Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a elaboração da sessão de treino de força, é necessário avaliar as variáveis que, por meio de diferentes combinações, permitem-nos uma enorme variedade de protocolos de treinamento. Quanto a essas variáveis, é correto afirmar que

  • A. o volume de treino é dado pela multiplicação do número de repetições pelo peso utilizado, divido pelo número de séries realizadas.
  • B. em relação à amplitude de movimento dos exercícios, de modo geral, não deve ser total para preservar a integridade articular e a manutenção da flexibilidade, sem prejuizo dos ganhos de força e potência.
  • C. a intensidade absoluta é baseada no teste de uma repetição máxima, enquanto a intensidade relativa se refere ao peso, em quilogramas, que se encontra na barra ou aparelho.
  • D. os intervalos entre as séries devem ser pensados de modo a proporcionar conforto ao atleta, permitindo uma boa recuperação entre as séries e os exercícios, pois esses intervalos ajudam a evitar lesões sem interferir na intensidade do treino.
  • E. a escolha de um exercício dinâmico, porém realizado com velocidade moderada, pode resultar na diminuição da potência muscular em função da fase de desaceleração durante a fase concêntrica final do movimento.

Na história da Educação Física brasileira destacam-se importantes personagens cujo ideal foi o de pensar e contribuir com o desenvolvimento da área no cenário educacional brasileiro. Um desses personagens foi intitulado como o Paladino da Educação Física Brasileira. Trata-se, portanto, de:

  • A. Manuel Gomes Tubino.
  • B. Rui Barbosa.
  • C. Fernando de Azevedo.
  • D. Mário Cantarino Filho.
  • E. Inezil Penna Marinho.

A periodização do treinamento organiza o treinamento físico de maneira a manipular suas variáveis logicamente, visando atingir a melhora do desempenho. A periodização é importante para-

  • A. o atleta de alto nível, pois tem o objetivo de permitir que ele esteja em sua melhor forma durante as competições. Em contrapartida, é desnecessária para a pessoa não atleta, sem interesse competitivo, pois tornará o treino tedioso.
  • B. o atleta de alto nível, pois tem o objetivo de permitir que ele esteja em sua melhor forma durante as competições, além de proporcionar menor probabilidade de síndrome do overtraining e de lesões.
  • C. o atleta competitivo recreativo porque sua organização permite maior entendimento dos objetivos a serem atingidos em cada fase do treinamento. Para os atletas de alto nível não permite o nível de estímulos necessários.
  • D. a pessoa não atleta, pois propicia atingir sua melhor forma de modo mais rápido, além de proporcionar menor probabilidade de sindorme de overtraining e de lesões.
  • E. os atletas de modalidades esportivas individuais, pois permite o trabalho específico de condicionamento físico de modo separado dos treinos técnicos e táticos, o que é impossível de ser realizado nas modalidades coletivas.

A elevação do potencial atlético de uma pessoa, sobretudo àquelas predestinadas à prática do esporte, dar-se, sobretudo pelo desenvolvimento de técnicas e de estudos da:

  • A. Medicina e avaliação física.
  • B. Medicina Desportiva e a Ciência do Treinamento Desportivo.
  • C. Farmacologia e fisiologia.
  • D. Psicologia e Educação Física.
  • E. Sociologia do esporte e Antropologia Esportiva.

Segundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos.

Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta.

  • A. A transferência de gestos motores faz com que os jogos favoreçam o aprendizado seguinte.
  • B. Esses jogos devem ser utilizadas no desenvolvimento das habilidades dos jogos desportivos.
  • C. Essa abordagem representa a criação de classificações “pré-esportivas”, o que não é adequado.
  • D. Esses jogos são etapas na direção dos jogos esportivos.
  • E. As diferenças técnico-táticas, apesar das similaridades, impedem a transferência do aprendizado.

Durante um treinamento de corrida de rua, uma atleta pisa em um buraco e cai. No momento da queda, ela tenta se proteger colocando o braço estendido no chão. Quando você se aproxima para socorrê-la, percebe que seu braço está levemente fletido, inchado e com deformação na região do cotovelo. Nesse caso, para o correto atendimento de primeiros socorros, você deve

  • A. estender e realinhar o braço, aplicar gelo por 15 minutos e encaminhar para o atendimento médico.
  • B. estender e realinhar o braço, massageá-lo com pomada anestésica e encaminhar para atendimento médico.
  • C. aplicar gelo por 15 minutos, administrar um analgésico via oral e recomeçar o treinamento.
  • D. imobilizar o cotovelo na posição em que o encontrou, aplicar gelo por 15 minutos e encaminhar para atendimento médico.
  • E. imobilizar o cotovelo flexionado a 90 graus, aplicar gelo por 15 minutos, administrar um analgésico via oral.

Entre as teorias do jogo, o enfoque psicológico aponta para concepções elaboradas por autores diversos. Para Wallon, os ____________ relacionam-se a uma atividade que busca efeitos: mover os dedos, tocar objetos, produzir ruídos e sons. Os jogos _________ consistem em atividades cuja interpretação é mais ampla, mas também a mais próxima a certas definições mais diferenciadas: o jogo de bonecas, de cavalo de pau. Os __________________se resumem em agrupar objetos, combina-los, modifica-los, transformá-los e criar outros novos.

 Assinale a alternativa que reúne os três tipos de jogos defendidos por Wallon e que completa o enunciado acima:

  • A. Jogos de faz-de-conta, jogos de regras e jogos de construção.
  • B. Jogos de adivinhação, jogo simbólico, jogos sensoriais.
  • C. Jogos puramente funcionais, jogos de ficcão, jogos de fabricação.
  • D. Jogos de aquisição, jogos de regras e jogos de faz-de-conta.
  • E. Jogos simbólicos, jogos de construção e jogos de imitação.

Neira e Nunes (2008) falam de um método dialético para a Educação Física, apresentado por Libaneo (1996) como um caminho para a compreensão da ligação entre a sociedade real e a Educação.

Sobre esse método, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. A ressignificação dos saberes da cultura corporal no espaço escolar é um dos seus objetivos.
  • B. O conhecimento é um instrumento para compreensão e possível intervenção na sociedade.
  • C. A explicação da regra para o treino das habilidades deve ser o ponto de partida para, depois, jogar.
  • D. O processo de ensino é iniciado com a manifestação corporal no contexto da prática social.
  • E. A problematização é usada para incentivar a análise, a reflexão e a discussão sobre o conteúdo.

imobilizar o cotovelo flexionado a 90 graus, aplicar gelo por 15 minutos, administrar um analgésico via oral.

  • A. imobilizar o braço com uma tipoia, prender o braço junto ao corpo com uma faixa, aplicar gelo no ombro por 15 minutos e encaminhar para atendimento médico.
  • B. aplicar gelo no braço por 15 minutos, imobilizar o braço estendido ao longo do corpo e orientar o atleta a procurar um ortopedista, caso a dor não cesse em 24 horas.
  • C. imobilizar o braço estendido ao longo do corpo, aplicar gelo no ombro por 5 minutos e encaminhar para atendimento médico.
  • D. administrar um analgésico, imobilizar o braço com uma tipoia, prender o braço junto ao corpo com uma faixa e aplicar gelo por 15 minutos.
  • E. movimentar o braço para avaliar sua função, caso aumente a dor colocar uma tipoia e encaminhar para atendimento médico.

No que tange às questões de gênero e a prática esportiva, as estatísticas apontam menor grau de participação das mulheres em relação aos homens. Este fato está associado à ideia de que:

  • A. Os homens praticam mais porque são mais ativos que as mulheres.
  • B. Os espaços não são adequados à participação das mulheres no esporte.
  • C. Os resultados esportivos dos homens são melhores do que os resultados das mulheres.
  • D. Os esportes são atividades que oferecem riscos à integridade física das mulheres.
  • E. A sociedade discrimina as mulheres no entendimento de que são incapazes para a prática do esporte.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...