Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No sistema nervoso central, a sequência normal do processamento das informações, é
perceptivo, cognitivo e efetor.
decisório, efetor e cognitivo.
perceptivo, decisório e efetor.
perceptivo, social e efetor.
cognitivo, afetivo e social.
Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que
a área de queda dos objetos após o lançamento é livre.
a área de lançamento utilizada no dardo, disco e martelo é comum.
a rede de proteção, nas provas de disco e martelo, é aberta somente para área de queda.
há prevalência de atletas longilíneos e com pouca massa corporal na prova de arremesso de peso.
a reversão é responsável por posicionar o atleta de frente para a direção do arremesso com uma grande velocidade, aumentando a distância alcançada.
Tradicionalmente, a Educação Física, por meio de seus conteúdos e elementos, pode favorecer a construção da noção de quantidade e das regras socialmente aceitas. Essas importantes noções fazem parte respectivamente dos conteúdos de
aritmética e estudos sociais.
geometria e geografia.
ciências e história.
aritmética e matemática.
matemática e história.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.
saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:
ancôneo e pectíneo.
denteado e sóleo.
supinador e trapézio.
semitendinoso e zigomático.
redondo e gêmeo.
Sobre a história da educação física e do esporte no Brasil, é correto afirmar que
o Método Alemão apresentava grande preocupação pedagógica e surgiu em um momento onde o esporte começou a ser mais valorizado pela sociedade e por interesses político-econômicos.
o Método Inglês privilegiava atividades ao ar livre com o uso de equipamentos simples como troncos e barras. Lutas, jogos, corridas, saltos e arremessos eram os exercícios característicos. Possuía inspiração patriótico-militar.
o Método Calistênico, proposto por Gaulhofer e Streicher (1920), enfatizava os movimentos naturais. Exclui exercícios que forcem as articulações e músculos em movimentos e postura antinaturais. Surgiu como uma reação a padronização e artificialização dos movimentos ginásticos que eram empregados.
o Método Natural Austríaco objetivava o desenvolvimento corporal e a manutenção das funções orgânicas e da aptidão física. Sua utilização inicial foi de cunho militar. Incluía nas aulas os jogos, flexionamentos, exercícios educativos, aplicações (andar, correr, saltar, trepar, lançar e receber, transportar, atacar e defender), esportes individuais e coletivos.
o Modelo Educação Física Desportiva Generalizada valorizava as atividades esportivas como conteúdo das aulas de educação física escolar. Objetivava a iniciação em diferentes esportes e destacava o prazer de jogar. Uma aula típica consistia de aquecimento (marchas e corridas); flexibilidade e fortalecimento muscular; exercícios de agilidade com obstáculos; e prática de atividades esportivas (gestos esportivos ou jogo).
Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e
débito cardíaco menos elevado.
volume sistólico menos elevado.
débito cardíaco mais elevado.
retorno à frequência cardíaca basal mais lento.
maior elevação da frequência cardíaca em qualquer exercício.
A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.
( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.
( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.
( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.
A sequência está correta em
V, V, F, F
F, V, V, F
V, F, V, F
V, F, F, V
F, V, F, V
Na seleção de um teste, o professor de Educação Física deve sempre considerar o critério de validade. É importante que este critério possua um alto
grau de confiabilidade pedagógica.
grau de subjetividade.
nível de dispersão epistemológica.
teor de susceptibilidade.
coeficiente de correlação.
Ao organizar um campeonato, utilizando o processo de dois torneios para classificar o campeão, o professor estará utilizando o sistema denominado
eliminatória sucessiva.
dupla eliminatória.
eliminatória participativa.
rodízio simples.
turno duplo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...