Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A metodologia triangular, proposta defendida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte. Além do fazer artístico, outros dois elementos compõem o triângulo.
Assinale a afirmativa que os indique.
a análise da obra de arte e a História da Arte
a livre expressão e o conhecimento da arte brasileira
o "laissez-faire" e a História da Arte Universal
o desenho geométrico e a História da Arte Geral
o conhecimento da linguagem da arte e a História da Arte
O criador do termo "Arte Concreta" foi o artista holandês Theo Van Doesburg. Repetindo suas palavras: "pintura concreta e não abstrata, já que não é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície... uma mulher, uma árvore, uma vaca são concretos no estado natural, mas no estado de pintura são ilusórios, vagos, especulativos..."
Assinale a vanguarda que, no Brasil, seguiu essa diretriz.
Transvanguarda
Neoplasticismo
Novo Realismo
Grupo Ruptura
Grupo Minimalista
Os gregos da Antiguidade foram os primeiros a criar espaços plásticos caracterizados por propriedades lógicas e perspectivas.
Em relação a elas, assinale a afirmativa correta.
O uso prático da perspectiva linear foi formulado pelo arquiteto Bruneleschi.
Encontramos exemplos de espaços plásticos perceptivos nas pinturas murais de Fídias, no Partenon.
O espaço projetivo da Idade Média utilizou as leis de Euclides.
Não há possibilidade de se conceber um espaço plástico fora das leis de Euclides.
"Há um fio que percorre continuamente todas as culturas que conhecemos e que é feito de dois cordões. Esse fio é o da ciência e da arte."
Assinale a afirmativa que melhor traduz o enunciado acima.
O fio da ciência é o da inteligência, o fio da arte é o da sensibilidade.
A obra de arte está ligada à forma simbólica, o objeto da ciência é tecnologia.
Arte e ciência são elaborações tardias das civilizações humanas.
Não há certamente nenhuma cultura humana desprovida de ciência e de arte.
A arte está presente em todas as culturas humanas; a ciência, apenas nas culturas históricas mais envolvidas.
Ao utilizar palavras para designar objetos que não estão presentes de imediato, a criança mobiliza principalmente a:
inteligência.
simbolização.
memória.
criatividade.
sensibilidade
O escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu − Henry Moore −, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro.
Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro.
O Monumento aos Pracinhas
O Monumento às Bandeiras
A escultura "Meteoro"
A escultura "Dois Guerreiros"
O Monumento à Juventude
A cerâmica é o "alfabeto da arqueologia" e constitui o principal recurso para o arqueólogo interpretar as culturas pré-históricas.
Sobre ela, assinale a afirmação correta:
A cerâmica caracteriza grupos humanos sedentários, conhecedores da agricultura.
A cerâmica identifica grupos humanos que já conheciam o uso do torno devido ao conhecimento que já possuíam da roda.
A cerâmica constitui um aperfeiçoamento técnico-artístico trazido pelos europeus às terras conquistadas.
A cerâmica caracteriza um estágio cultural dos grupos humanos do Paleolítico e do Neolítico.
A invenção da cerâmica está ligada ao conhecimento técnico do cozimento da peça de argila.
O questionamento sobre a identidade nacional foi um dos motivos da Semana de 22.
Assinale o estilo de arte que no Brasil já antecipava a questão da identidade nacional.
Art déco
Art Nouveau
Neoclássico
Neocolonial
Eclético
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...