Questões de Economia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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  • A. 0,81.
  • B. –0,81.
  • C. –0,8.
  • D. –0,9.
  • E. 0,8.

  • A.

    desde que não haja choques de oferta e que a taxa de desemprego esteja muito próxima da taxa natural, a inflação tende a desaparecer por si mesma por não ter qualquer componente inercial.

  • B.

    a taxa de inflação está correlacionada positivamente com a taxa de desemprego e negativamente com a inflação esperada pelos agentes econômicos.

  • C.

    se os agentes econômicos tiverem expectativas racio- nais, o Governo terá êxito em reduzir rapidamente a in- flação anunciando medidas de política monetária e/ou política fiscal restritivas da demanda agregada, desde que os agentes se convençam de que tais medidas serão realmente implementadas.

  • D.

    a taxa de inflação tende a diminuir quanto mais próxima a taxa de desemprego estiver de sua taxa natural.

  • E.

    a taxa de inflação será sempre constante, qualquer que seja o desemprego cíclico e mesmo na presença de choques de oferta.

. Com relação ao sistema cambial do Brasil, entre 1998 e 2000, pode-se dizer que

  • A.

    de um sistema de câmbio livre, visando a manter a tax de câmbio, passou-se para um sistema de bandas cam biais, logo substituído por um sistema de câmbio fixo

  • B.

    se passou, de uma política de câmbio fixo, com a moe- da nacional subvalorizada, para um sistema cambial administrado, sem a adoção de qualquer outro regime entre eles.

  • C.

    de um sistema de intervenção no mercado cambial, que manteve sobrevalorizada a taxa de câmbio, passou-se a um sistema de câmbio flutuante.

  • D.

    em nenhum momento adotou-se uma política de ban- da cambial.

  • E. se passou, abruptamente, de uma taxa de câmbio variá- vel, com a moeda nacional sobrevalorizada, para um sistema de câmbio fixo.

O conceito de requerimento de capital, introduzido com o Acordo da Basiléia,

  • A.

    inovou ao permitir o requerimento de capital basead no ativo ponderado pelo risco, vinculadamente ao vo lume de obrigações assumidas pelos bancos.

  • B. reduz o requerimento de capital para as operações ati- vas realizadas com as empresas privadas.
  • C.

    mereceu revisão que inclui a possibilidade da utiliza ção de um modelo interno para medir o risco de mer cado, para fins de requerimento de capital, desde qu aceito pelo órgão de supervisão bancária do país.

  • D.

    evoluiu para considerar tanto o risco de crédito como o risco de reputação assumido pelos bancos, no cálcu- lo do capital requerido.

  • E.

    simplifica, ao determinar um único nível de risco para as operações ativas realizadas pelos bancos.

  • A.

    quanto maior for TN, tudo o mais constante, maior i será TPE . m

  • B.

    caso TN > TN e ambas positivas, quanto maior wi, m i tudo o mais constante, menor será TPE . m

  • C.

    é desejável que TN seja maior que TN para que a i m tarifa de proteção efetiva seja maior do que a tarifa nominal.

  • D.

    a política protecionista mais adequada, caso se quei- ra proteger tanto o insumo I quanto a mercadoria M, é fixar a tarifa do primeiro em valor menor que a da segunda.

  • E.

    quanto maior for a diferença positiva entre TN e TN, m i menor será TPE .

Na definição de bem público, os conceitos de não rivalidade e de não exclusão dizem respeito, respectivamente, aos fatos de que

  • A.

    não se pode excluir uma pessoa do consumo de um dado serviço e de que seus custos de produção são exclusivamente públicos.

  • B.

    não se pode excluir uma pessoa do consumo de um dado serviço e de que o consumo de uma unidade do serviço não reduz a quantidade disponível para outros consumidores.

  • C.

    o consumo de uma unidade do serviço reduz a quanti- dade disponível para outros consumidores e de que não se pode excluir uma pessoa do consumo de um dado serviço.

  • D.

    o consumo de uma unidade do serviço reduz a quantidade disponível para outros consumidores e de que não se pode excluir uma pessoa do consumo de um dado serviço.

  • E. não se pode excluir uma pessoa do consumo de um dado serviço e de que seus custos de produção são exclusivamente privados.

Do ponto de vista da incidência tributária, é disseminada a hipótese de que os tributos indiretos tendem a ser totalmente transferidos pelo contribuinte legal. Esta hipótese é realmente verificada no caso de um imposto sobre a

  • A.

    renda, quando se estabelecem alíquotas diferenciadas por tipo de rendimento.

  • B.

    venda de um bem de consumo, quando a demanda por esse bem tem elasticidade-preço igual a zero.

  • C.

    venda de um bem de capital, quando a demanda por esse bem tem elasticidade-preço igual à unidade.

  • D.

    renda, quando a demanda por salário tem elasticida de-preço unitária.

  • E.

    venda de bem de consumo, quando a demanda por esse bem tem elasticidade-preço infinita.

Um imposto sobre transações será considerado "em cascata" ou cumulativo quando

  • A. seu valor for calculado apenas em uma das etapas do processo de produção e circulação de mercadorias.
  • B. for calculado em todas as etapas do processo de pro- dução e circulação de mercadorias, sendo seu valor obtido pela aplicação de uma alíquota fixa sobre o valor adicionado em cada etapa.
  • C. for calculado em todas as etapas do processo de pro- dução e circulação de mercadorias, sendo seu valor obtido pela aplicação de uma alíquota sobre o preço do produto em cada etapa.
  • D. for calculado em todas as etapas do processo de pro- dução e circulação de mercadorias, sendo seu valor obtido pela aplicação de uma alíquota fixa sobre o lu- cro de cada etapa.
  • E. for calculado em todas as etapas do processo de pro- dução e circulação de mercadorias, sendo seu valor obtido pela aplicação de uma alíquota variável sobre o valor adicionado em cada etapa.

Analise as seguintes proposições relativas à economia do meio ambiente.

I. Segundo o teorema de Coase, na ausência de custos de transação entre as partes, e havendo a definição de qual é o agente econômico que detém os direitos de emissão de poluentes, a livre negociação entre as partes levará a um nível ótimo de emissão da poluição.

II. A taxa pigouviana e a restrição direta à emissão de poluentes pelo Governo podem gerar um nível eficien- te de poluição, caso se tenha um conhecimento preciso das condições de custos e de benefícios de uma redu- ção da poluição.

III. Na falta de um conhecimento preciso dos custos e be- nefícios da poluição, quando o objetivo do Governo for garantir um padrão mínimo de qualidade ambiental, a taxa pigouviana é preferível à regulamentação direta dos níveis de poluição.

Pode-se afirmar que

  • A. a proposição II está incorreta.
  • B. as proposições I e III estão corretas.
  • C. a proposição I está incorreta
  • D. a proposição III está incorreta
  • E. as três proposições estão incorretas

Com relação à teoria do consumidor, é correto afirmar que

  • A. a inclinação da curva de restrição orçamentária depende da renda do consumidor.
  • B.

    as curvas de indiferença são geralmente côncavas em relação à origem dos eixos, porque a taxa marginal de substituição entre os dois bens aumenta à medida em que o consumidor se desloca para baixo e para a direi- ta da curva.

  • C.

    quando a taxa marginal de substituição entre dois bens é constante ao longo da curva de indiferença, um bem é complementar perfeito do outro.

  • D.

    quando a taxa marginal de substituição entre dois bens é constante ao longo da curva de indiferença, um bem é complementar perfeito do outro.

  • E.

    se as curvas de indiferença do consumidor forem estri- tamente convexas, na cesta que representa a escolha ótima do consumidor, a taxa marginal de substituição entre os dois bens iguala, em valor absoluto, a razão de seus preços relativos.

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