Questões de Educação Física do ano 2021

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na posição antropométrica, alguns pontos servem como referência para a mensuração das medidas antropométricas, sendo um deles o estiloidal assinale a alternativa correspondente ao mesmo :

    A) Ponto médio, na superfície anterior do punho, da linha horizontal ao nível das epífises estiloides.

    B) Ponto anatômico encontrado na extremidade inferior do esterno.

    C) Localiza-se no ponto mais distal da apófise estilóide do rádio.

    D) Ponto mais anterior dos dedos do pé.

Os diâmetros são definidos como a distância entre as proeminências ósseas definidas através de pontos anatômicos ,medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Sobre os principais diâmetros analise o contexto a seguir relacionado aos procedimentos , e assinale a alternativa CORRETA: Identifica-se a localização desses pontos percorrendo os dedos a espinha de ambas as escápulas até a sua borda externa e lateral, e a medida é realizada utilizando as hastes do paquímetro ligeiramente voltadas para cima ou para baixo em relação ao plano horizontal.

    A) Bicrista-ilíaca.

    B) Biacromial.

    C) Biepicondilar do fêmur.

    D) Bimaleolar.

A hatha é um ramo da yoga e busca-se a realização através do controle e esforço físico utilizando algumas técnicas: Sendo uma delas a Yoganidra assinale alternativa CORRETA:

    A) Gesto simbólico e pode ser feito com as mãos ou com o corpo inteiro, produzindo efeitos subjetivos., estes gestos interferem nos canais energéticos, estimulando as glândulas e consequentemente os chakras, e produzindo alterações no psiquismo humano.

    B) É a contração voluntária e prolongada de certas regiões do corpo, ligadas aos plexos energéticos, atua no plano físico e astral.

    C) São técnicas purificatórias para o corpo, a mente e as emoções e tem como objetivo, relaxar o corpo; acalmar a mente; diminuir o ritmo respiratório; e aumentar a consciência.

    D) Refere-se a indução a um estado de relaxamento consciente e profundo. Inicia-se com o rodízio da conscientização corporal, no qual cada parte do corpo é relaxada sem movimentar-se, e depois através da fala do professor são estimuladas sensações e visualizações, que buscam eliminar sobrecargas e tensões do sistema nervoso.

O princípio da ginástica para todos deve ser a liberdade na utilização, tanto dos fundamentos quanto das possibilidades de manifestação dos elementos corporais, bem como dos materiais e equipamentos que fazem parte dessa vivência. Sobre alguns benefícios das ginásticas assinale a alternativa CORRETA referente a diversidade:

    A) Os elementos da cultura, assim como as vivências dos indivíduos, devem ser utilizados como fatores fundamentais para a criação das aulas e das coreografias. Nessas vivências, a integração dos diferentes elementos da cultura corporal deve ser explorada e estimulada como possibilidade de aprofundamento do conhecimento e da valorização da cultura regional.

    B) A liberdade na utilização dos materiais, das vestimentas, dos elementos corporais e das manifestações da cultura, além da valorização das potencialidades individuais, sem desconsiderar a importância do grupo, permitem que a educação para o respeito à diversidade ocorra da melhor maneira possível, ou seja, através das vivências e das experiências do grupo.

    C) Ampliar ao máximo a efetiva participação dos praticantes isso significa dizer que todos são responsáveis e que a colaboração de todos é fundamental para o grupo. Para tanto, é importante que os elementos fundamentais de sua prática sejam amplamente reconhecidos. A ausência de competição, a indefinição do número de participantes, bem como de faixa etária e também do sexo dos praticantes, deve servir de estímulo à criatividade.

    D) Participar de grupos ou de eventos de ginástica geral é, primordialmente, relacionar se. O convívio e o encontro com os outros deve possibilitar a ampliação das percepções da diversidade de manifestações e de indivíduos que devem ser incluídos. Cooperar é uma condição fundamental na ginástica geral a prática é feita com o outro e não contra o outro.

Nessa fase, ocorre uma grande evolução na coordenação e controle motor, facilitando a aprendizagem de habilidades motoras cada vez mais complexas. Durante esse período, a criança tem condições de entender as regras do esporte e participar em programas estruturados de treinamento, sendo ainda aconselhável uma grande diversificação dos movimentos. A adoção de jogos reduzidos, com regras simples e voltadas para a realização de diversas habilidades, é bastante válida.

    A) Crescimento, maturação e desenvolvimento dos cinco aos dez anos de idade.

    B) Crescimento, maturação e desenvolvimento durante a puberdade.

    C) Crescimento, maturação e desenvolvimento dos três aos cinco anos de idade.

    D) Nenhuma das alternativas.

A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que:

    A) A promulgação da LDB 9394/1996 ocasionou vários efeitos no sistema de ensino brasileiro. Dentre eles, encontra-se em curso diversas reformas curriculares, tanto no âmbito do ensino superior, quanto no da educação básica, nas diversas redes públicas e particulares de ensino, visando adequar o ensino às pressões sociais e às demandas históricas.

    B) Debater a proposta curricular da Educação Física, esta vem sendo permeada pela relação de poder que o currículo exerce sobre ao corpo docente de Educação Física apresentando desafios e possibilidades para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal no âmbito escolar.

    C) Retomar algumas importantes discussões da área e emitir suporte e orientações curriculares para a elaboração dos planos de trabalho, que zelem pela aprendizagem dos alunos ampliando sua linguagem corporal.

    D) Nenhuma das alternativas.

Assinale a alternativa que corresponde a faltas por indisciplina no futsal:

    A) O jogador leva mais que quatro segundos para cobrar um escanteio ou lateral; o goleiro pega a bola com as mãos após esta ter sido recuada por um companheiro de time.

    B) O jogador impede a trajetória da bola com a mão ou braço; o jogador troca de camisa sem a autorização do árbitro.

    C) O jogador substituto não respeita a área de substituição ao entrar em quadra; o jogador realiza um ato violento contra o adversário, colocando em risco sua integridade física.

    D) Nenhuma das alternativas.

Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.

    A) exercício físico

    B) condicionamento físico

    C) treinamento físico

    D) Nenhuma das alternativas.

No Período que compreende após 2ª Guerra Mundial, início do período da Ditadura brasileira, a Educação Física, nas escolas, mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil República. Com a tomada do Poder Executivo brasileiro, pelos militares, ocorreu um crescimento abrupto do sistema educacional, onde o governo planejou usar as escolas públicas e privadas como fonte de programa do regime militar. O período histórico acima compreende ao:

    A) Brasil contemporâneo, de 1946 a 1980.

    B) Brasil república, de 1890 a 1946.

    C) Brasil império, de 1822 a 1889.

    D) Nenhuma das alternativas.

Combatem a alienação dos alunos e defendem uma postura de superação das injustiças sociais, econômicas e políticas. São também denominadas abordagens progressivas, exigem do professor de Educação Física uma visão da realidade de forma mais política. As abordagens da Educação Física escolar, citadas acima são:

    A) Desenvolvimentistas.

    B) Críticas.

    C) Construtivistas.

    D) Nenhuma das alternativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...