Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

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(Educação Física – História da Educação Física) Como acontece com toda área de conhecimento que possui fundamentação histórica, é de suma importância conhecer alguns períodos da história da Educação Física e suas características. Há de se considerar a origem da Educação Física e as suas características desde o período da pré-história, bem como a evolução dessa disciplina nas civilizações, como por exemplo: chinesa, indiana, japonesa e egípcia. A partir do que se conhece da história da Educação Física, é possível reconhecer alguns fundamentos históricos que estão presentes nas mais diferentes atividades físicas, desde o período pré-histórico, até os dias atuais. Diante do exposto analise as assertivas abaixo: I. Desde a sua origem mais remota, o homem vem se adaptando, criando fórmulas e novas soluções para seguir adiante em seu processo de evolução. Assim, pode-se afirmar que o homem sempre praticou atividades físicas. Pois, II. O ser humano estava constantemente submetido a lutas, à necessidade de obter sua alimentação por meio da caça e da pesca, aos hábitos migratórios e a outros aspectos ligados à sua segurança, que o faziam se movimentar. Está correto o que se afirma em:

    A) Apenas a assertiva I está correta.

    B) Apenas a assertiva II está correta.

    C) As duas assertivas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

    D) As duas assertivas estão corretas e a primeira justifica a segunda.

    E) As duas assertivas estão incorretas.

(Educação Física – História da Educação Física) Além do aspecto utilitário-guerreiro do período pré-histórico, havia também as atividades físicas voltadas aos rituais e cultos. Nessas atividades, o homem primitivo tinha seus olhos voltados para o céu. O mundo e as forças naturais formavam uma unidade para ele, que necessitava subsistir mediante grandes esforços, considerando sempre a sua sobrevivência como um favor dos deuses. Nesse sentido, a dança, desde a época paleolítica e por anos depois dela, tornou a atividade física algo místico e lúdico, indicando um estado menos cruel, um despontar de sentimentos no homem primitivo. Considere as seguintes assertivas em relação ao processo histórico da Educação Física e suas práticas corporais: I. As atividades físicas do homem das civilizações primitivas apresentaram cinco aspectos básicos. Essas atividades eram: naturais, utilitárias, guerreiras, rituais e recreativas. II. Não se constituíam como uma prática de educação física sistematizada na era primitiva, e sim como uma forma espontânea e ocasional de o homem daquela época se exercitar. III. A partir das práticas que o homem levou a cabo para sobreviver e propagar a espécie, o seu processo evolutivo envolveu também o processo evolutivo da educação física, que anos mais tarde se desenvolveu de forma específica em diferentes lugares do mundo. Está correto o que se afirma em:

    A) Somente as afirmações I e III estão corretas.

    B) Somente as afirmações II e III estão corretas.

    C) A afirmação III está incorreta.

    D) A afirmação I está incorreta.

    E) Todas as afirmações estão corretas.

O desenvolvimento de uma classificação de qualidade de vida é útil para organizar definições existentes, identificando e ordenando elementos comuns e fatores de destaque que influenciam estas definições. De acordo com Farquhar (1995), destacam-se quatro tipos de classificações: definições globais ou gerais, definições em componentes ou dimensões, definições focalizadas em componentes e, por último, definições que abordam combinações das primeiras. Esses tipos de definições apresentam algumas características. Com relação às definições globais ou gerais, é CORRETO o que se afirma em:

    A) São as mais comuns e apareceram mais fortemente no campo científico nas décadas de 60 e 70. Em função de sua generalidade falam pouco sobre os componentes que as formam ou como o conceito pode ser operacionalizado, normalmente incorporam ideias de satisfação/insatisfação e de felicidade e descontentamento e por essa razão o conceito destaca-se como subjetivo e individual.

    B) Dividem o conceito numa série de partes, componentes ou dimensões que contribuem para a qualidade de vida global, podendo ainda identificar um ou mais componentes como essencial. Essas definições são melhores operacionalizáveis e podem abranger tanto questões objetivas (como estado de saúde e capacidade funcional, nível socioeconômico, etc.) como subjetivas (julgamento pessoal sobre a satisfação com a vida, autoestima, etc.).

    C) Trata-se de uma subdivisão das definições por componentes. Nestas definições um ou mais componentes são focalizados e analisados mais detalhadamente. Normalmente este tipo de definição é usado na área da saúde na qual são privilegiados certos aspectos específicos de cada quadro patológico.

    D) São normalmente definições globais que especificam um ou mais componentes, tratando, por exemplo, da satisfação geral da vida, dando ênfase ao aspecto físico, mas não analisando o contexto social.

A Educação Física no Brasil surgiu em uma época conservadora e passou por inúmeras transformações, desde a sua origem até os dias atuais e todas as tendências que surgiram influenciaram na formação do profissional de Educação Física. De acordo com Darido (2003), diferentes tendências surgiram durante os tempos:

I. Abordagem crítico-emancipatória: centrada no ensino do esporte em sua melhor maneira didático-pedagógica. Tem enfoque na competência crítica e eman¬- cipatória no ensino dos esportes, buscando tornar esse ensino de maneira diferente das históricas abordagens autoritárias e domestificadoras.
II. Abordagem crítico-superadora: baseada no Marxismo e no neo-marxismo, tem um discurso amplamen¬- te voltado para justiça social. Valoriza a compreensão de fatos históricos e utiliza a realidade como parte integrante do processo de aprendizagem. O objetivo não apenas aprender o jogo, a dança e a ginástica apenas por aprender, mas devem ser aprendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construídos.
III. Abordagem humanista: baseia-se no princípio de desvalorização do ser humano. Apropria-se da cultura corporal como meio de conseguir fins lucrativos. O educador afasta-se efetivamente do ambiente escolar no qual atua, sendo um agente indiferente dos estudantes.
IV. Abordagem tecnicista: é voltada para o aprimoramento de técnicas e gestos educacionais. É trabalhada de forma compensadora por conta de gestos técnicos na busca do “aprendizado”. Costuma estar atrelada a busca por resultados em vestibulares.
V. Abordagem da atividade física para promoção da saúde: essa abordagem busca trazer o estímulo a hábitos cada vez mais saudáveis aos educandos. Isso ocorre tanto por educar para que eles vivam dentro de suas possibilidades, estilos de vida saudável, quanto realizando atividades físicas lúdicas, mas que ajudam do desenvolvimento motor infantil e no crescimento saudável.

É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I, II e III estão corretos.

    B) Somente I, III e V estão corretos.

    C) Somente III, IV e V estão corretos.

    D) Somente I, II e V estão corretos.

No Período que compreende após 2ª Guerra Mundial, início do período da Ditadura brasileira, a Educação Física, nas escolas, mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil República. Com a tomada do Poder Executivo brasileiro, pelos militares, ocorreu um crescimento abrupto do sistema educacional, onde o governo planejou usar as escolas públicas e privadas como fonte de programa do regime militar. O período histórico acima compreende ao:

    A) Brasil contemporâneo, de 1946 a 1980.

    B) Brasil república, de 1890 a 1946.

    C) Brasil império, de 1822 a 1889.

    D) Nenhuma das alternativas.

Leia o texto a seguir e responda à questão:
Historicamente, o fato de a Educação Física ser concebida como atividade e a avaliação escolar estar atrelada à ideia de atribuir nota, na perspectiva de aprovação ou reprovação, tem contribuído para que os professores dessa área não avaliem o processo ensino-aprendizagem de forma sistemática. No entanto, a avaliação merece atenção especial, uma vez que desempenha diversas funções e serve a vários objetivos, não só para os alunos como para os professores, para a instituição escolar, a família e o sistema social. Possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados, utilizando-os em ações de realimentação e re-significação das práticas educativas escolares e políticas educacionais. Na Avaliação processual e permanente, é preciso que, ao longo do processo educativo, professores e alunos tenham oportunidade não só de problematizar, questionar, avaliar o processo de ensino vivenciado, rever ações, mas também de apresentar sugestões e alternativas para reconstrução coletiva da proposta de ensino no que se fizer necessário para melhorá-la. A Aprendizagem continuada deve considerar o fato de os sujeitos e os conhecimentos estarem em constante processo de construção e reconstrução, exigindo que, no processo educativo, tanto alunos como professores assumam o compromisso de aprender a aprender na perspectiva da educação continuada, tendo em vista a atualização permanente de seus conhecimentos, bem como seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Fonte: SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2005. Adaptado.
Em qual situação abaixo descrita o professor de Educação Física atende aos critérios de uma avaliação processual, permanente e continuada?

    A) Quando, ao final do ano letivo, o professor apresenta aos pais ou responsáveis, o resultado dos testes físicos aplicados nas aulas de Educação Física, expondo aos mesmos os dados quantitativos coletados, com o intuito de detectar quem são os melhores da turma.

    B) Quando, ao final de cada aula de Educação Física, o professor registra, em seu diário, os alunos que tiveram melhor rendimento físico ao participar das práticas corporais ofertadas, propondo-se a criar grupos que possam participar de eventos culturais e esportivos, representando a escola.

    C) Quando o professor considera o conceitual, o procedimental e o atitudinal; realiza um diagnóstico para detectar o que os alunos já sabem, o que ainda precisam aprender e quais são suas necessidades; coleta informações sobre o processo ensino-aprendizagem, utilizando diversos instrumentos.

    D) Quando o professor, durante suas aulas, realiza observação de todos os alunos presentes, levando em consideração a execução dos movimentos solicitados, classificando os mesmos de acordo com seu desempenho quanto ao “saber fazer” (dimensão procedimental).

    E) Quando, numa aula de Educação Física, o professor identifica e ressalta, por exemplo, o aluno mais veloz da turma, utilizando-o como referência aos demais; tendo a intenção de verificar e apresentar o quanto os outros alunos devem melhorar, visando ao alcance daquele padrão de movimento.

No contexto da História da Educação Física, após a II Guerra Mundial, estudiosos começaram a entender que a EF não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada ao incentivo da busca de medalhas, e principalmente não transformaria o Brasil em uma potência olímpica. Criou-se, então uma grande crise de identidade, configurando a necessidade de mudança nos rumos da EF brasileira. F deste momento que outras ciências, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, contribuíram com a legitimação dessa concepção de EF, originando uma mudança no enfoque da área, buscando outras perspectivas.
Esta fase foi chamada de:

    A) Educação Física Higienizadora.

    B) Educação Física Militarista.

    C) Educação Física Pedagogista.

    D) Educação Física Popular

    E) Educação Física Esportivista.

O início do desenvolvimento cultural da Educação Física no Brasil aconteceu com o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória. Além disso, esse tratado entendia a educação moral como coadjuvante da Educação Física e vice-versa.
Esse tratado aconteceu no período do(a

    A) Brasil Colônia.

    B) Brasil Império.

    C) Brasil República.

    D) Brasil Contemporâneo.

    E) Educação Física na atualidade.

A educação brasileira tem apresentado várias concepções histórico-pedagógicas ao longo dos tempos, as quais retratam principalmente o momento político. A Educação Física no Brasil também sofre a influência desses momentos históricos e tem apresentado ao longo de sua história tendências próprias, dentre estas, analise as alternativas abaixo e identifique a tendência pedagógica que teve como características a utilização da ginástica calistênica , onde os professores eram da área médica, as atividades não tinham nenhuma interação com as questões pedagógicas da escola, e os mais fracos e doentes eram excluídos das aulas:

    A) Tendência Pedagogicista.

    B) Tendência Competitivista.

    C) Tendência Higienista.

    D) Tendência Militarista.

    E) Tendência Competivista e Militarista.

Não se sabe ao certo onde nasceu o futebol. Alguns dizem que foi na China, outros afirmam ter sido na Inglaterra. No Brasil chegou através de Charles de Millet, no ano de 1894. A habilidade, o ritmo, a versatilidade e a improvisação dos nossos jogadores logo deram destaque ao futebol brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as regras do futebol a cerca do campo de jogo:

    A) O campo de jogo será marcado com linhas de demarcação.

    B) As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas de meta.

    C) O centro de jogo estará marcado com um ponto na metade da linha média, ao redor do qual se traçará um círculo com um raio de 9,15.

    D) A área penal é situada nos dois extremos do campo de jogo.

    E) O campo de jogo é dividido em duas metades por uma linha média.

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