar integralmente o ônus do pagamento do imposto aos consumidores.
os produtores arcarão com a maior parcela do ônus do pagamento do imposto.
o preço de mercado, após a incidência do imposto, deverá se elevar em menos de 2%.
Sobre a taxa de desemprego de um país, é correto afirmar:
Se a economia apresentar essa taxa acima da taxa natural, o aumento da demanda agregada tenderá a diminuí-la.
O pensamento econômico predominante postula que entre essa taxa e a de inflação há correlação direta elevada.
Se essa taxa está aumentando, a taxa de crescimento da população ocupada é maior que a taxa de crescimento da população.
Existe apenas uma única metodologia para definir quais são as pessoas que estão procurando emprego e aceitando os salários vigentes na economia.
Essa taxa está inversamente correlacionada com o total da população economicamente ativa.
São computados no saldo em conta corrente do balanço de pagamentos:
Importação de mercadorias, recebimento de aluguéis do exterior e amortização de empréstimos estrangeiros.
Exportação de mercadorias, pagamento de fretes ao exterior e diminuição das reservas internacionais
Recebimento de lucros de empresas estrangeiras, envio de donativos ao exterior e amortização de empréstimos estrangeiros.
Aumento das reservas internacionais, obtenção de financiamentos no exterior e remessa de royalties para o exterior.
Pagamento de juros a outros países, exportação de mercadorias e recebimentos de donativos do exterior.
O mercado monopolista é um dos exemplos das falhas do mercado em alocar eficientemente os fatores de produção. A razão disso é que o monopolista, em comparação com o mercado de concorrência perfeita (que é perfeitamente eficiente),
pratica preços menores que os concorrenciais, porque deseja açambarcar o mercado usando seu poder de barganha.
paga impostos maiores sobre vendas porque produz mais, repassando-os ao consumidor.
pode praticar o preço que quiser e a quantidade demandada será a mesma, uma vez que é o único produtor.
pratica um preço de venda superior ao custo marginal de produção.
vende quantidades menores porque seus custos de produção são mais altos do que o das empresas que operam em concorrência perfeita.
Uma causa de falha de mercado muito comum é a denominada informação assimétrica. É exemplo de mercado em que a informação assimétrica implica a seleção adversa dos produtos ofertados:
casas pré-fabricadas.
utilidades domésticas, com garantia, vendidas em lojas de departamentos.
automóveis usados.
restauração de móveis antigos e objetos de arte.
refrigerantes de marcas consagradas.
Há alguns tipos de mercado em que ocorre o denominado risco moral (moral hazard), fato que prejudica também a sua eficiência. São exemplos desse tipo de mercado:
seguro-saúde e seguro de carros.
raridades, como selos, moedas, livros e pinturas.
encanadores e eletricistas.
telefones celulares pré-pagos.
automóveis novos.
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