Lista completa de Questões de Economia da FMP Concursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - FMP Concursos - 2013
O Plano de Metas (1956-1960) pode ser dividido em três pontos principais:
I. investimentos estatais em ........... , com destaque para os setores de transporte e energia elétrica.
II. estímulo ao aumento de produção de ........... , como o aço, o carvão, o cimento, o zinco etc.
III. incentivos à introdução os setores de consumo duráveis e de ........... .
A alternativa que completa corretamente as lacunas é
O período inicial dos anos 60, especialmente depois de 1963, caracterizou-se pela primeira grande crise do Brasil em sua fase industrial: houve uma queda importante ........... e a taxa de crescimento ........... também caiu significativamente.
A alternativa que completa corretamente as lacunas é
Com relação às reformas realizadas pelo Plano de Ação Econômica PAEG, durante o governo Castelo Branco, considere as seguintes afirmações:
I Fez parte da Reforma Monetária-Financeira a instituição da correção monetária e a criação da Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional - ORTN.
II Na Reforma Tributária foram criados: o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o ICM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e o ISS (Imposto sobre Serviços).
III Foi extinto o BNH (Banco Nacional da Habitação).
Estão corretas
Dentre as fontes de crescimento da economia no Período 1968-1973 (denominado Período do Milagre Econômico) não se costuma reconhecer
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) significou uma alteração completa nas prioridades da industrialização brasileira: de um padrão baseado no crescimento do setor de bens duráveis ........... , a economia deveria passar a crescer com base no setor produtivo de meios de produção bens de capital e insumos básicos.
A alternativa que completa corretamente a lacuna é
Nesse contexto........... e maior dificuldade de obter recursos, isto é, rolar os passivos acumulados, muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado setembro negro (1982), o que provocou o rompimento do fluxo de recursos voluntário aos países em desenvolvimento.
Para o parágrafo citado, referindo-se ao período 1980-1984, a alternativa que completa corretamente a lacuna é
Desde 1964 diversos governos fizeram planos econômicos visando à estabilização da inflação. Alguns desses governos e planos encontram-se a seguir:
A relação numérica, de cima para baixo, da coluna da direita, que estabelece a sequência de associações corretas é:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:
I. Teoria econômica trata da identificação do fato econômico. É com base nos levantamentos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Economia descritiva é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar os fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o processo de formação de preços e o funcionamento dos mercados, ou seja, comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. A macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico em seu conjunto.
II. A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Basicamente, a macroeconomia constitui-se de cinco mercados, que mediante suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconômicos. Estes cinco mercados são mercado de bens e serviços, de trabalho, monetário, de títulos e de divisas.
III. A teoria do consumidor estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. A teoria da firma estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. A teoria da produção estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
IV. O indivíduo é considerado como fornecedor de trabalho e capital, demandantes de bens de consumo. Já a firma é considerada demandante de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Assim, o indivíduo requer maximizar o seu consumo, e uma firma (empresa) maximizar o seu lucro. Entre esses dois pontos, a microeconomia procura analisar o mercado, e, ainda, os tipos de mecanismos, que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, tentando alocar de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Para esse fim, a microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
V. O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é obtido pela soma de todos os valores do fluxo de caixa, trazidos para a data presente. Ou seja, descontam-se os valores futuros para a data presente e somam-se os valores descontados com o valor que o fluxo de caixa apresenta na data inicial. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) ou simplesmente Valor Uniforme Equivalente (VUE), é um método que consiste em achar a série uniforme equivalente (A) ao fluxo de caixa do investimento em análise, à TMA do investidor. Se VAUE ≤ 0 o projeto é viável. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que iguala os recebimentos futuros aos investimentos feitos no projeto, ou seja, é a taxa de desconto para a qual temse VPL ≥ 0.
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...