Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao futebol, enquanto conteúdo do componente curricular educação física, analise, atentamente, as afirmativas.
I. O futebol, enquanto jogo com suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas.
II. O futebol, enquanto fenômeno cultural e espetáculo.
III. O futebol, enquanto jogo popularmente praticado. Conclui-se que
todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol praticado nos clubes.
todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol como manifestação da cultura corporal presente como conteúdo do componente curricular da educação física.
a afirmativa I refere-se ao trato do futebol praticado nos clubes, e as afirmativas II e III referem-se, exclusivamente, ao trato do esporte escolar.
todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol nas escolas e nos clubes, visando à competição de auto-rendimento.
apenas a afirmativa I refere-se ao trato do futebol, e as afirmativas II e III não devem ser tratadas no clube nem na escola.
De acordo com a LDB, o componente curricular Educação Física deve hoje ser ministrado, obrigatoriamente,
em todas as séries da Educação Básica.
A Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica, em relação ao jogo, analise as afirmativas abaixo.
I. Apresenta flexibilidade nas regras em relação a número de participantes, espaço e material de jogo.
II. É passível de adaptações e apresenta características, cooperativas, recreativas, competitivas dentre outras.
III. É uma prática competitiva com regras oficiais e necessitam de espaço e material específicos.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa?
Em relação à abordagem construtivista, é correto afirmar.
O jogo é considerado o processo inicial da iniciação esportiva, intenção principal desta abordagem.
O jogo tem a função de formar conceitos sobre a obediência e respeito à autoridade.
O jogo é transformado, anulando seus elementos lúdicos e assumindo o esporte o principal meio de ensino.
O jogo assume o papel de conteúdo e ou estratégia; é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende.
O jogo tem a função de melhorar a saúde, contribuindo para um estilo de vida saudável.
Sobre a abordagem crítico-superadora, proposta por um coletivo de autores (1992), podemos afirmar que
é diagnóstica, identificando a avaliação inicial dos alunos nos aspectos motores.
é judicativa, classificando os alunos que possuem mais e menos habilidades.
considera a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sócio-cognitivas dos alunos.
estabelece sempre os conhecimentos do senso comum.
O sistema seriado na escola básica vem sendo questionado já há muito tempo. Contrapondo-se a este sistema, é proposto um currículo com base em ciclos de escolarização. À qual abordagem pertence esta proposta?
Ao propor uma atividade que desafia os alunos, em seu ambiente natural, sobre as possibilidades de saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar e trepar, a professora opta por qual abordagem, e os alunos pertencem a qual ciclo de escolarização.
Na abordagem crítico-superadora, quais os fundamentos que devem ser abordados na dança?
Ritmo (cadência e estruturas rítmicas), Espaço (formas, trajetos, volumes, direções, orientações) e Energia (tensão, relaxamento e explosão).
Saltar, rolar, girar, balançar, embalar, lançar e equilibrar.
Ritmo, musicalidade, cadência, forma, figura, relaxamento e coreografias.
Ritmo, estruturas psicomotoras (percepção espaço-temporal, coordenação, equilíbrio, lateralidade), estruturas expressivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...