Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No sistema nervoso central, a sequência normal do processamento das informações, é

  • A.

    perceptivo, cognitivo e efetor.

  • B.

    decisório, efetor e cognitivo.

  • C.

    perceptivo, decisório e efetor.

  • D.

    perceptivo, social e efetor.

  • E.

    cognitivo, afetivo e social.

Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que

  • A.

    a área de queda dos objetos após o lançamento é livre.

  • B.

    a área de lançamento utilizada no dardo, disco e martelo é comum.

  • C.

    a rede de proteção, nas provas de disco e martelo, é aberta somente para área de queda.

  • D.

    há prevalência de atletas longilíneos e com pouca massa corporal na prova de arremesso de peso.

  • E.

    a reversão é responsável por posicionar o atleta de frente para a direção do arremesso com uma grande velocidade, aumentando a distância alcançada.

Tradicionalmente, a Educação Física, por meio de seus conteúdos e elementos, pode favorecer a construção da noção de quantidade e das regras socialmente aceitas. Essas importantes noções fazem parte respectivamente dos conteúdos de

  • A.

    aritmética e estudos sociais.

  • B.

    geometria e geografia.

  • C.

    ciências e história.

  • D.

    aritmética e matemática.

  • E.

    matemática e história.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física

  • A.

    conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

  • B.

    compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

  • C.

    conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

  • D.

    compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.

  • E.

    saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:

  • A.

    ancôneo e pectíneo.

  • B.

    denteado e sóleo.

  • C.

    supinador e trapézio.

  • D.

    semitendinoso e zigomático.

  • E.

    redondo e gêmeo.

Sobre a história da educação física e do esporte no Brasil, é correto afirmar que

  • A.

    o Método Alemão apresentava grande preocupação pedagógica e surgiu em um momento onde o esporte começou a ser mais valorizado pela sociedade e por interesses político-econômicos.

  • B.

    o Método Inglês privilegiava atividades ao ar livre com o uso de equipamentos simples como troncos e barras. Lutas, jogos, corridas, saltos e arremessos eram os exercícios característicos. Possuía inspiração patriótico-militar.

  • C.

    o Método Calistênico, proposto por Gaulhofer e Streicher (1920), enfatizava os movimentos naturais. Exclui exercícios que forcem as articulações e músculos em movimentos e postura antinaturais. Surgiu como uma reação a padronização e artificialização dos movimentos ginásticos que eram empregados.

  • D.

    o Método Natural Austríaco objetivava o desenvolvimento corporal e a manutenção das funções orgânicas e da aptidão física. Sua utilização inicial foi de cunho militar. Incluía nas aulas os jogos, flexionamentos, exercícios educativos, aplicações (andar, correr, saltar, trepar, lançar e receber, transportar, atacar e defender), esportes individuais e coletivos.

  • E.

    o Modelo Educação Física Desportiva Generalizada valorizava as atividades esportivas como conteúdo das aulas de educação física escolar. Objetivava a iniciação em diferentes esportes e destacava o prazer de jogar. Uma aula típica consistia de aquecimento (marchas e corridas); flexibilidade e fortalecimento muscular; exercícios de agilidade com obstáculos; e prática de atividades esportivas (gestos esportivos ou jogo).

Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e

  • A.

    débito cardíaco menos elevado.

  • B.

    volume sistólico menos elevado.

  • C.

    débito cardíaco mais elevado.

  • D.

    retorno à frequência cardíaca basal mais lento.

  • E.

    maior elevação da frequência cardíaca em qualquer exercício.

A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.

( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.

( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.

( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, F, V, F

  • D.

    V, F, F, V

  • E.

    F, V, F, V

Na seleção de um teste, o professor de Educação Física deve sempre considerar o critério de validade. É importante que este critério possua um alto

  • A.

    grau de confiabilidade pedagógica.

  • B.

    grau de subjetividade.

  • C.

    nível de dispersão epistemológica.

  • D.

    teor de susceptibilidade.

  • E.

    coeficiente de correlação.

Ao organizar um campeonato, utilizando o processo de dois torneios para classificar o campeão, o professor estará utilizando o sistema denominado

  • A.

    eliminatória sucessiva.

  • B.

    dupla eliminatória.

  • C.

    eliminatória participativa.

  • D.

    rodízio simples.

  • E.

    turno duplo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...