Questões de Educação Artística da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para Ana Mae Barbosa, Arte/Educação é a mediação entre arte e público. Ensino da Arte é compromisso com continuidade e/ou com currículo quer seja formal ou informal. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    na perspectiva de um currículo com base nas teorias pós-modernas a Arte é tratada como área de conhecimento que possui conteúdos, objetivos e métodos de ensino/aprendizagem próprios.

  • B.

    a aspiração dos arte/educadores nesse contexto é, exclusivamente, desenvolver a sensibilidade dos educandos.

  • C.

    a função da arte na educação assim pensada é promover atividades lúdicas no currículo.

  • D.

    a Arte/Educação, num currículo nesta perspectiva, tem como objetivo desenvolver a criatividade dos estudantes.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman as etapas são:

  • A.

    Descrição, Análise, Interpretação, e Julgamento.

  • B.

    Narração, Construção, Classificação, Interpretação e Recriação.

  • C.

    Descrição, Análise, Interpretação, Fundamentação e Revelação.

  • D.

    Preferência, Beleza e Realismo, Expressividade, Estilo e Forma, Autonomia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar que é:

  • A.

    uma produção decorrente dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio e internet) que a determina.

  • B.

    o conjunto de manifestações de um grupo social cujas características devem permanecer imutáveis ao longo do tempo.

  • C.

    um conjunto de objetos, práticas e concepções (sobretudo religiosas e estéticas) tradicionais, portanto, produzidas no passado.

  • D.

    uma construção simbólica, cujo símbolo pode ser um objeto ou um acontecimento possuidor de significado para um grupo ou sociedade humana. Ela é dinâmica, mutável e se transforma no cotidiano das sociedades.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os museus e centros culturais, atualmente, buscam atrair um público cada vez mais diversificado no que diz respeito à faixa etária, nível de escolaridade, dentre outros aspectos. Por esse motivo, necessitam desenvolver métodos e formas variadas de atendimento. Para alcançar esta preparação, a Proposta Triangular no Brasil vem contribuindo de forma significativa por meio das ações integradoras do:

  • A.

    ler, olhar e produzir.

  • B.

    ler, fazer e contextualizar.

  • C.

    contextualizar, fazer e produzir.

  • D.

    ver, refletir e fruir.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos documentos importantes que relatam a história do museu é a Declaração de Quebec, de 1984, cuja maior contribuição para as transformações realizadas nesse tipo de espaço cultural foi a:

  • A.

    introdução do conceito de museu integral.

  • B.

    reafirmação do museu como espaço de comunicação.

  • C.

    sistematização dos princípios fundamentais da museologia.

  • D.

    instituição da função educativa dos museus.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Seminário Regional da UNESCO, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, foi considerado um marco de suma importância no processo de transformação da instituição museal na América Latina, no que diz respeito à:

  • A.

    restauração de acervos.

  • B.

    política de aquisição de acervos.

  • C.

    função educacional dos museus.

  • D.

    documentação de acervos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização visual para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". Ao ler o trecho acima de Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que a leitura como interpretação cultural teve influência de:

  • A.

    Anísio Teixeira.

  • B.

    Augusto Rodrigues.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Fayga Ostrower.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na perspectiva dos estudos centrados na compreensão da obra de arte, como os de Michael Parsons, são estágios para compreender uma obra de arte:

  • A.

    preferência, beleza e realismo, estilo e autonomia.

  • B.

    autonomia, estilo e forma, beleza e preferência.

  • C.

    preferência, beleza e realismo, expressividade, estilo e forma, autonomia.

  • D.

    autonomia, estilo e forma, expressividade e beleza.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a instalação "Xumucuís", que representou o Brasil na XI Bienal Internacional de São Paulo, é correto afirmar que sua autoria é do artista paraense:

  • A.

    Osmar Pinheiro.

  • B.

    Valdir Sarubbi.

  • C.

    Rui Meira

  • D.

    La Roque Soares.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A obra: "Os últimos dias de Carlos Gomes", dos artistas De Angelis e Giovanni Capranesi, pertence ao acervo do (da):

  • A.

    Casa das Onze Janelas.

  • B.

    Museu do Estado do Pará.

  • C.

    Museu da Universidade Federal do Pará.

  • D.

    Museu de Arte de Belém.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...