Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
Historicamente, a proposta pedagógica higienista, que tinha como lema mens sana in corpore sano, apareceu no panorama da educação física brasileira antes da tendência esportivista.
Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.
Em uma concepção aberta de ensino, o professor possibilita que os alunos participem nas tomadas de decisão conjuntamente.
Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.
Em uma concepção aberta, o trabalho em grupo possibilita que os alunos proponham formas de atividades que tenham um significado para eles, coerente com as concepções tradicional e tecnicista da educação física que valorizam as oportunidades de relações sociais.
Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.
Quando as aulas são preparadas tendo o movimento ou a ação motora como o objetivo e a metodologia principal da educação física, é correto inferir que se trata de uma aula de concepção fechada.
Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.
Qualquer que seja o modelo de ensino, cabe somente ao professor a avaliação dos alunos porque ele conhece os critérios que devem ser utilizados para que o processo avaliativo ocorra com qualidade.
Levando-se em consideração as dimensões biológicas do ser humano, pode-se assegurar que as pessoas do sexo masculino apresentam em média um potencial aeróbio superior às do sexo feminino por motivos constitucionais e funcionais de cada organismo. A propósito dessa assertiva e de suas implicações, julgue os itens a seguir.
Os meninos apresentam volumes e capacidades pulmonares menores que os das meninas.
Levando-se em consideração as dimensões biológicas do ser humano, pode-se assegurar que as pessoas do sexo masculino apresentam em média um potencial aeróbio superior às do sexo feminino por motivos constitucionais e funcionais de cada organismo. A propósito dessa assertiva e de suas implicações, julgue os itens a seguir.
A pressão arterial sistólica e diastólica das meninas é inferior à dos meninos.
Ainda levando em consideração as dimensões biológicas do ser humano, julgue os próximos itens.
Hoje em dia, é aceita a idéia de que uma criança obesa, independentemente do sexo, filha de pais obesos, apresenta forte tendência para se tornar um adulto obeso.
Ainda levando em consideração as dimensões biológicas do ser humano, julgue os próximos itens.
Em repouso, as pressões sistólica e diastólica comuns podem ser de 120 mmHg e 80 mmHg, respectivamente, com uma pressão média de aproximadamente 100 mmHg. Durante exercício físico, a pressão sistólica aumenta e pode ultrapassar os 200 mmHg devido unicamente ao aumento na resistência entre os tecidos metabolicamente mais ativos.
Ainda levando em consideração as dimensões biológicas do ser humano, julgue os próximos itens.
Durante o exercício de intensidade leve a moderada, a ventilação pulmonar aumenta linearmente com o consumo de oxigênio e com a produção de dióxido de carbono.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...