Lista completa de Questões de Economia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a lei da demanda, como se caracteriza o comportamento entre a variação da quantidade demandada de um determinado bem em relação ao seu preço, a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens?
A quantidade demandada de um determinado bem varia inversamente com seu preço, variando também a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens.
A quantidade demandada de um determinado bem varia inversamente com seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens.
A quantidade demandada de um determinado bem varia diretamente com seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens.
A quantidade demandada de um determinado bem varia diretamente com seu preço, variando também a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens.
Em um determinado mercado do produto há 2.000 consumidores idênticos, sendo que cada um deles apresenta como função demanda a expressão Qx = 24 4Px. Nesse mesmo mercado, encontram-se 200 produtores análogos na sua forma de produzir, cada um deles seguindo a função oferta dada por Qx = 40Px. Emfunção do enunciado acima, os valores do preço e da quantidade de equilíbrio desse mercado do produto X são, respectivamente:
Px = $ 0,50 e Qx = 43.600
Px = $ 2,00 e Qx = 28.000
Px = $ 2,50 e Qx = 50.000
Px = $ 3,00 e Qx = 24.000
Px = $ 4,50 e Qx = 32.000
Dadas as tangentes apresentadas ao longo da curva, pode-se informar que:
a produção cresce em proporções cada vez maiores até o pontoAe a produtividade marginal é positiva e crescente, sendo que nesse ponto A, a produtividade média atinge o seu valor de máximo.
pós o ponto A, a produção cresce em proporções cada vez maiores, sendo que a produtividade marginal é positiva e crescente e a produtividade média cresce na mesma proporção que a marginal.
pós o ponto A, a produção cresce em proporções cada vez menores, sendo que a produtividade marginal é positiva e decrescente e a produtividade média cresce em proporções cada vez maiores.
pela terceira tangente, já quase chegando ao ponto de máximo da quantidade de produção a curto prazo, sua inclinação tende para a horizontal, demonstrando que a produtividade marginal é negativa e a produtividade média é igual a zero.
ao longo de toda a curva, antes da terceira tangente, que tende para uma inclinação horizontal, as produtividades média e marginal estão crescendo em proporções cada vez menores, em função de o fator trabalho estar com rendimentos decrescentes.
Observe o gráfico abaixo e leia atentamente as alternativas que se seguem, assinalando a que NÃO condiz com as características da condição ótima do consumidor.
A linha reta AB representa a restrição orçamentária cuja inclinação mostra a relação entre os preços de dois bens e sua posição define a dimensão do orçamento.
O consumidor estará em equilíbrio no ponto E, na medida em que está simultaneamente situado sobre a linha de preços AB e sobre a curva de indiferençaU
Mantendo-se os preços dos bens constantes, se houvesse redução da renda disponível, os deslocamentos da linha de preços, ou da restrição orçamentária, ocorreriam paralelamente para cima e para a direita.
Havendo alteração na declividade da linha da restrição orçamentária, isso significa que ocorrem modificações nos preços dos bens, sendo que essa linha continua reta, porém com declividades ou inclinações diferentes.
Suponha a construção de uma hidrelétrica em uma determinada localidade. Em função de suas características técnicas, essa construção gera um grande número de empregos. Neste sentido, leia as considerações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Do ponto de vista privado, a geração de empregos não se constituiemumbenefício.
II. Do ponto de vista social, a geração de empregos constitui-seemumbenefício.
III. A geração de empregos entra no cálculo tanto da taxa interna de retorno econômica (TIRE), quanto da taxa interna de retorno (TIR).
I, II e III são verdadeiras.
I, II e III são falsas.
I e II são verdadeiras e III é falsa.
I e III são verdadeiras e II é falsa.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Modelo IS/LM (ou Modelo Keynesiano Generalizado) é um instrumento para fins de análise macroeconômica, cuja representação procura sintetizar situações da política econômica por meio das curvas IS e LM. Sobre esse modelo, é correto afirmar que resume os pontos de equilíbrio conjunto entre:
a taxa de juros e o nível de renda nacional, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços.
a taxa de juros e o nível de inflação nacional, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços.
a taxa de juros e o nível de inflação, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos.
a taxa de juros e o nível de renda nacional, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos.
a oferta e a demanda no mercado de bens e serviços.
I. O primeiro gráfico apresenta um aumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são constantes, ou seja, graficamente, isso demonstra que a produção cresce na mesma proporção que a utilização dos fatores de produção.
II. O gráfico dois demonstra um aumento do nível de produção, sendo que os rendimentos de escala são crescentes, isto é, graficamente, tem-se a demonstração de que a produção cresce em proporções maiores que a utilização dos fatores de produção.
III. O gráfico três apresenta um aumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são decrescentes; graficamente isso demonstra que a produção cresce em proporções menores que a utilização dos fatores de produção.
I, II e III são verdadeiras.
I, II e III são falsas.
I é verdadeira; II e III são falsas.
II é verdadeira; I e III são falsas.
III é verdadeira; I e II são falsas.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que diz respeito à curva IS, pode-se afirmar.
É positivamente inclinada, pois um aumento da taxa de juros aumenta a demanda pela liquidez da economia.
Quanto menor o multiplicador e menos sensível o gasto em investimento em relação às variações na taxa de juros, mais inclinada é a IS.
Sua inclinação é alterada em função das modificações dos gastos autônomos de uma determinada economia.
Nos pontos fora desta curva e a sua direita há um excesso de demanda, enquanto nos pontos fora e a sua esquerda ocorreumexcesso de oferta.
Assegura o equilíbrio no mercado monetário, ou seja, o equilíbrio entre a oferta e a demanda por moeda.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia atentamente, as opções abaixo relacionadas com as peculiaridades que dizem respeito à curva LM, e selecione a INCORRETA.
A curva LM representa as combinações de taxas de juros e de nível de renda, para as quais o mercado monetário encontra-seemequilíbrio.
Tendo-se uma curva LM, e dada uma oferta fixa de moeda, um incremento no nível de renda tem que ser acompanhado por uma elevação na taxa de juros, para preservar o equilíbrio monetário.
A curva LM é deslocada por variações na oferta monetária; assim, um aumento dessa oferta monetária desloca a curva LM para a esquerda.
Nos pontos fora e à direita da curva LM, há um excesso de demanda por moeda, enquanto nos pontos fora e à esquerda dessa curva, há um excesso de oferta de moeda.
Ao fazer uma política monetária expansiva, para poder expandir a atividade econômica do país, o governo acaba mexendo com a curva LM, gerando um deslocamento dessa curva para a direita.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Suponha o modelo IS-LM para uma economia aberta, com equilíbrio no balanço de pagamentos e com imperfeita mobilidade de capitais. com base nesta informação, marque a alternativa correta.
Tendo-se o regime de câmbio fixo, uma expansão monetária irá provocar, inicialmente, aumento dos níveis de renda e emprego, que não podem ser mantidos devido à perda de divisas do país.
Com um câmbio flexível, havendo expansão do crédito doméstico ocorrerá redução da taxa de juros, elevando o nível de renda e provocando o surgimento de deficit no balanço de pagamentos.
Tendo-se um regime de câmbio flexível, o Banco Central acaba perdendo o controle da oferta de moeda na economia, caso tenha por meta obter o equilíbrio do balanço de pagamentos.
Com um regime de câmbio fixo, o governo acaba perdendo a capacidade de aquecer a economia mediante o aumento de gastos, pois estes (gastos) só irão provocar elevações na taxa de juros.
Tendo-se um regime de câmbio fixo, o governo, ao aumentar a oferta monetária, acaba perdendo o controle da política cambial em função de se obter umequilíbrio do balanço de pagamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...