Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que seja determinada a zona alvo de treinamento de um indivíduo, o treinador utilizou a fórmula de karvonen para conseguir alcançar seus objetivos durante o treinamento. Sobre a fórmula de karvonen é CORRETO afirmar:

    A) Karvonen deve ser usada somente em idosos devido aos riscos que esse grupo apresenta ao praticar atividades físicas.

    B) A zona alvo de acordo com a fórmula de Karvonen deverá ser calculada a partir da soma entre a frequência cardíaca máxima e mínima.

    C) Para a fórmula de Karvonen, a idade do indivíduo é irrelevante.

    D) A fórmula de Karvonen é usada para estimar a frequência cardíaca mínima do indivíduo.

    E) Na fórmula da Karvonen, a frequência cardíaca máxima é calculada a partir da subtração 220 – idade do indivíduo.

O uso do jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse, no processo de ensino-aprendizagem da criança. Considerando que a criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas em processos interativos, envolvendo suas cognições, afetividades, corpo e interações sociais, o jogo desempenha um papel de grande relevância no desenvolvimento, ao permitir que:

    A) A criança potencialize sua própria aprendizagem sem a necessidade de orientação ou metodologias pedagógicas

    B) A criança desenvolva a ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e as trocas de interações.

    C) A criança entenda o jogo como elemento lúdico e que será importante saber separar o momento de brincar e do aprender.

    D) A criança por meio do jogo adquira a capacidade de decidir o tipo de brincadeira ou jogo que deve ser jogado na escola.

    E) A criança desenvolva a criatividade, assim, atrapalhando o aprimoramento das funções motoras, pois, ao assumir o lúdico, a criança está conectada apenas com a diversão, o prazer e a criatividade.

O futsal, antes denominado futebol de salão, é derivado do futebol de campo, e que, por seu valor recreativo, social e competitivo, está presente nos programas de lazer de qualquer comunidade. Praticado de forma bem orientada, o futsal desenvolve a coordenação, a agilidade, a velocidade e a precisão. Possui regras específicas e de acordo com a CBFS em relação ao arremesso lateral do futsal é CORRETO afirmar:

    A) O tiro lateral no futsal será cobrado sempre que a bola atravessar o campo adversário

    B) O tiro lateral deve ser cobrado apenas usando os pés sendo a bola colocada no local por onde saiu, podendo ser jogada apenas em direção ao gol.

    C) O jogador que executar o tiro lateral não poderá tocar uma segunda vez antes que outro jogador toque. Se tocar a mão, será penalizado com tiro direto e se tocar com qualquer outra parte do corpo será tiro indireto.

    D) Se o jogador executar o tiro lateral contra a meta adversária tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar a meta, o gol será invalido.

    E) Quando for realizado tiro lateral, os jogadores adversários deverão respeitar uma distância de 1 metro da bola e estar um dentro da quadra de jogo.

Sobre características da aptidão física relacionadas à saúde, identifique a alternativa INCORRETA:

    A) A composição corporal é um componente de aptidão física e pode ser entendida como a quantidade relativa de gordura corporal e de massa magra.

    B) A resistência muscular está relacionada à aptidão musculoesquelética e pode ser definida como a capacidade de levantar-se maior carga possível dentro de um determinado período de tempo.

    C) A flexibilidade compõe a aptidão músculo-articular e se refere à capacidade de amplitude em torno da articulação.

    D) Capacidade de realizar tarefas com intensidades de moderada a alta, de forma continuada e por períodos prolongados.

    E) A aptidão física é a capacidade de realizar atividades do cotidiano, realizando o máximo de esforço possível para que haja melhor adaptação ao estimulo realizado.

A avaliação educacional tem sido tema muito debatido no campo acadêmico, na área da gestão e no âmbito das escolas, sendo várias as áreas de estudo da avaliação educacional. Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem, é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s- os três focos principais da avaliação em Educação Física são:

    A) Realização das práticas, valorização da cultura corporal de movimento e relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida.

    B) Realização das práticas, uso do uniforme e valorização da cultura corporal de movimento.

    C) Realização das práticas, uso do uniforme e veia de campeão.

    D) Realização das práticas, veia de campeão e valorização da cultura corporal de movimento.

    E) Valorização da cultura corporal de movimento, relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida e uso do uniforme.

Durante o treinamento das capacidades coordenativas de um indivíduo é necessário considerar a complexidade deste conjunto de capacidades e a importância de cada um deles. Pode-se considerar componentes das capacidades coordenativas:

    A) Capacidade de percepção, capacidade de reação, capacidade de visualização.

    B) Capacidade de ritmo, capacidade de orientação espacial.

    C) Capacidade de reação e capacidade de equilíbrio

    D) Capacidade de equilíbrio, capacidade de adaptação motora e capacidade de reação.

    E) Capacidade de visualização, capacidade de orientação espacial, capacidade de percepção.

O Badminton é um esporte dinâmico, onde se usa raquetes, uma peteca chamada de volante, e uma rede que está à 1,55 metros do solo, dividindo os adversários e a área de jogo. O jogo está baseado em movimento de saque e defesa. Uma partida possui 3 sets de 21 pontos cada e vence o jogo quem fizer 2 sets primeiro. Essa modalidade envolve como capacidades físicas agilidade, coordenação e reflexo. Quanto ao número de jogadores:

    A) As equipes devem conter no mínimo 4 jogadores.

    B) A modalidade é praticado 1 contra 1 ou em duplas.

    C) O Badminton só poderá ser praticado em duplas.

    D) São 11 jogadores em cada equipe.

    E) A modalidade é praticada em duplas.

Durante as aulas de iniciação dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar, o professor deve ter como objetivo o planejamento de ações educativas, estratégias e meios de intervenção pedagógica, formas de avaliação do progresso dos alunos e a inclusão de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Essas dimensões referem-se às dimensões de conteúdos denominadas respectivamente como:

    A) Atitudinal, pedagógico e inclusivo.

    B) Pedagógico, competitivo e cooperativo.

    C) Atitudinal, cognitivo e motor.

    D) Conceitual, procedimental e atitudinal.

    E) Procedimental, argumentativo e inclusivo.

Em uma partida de handebol, o comportamento dos atletas se fundamenta nos princípios de jogo que podem ser conforme a fase ofensiva ou defensiva. Indique a alternativa que exemplifica características de espaço defensivo em uma partida de handebol.

    A) Zona de adaptação: o objetivo é o equilíbrio do espaço, evitando, a todo custo a progressão da bola.

    B) Primeira linha ofensiva: É contada a partir do meio do campo de ataque.

    C) Jogo estruturado: os deslocamentos dos jogadores e da bola estão perfeitamente definidos em posições ofensivas.

    D) Zona de atraso: quando se tenta facilitar o contra-ataque.

    E) Garantir posse de bola até encontrar espaços livres entre os jogadores.

A educação brasileira tem apresentado várias concepções histórico-pedagógicas ao longo dos tempos, as quais retratam principalmente o momento político. A Educação Física no Brasil também sofre a influência desses momentos históricos e tem apresentado ao longo de sua história tendências próprias, dentre estas, analise as alternativas abaixo e identifique a tendência pedagógica que teve como características a utilização da ginástica calistênica , onde os professores eram da área médica, as atividades não tinham nenhuma interação com as questões pedagógicas da escola, e os mais fracos e doentes eram excluídos das aulas:

    A) Tendência Pedagogicista.

    B) Tendência Competitivista.

    C) Tendência Higienista.

    D) Tendência Militarista.

    E) Tendência Competivista e Militarista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...