Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, acerca das relações existentes entre esporte e diversidade sociocultural.
As atividades lúdicas de culturas indígenas que envolvem a disputa de força e destreza entre dois índios diferem profundamente dos jogos da antiguidade grega clássica, fundamentados no princípio agonístico.
De acordo com Johan Huizinga, em Homo Ludens, o jogo ultrapassa a esfera da vida humana, e é impossível que ele tenha seu fundamento em qualquer elemento racional. A existência do jogo não está ligada a qualquer grau determinado de civilização, ou a qualquer concepção do universo. Para Roger Caillois, o jogo caracteriza-se, no nível das essências, como atividade livre, incerta, improdutiva e regulamentada, delimitada pelo tempo/espaço. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O jogo e o lúdico são termos interdependentes porque são manifestações advindas da essência do ser humano que o impele a brincar e se divertir.
Julgue os itens seguintes, acerca das relações existentes entre esporte e diversidade sociocultural.
A compreensão do lazer como expressão de uma contradição dialética pode ser exemplificada pela possibilidade de um folguedo tradicional da comunidade envolver, ao mesmo tempo, a alegria do lúdico e a exploração do lucro.
De acordo com Johan Huizinga, em Homo Ludens, o jogo ultrapassa a esfera da vida humana, e é impossível que ele tenha seu fundamento em qualquer elemento racional. A existência do jogo não está ligada a qualquer grau determinado de civilização, ou a qualquer concepção do universo. Para Roger Caillois, o jogo caracteriza-se, no nível das essências, como atividade livre, incerta, improdutiva e regulamentada, delimitada pelo tempo/espaço. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Nos jogos cooperativos, as pessoas praticam umas com as outras, trabalhando juntas para conseguir um objetivo comum. Esse tipo de jogo tem o potencial de desenvolver a autoconfiança porque, nele, todos os participantes são aceitos.
Julgue os itens seguintes, acerca das relações existentes entre esporte e diversidade sociocultural.
Historicamente, a ampliação da participação do negro no esporte brasileiro está associada ao processo de transformação do esporte de lazer em esporte de espetáculo, cujo critério de seleção dos jogadores está centrado no rendimento.
De acordo com Johan Huizinga, em Homo Ludens, o jogo ultrapassa a esfera da vida humana, e é impossível que ele tenha seu fundamento em qualquer elemento racional. A existência do jogo não está ligada a qualquer grau determinado de civilização, ou a qualquer concepção do universo. Para Roger Caillois, o jogo caracteriza-se, no nível das essências, como atividade livre, incerta, improdutiva e regulamentada, delimitada pelo tempo/espaço. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Aprende-se o jogo pelo método analítico ou parcial, pois a graça de se aprender o jogo está justamente em poder vivenciar suas partes componentes separadamente.
Julgue os itens seguintes, acerca das relações existentes entre esporte e diversidade sociocultural.
Na sociedade brasileira, o discurso acerca da difusão da prática esportiva entre as mulheres contrapõe-se à realidade social, na qual identifica-se uma série de constrangimentos, tais como falta de vestuário feminino adequado, dificuldades para jogar e existência de preconceito.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
As artes marciais foram se desenvolvendo ao longo do tempo e hoje, nas escolas brasileiras, são pouco incluídas como conteúdo das aulas de educação física.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
No esporte, fenômeno ligado ao presente, o desafio renovase a cada jogo; portanto, apesar da ênfase normalmente conferida ao resultado, deve-se priorizar a oportunidade de participação contínua no jogo, o que gera a possibilidade da vitória.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
Para que o professor possa utilizar as lutas e artes marciais como conteúdo de educação física é necessário que ele crie um clima de inclusão de todos sem a exigência de formar lutadores. As dimensões conceituais devem ser prioritárias nas aulas, com menor ênfase nas dimensões procedimentais e atitudinais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...