Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (PCN), a experiência das Artes Cênicas na escola possibilita a ampliação da:
capacidade de liderança e da competitividade
tolerância e da convivência com a ambigüidade
perspectiva de formação profissional e do repertório teatral
compreensão de regras e da formação de conhecedores de teorias e técnicas teatrais
"Por meio dos jogos o aluno passa a se familiarizar com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. " (PCN - Arte) Sendo assim, é necessário que o professor proponha aos alunos a seguinte prática:
desenvolver a técnica da leitura e memorização de cenas dos textos dramáticos clássicos
conhecer os métodos e técnicas de construção de personagem e de marcação de cenas
observar cenas e espetáculos de boa qualidade em espaços dentro e fora da escola
reproduzir cenas observadas em diferentes montagens teatrais
Espera-se que o aluno do 2º segmento do Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série) desenvolva seu conhecimento estético e competência artística nas diferentes linguagens da Arte. Segundo os PCN – Arte, as Artes Cênicas, como área de conhecimento, têm como um dos objetivos gerais estimular esse aluno a:
experimentar diferentes técnicas da linguagem teatral com a finalidade de transformar sua produção escolar em apresentações
desenvolver as competências necessárias à formação do ator e reforçar sua auto-estima e livre expressão
reconhecer o teatro como atividade lúdica e perceber a linguagem teatral como forma de sensibilização
refletir sobre a produção teatral construída na escola e perceber o teatro como tarefa coletiva
Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:
a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico
o talento e a competência para interpretar diferentes personagens
a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas
as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares
Segundo Viola Spolin, estimular alunos-atores a pesquisar e fazer um estudo consciente e cuidadoso do mundo físico a sua volta, como também levá-los a observar as coisas, seus sabores, aromas e texturas, pode ser uma ferramenta importante para a prática do teatro denominado:
tradicional
alternativo
experimental
improvisacional
A linguagem e as atitudes autoritárias devem ser combatidas para que possa fluir a personalidade total, que dá unidade ao trabalho de teatro. Essa idéia, baseada nos fundamentos de teatroeducação de Viola Spolin, pode ser referendada no princípio de:
fisicalização
técnicas teatrais
aprovação/desaprovação
expressão verbal/não verbal
As sessões de Orientação propostas por Viola Spolin, devem ser ministradas a todos os alunos novos. Dentre outros, essas sessões têm como objetivos:
avaliar o desempenho e a participação nas improvisações e propor os critérios de julgamento
encorajar o acordo grupal e a participação individual nas tomadas de decisão
estabelecer a divisão palco-platéia e reforçar o conceito de quarta parede
estimular a individualidade e o autocontrole dos alunos-atores
A abordagem dos jogos teatrais proposta por Ingrid Koudela determina que a função fundamental do jogo de regras é:
apontar vencedores e perdedores
gerar conflitos e questionamentos
estimular a competição e a premiação
gerar a confiança necessária para o jogo
Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".
Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:
de percepção espacial / de cooperação / de avaliação / de emoção
musculares / de memória / de imaginação / de emoção
musculares / de adaptação de texto / de automatismo
de concentração / de memorização / de atenção
"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).
Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:
físico
vocal
emocional
ideológico
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...