Questões de Economia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Em janeiro de 1999, no início do segundo mandato de FHC, foram feitos ajustes na economia com a adoção das seguintes medidas:

  • A.

    mudança para o sistema de câmbio flutuante, elevação da taxa de juros, adoção do regime de metas de inflação e forte aperto fiscal para garantir um superávit primário.

  • B.

    mudança para o sistema de bandas cambiais, diminuição da taxa de juros, adoção do regime de metas de inflação e aumento dos gastos governamentais para promover o crescimento.

  • C.

    mudança para o sistema de câmbio fixo, elevação da taxa de juros, políticas de estimulo às importações e aumento dos gastos governamentais para promover o crescimento.

  • D.

    mudança para o sistema de câmbio flutuante, diminuição da taxa de juros, adoção do regime de metas de inflação e políticas de estimulo às importações.

  • E.

    mudança para o sistema de bandas cambiais, elevação da taxa de juros, políticas de estimulo às importações e forte aperto fiscal para garantir um superávit primário.

Seja G o total de gastos não-financeiros do Governo, T o total da arrecadação não-financeira do Governo, B o estoque da dívida pública, i a taxa nominal de juros, r a taxa real de juros, Dn o déficit nominal, Do o déficit operacional e S o superávit primário. Pode-se afirmar que

  • A.

    S = G - T

  • B.

    S = G + rB

  • C.

    Do = - S + rB

  • D.

    Dn = G - T + rB

  • E.

    Dn = G + iB

Considere os seguintes dados para uma economia hipotética (valores em unidades monetárias)

Com base nos dados, pode-se afirmar que os valores do Produto Nacional Bruto (PNB) e do Produto Interno Bruto (PIB) em unidades monetárias são, respectivamente,

  • A. 1170 e 1220
  • B. 1270 e 1120
  • C. 1230 e 1280
  • D. 1250 e 1400
  • E. 1570 e 1520

A “tabela Price” é um plano de financiamento muito usado na concessão de crédito imobiliário. A respeito de suas características são feitas as seguintes afirmações:

I. as amortizações do principal têm sempre o mesmo valor.

II. o valor das parcelas é sempre o mesmo.

III. o pagamento de juros decresce com o passar do tempo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  • A.

    II

  • B.

    I e II

  • C.

    II e III

  • D.

    I e III

  • E.

    I

A respeito de monopólio, são feitas as seguintes afirmações:

I. O monopolista produz menos que o nível competitivo de produção, sendo, portanto, ineficiente de Pareto.

II. O monopolista nunca operará onde a demanda for elástica, uma vez que sua receita marginal será negativa.

III. Um monopolista discriminador de preços de 1º grau se apropria de todo o excedente do consumidor.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  • A.

    II e III

  • B.

    I e II

  • C.

    I

  • D.

    I e III

  • E.

    II

Considerando um monopólio em que a curva de demanda do produto é dada por x = 150 - 5p e a função custo total é C = 40 + 20x, onde x é a quantidade e p é o nível de preços. A quantidade (x) e o preço (p) de equilíbrio são

  • A. x = 20 e p =25
  • B. x = 20 e p = 20
  • C. x = 25 e p = 25
  • D. x = 30 e p = 20
  • E. x = 30 e p =25

Considere o seguinte jogo de dois jogadores representado por sua matriz de ganhos, onde A e B são as estratégias do jogador 1 e B e C são as estratégias do jogador 2. Dentro de cada célula da matriz, o número à esquerda é o ganho do jogador 1 e o número à direita, o ganho do jogador 2. Os jogadores decidem suas estratégias simultaneamente; têm conhecimento das estratégias próprias e do adversário e também dos ganhos de ambos em cada célula.

Pode-se concluir que

  • A. a estratégia B é dominante para o jogador 1.
  • B. a estratégia C é dominante para o jogador 2.
  • C.

    nenhum dos dois jogadores possui estratégia dominante.

  • D.

    a combinação de estratégias A e C é um equilíbrio de Nash em estratégias puras.

  • E.

    não há equilíbrio de Nash em estratégias puras para esse jogo.

Um investidor estrangeiro tem a opção de investir certo montante (em dólares) em seu país à taxa de juros de 6%, ou em um ativo de risco equivalente no Brasil à taxa de 3% por determinado prazo. Sabendo-se que a taxa de câmbio no início do período é de R$2/US$1, pode-se concluir que

  • A.

    o investidor sempre preferirá investir em seu país de origem, pois o retorno é maior.

  • B.

    o investidor sempre preferirá investir no Brasil, por se tratar de uma economia emergente.

  • C.

    se houver uma expectativa de valorização cambial superior a 3% no Brasil, o investidor preferirá investir seus recursos no ativo brasileiro.

  • D.

    se houver uma expectativa de valorização cambial no Brasil superior a 3%, o investidor preferirá investir seus recursos em seu país de origem.

  • E.

    se se houver uma expectativa de desvalorização cambial no Brasil superior a 3%, o investidor preferirá investir seus recursos no ativo brasileiro.

A respeito dos conceitos de déficit e dívida pública é correto afirmar que

  • A.

    o déficit primário corresponde à diferença entre receitas e gastos do governo, incluindo o pagamento de juros sobre a dívida.

  • B.

    o déficit nominal é menor do que o déficit primário.

  • C.

    a única forma de financiamento do déficit público é através da emissão de moeda.

  • D.

    se o superávit primário for igual ao pagamento de juros sobre a dívida, esta permanecerá inalterada.

  • E.

    se houver superávit primário, o governo irá, necessariamente, reduzir seu estoque de dívida.

A respeito da teoria da tributação é correto afirmar que

  • A.

    os chamados impostos "em cascata" ou "cumulativos" não prejudicam a eficiência econômica.

  • B.

    um imposto é dito progressivo quando sua alíquota diminui com o passar do tempo.

  • C.

    de acordo com o princípio da eqüidade, todos os indivíduos devem contribuir com parcelas iguais para financiar os gastos do governo.

  • D.

    o aumento da alíquota do imposto sempre provoca um aumento na arrecadação do governo.

  • E.

    o objetivo do princípio da neutralidade é que o imposto não provoque uma distorção na alocação de recursos, prejudicando, dessa forma, a eficiência do sistema.

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