Questões sobre Modalidades Esportivas

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No voleibol indoor, a Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão:

    A) Da linha de ataque até a linha de fundo.

    B) Da linha de ataque até a linha de defesa.

    C) Da linha de defesa até a linha de fundo.

    D) Da linha de ataque até a linha de 3 metros.

No campo de futebol, as duas linhas de marcação mais compridas denominam-se:

    A) Linhas centrais.

    B) Linhas laterais.

    C) Linhas de meta.

    D) Linhas de fundo.

As corridas com barreira são realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades, destas, são masculinas e femininas as provas de:

    A) 100 metros.

    B) 200 metros.

    C) 300 metros.

    D) 400 metros.

No atletismo, os atletas devem arremessar com uma mão uma bola sólida de o mais longe possível, no arremesso de:

    A) Dardo.

    B) Disco.

    C) Peso.

    D) Bola metálica.

No atletismo, o lançamento de martelo tem por objetivo do atleta, lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar:

    A) Três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento.

    B) Três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais dois giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento.

    C) Dois giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento.

    D) Dois giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais dois giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento.

No voleibol indoor, as posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma:

    A) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 1 (frente-esquerda), 2 (frente central) e 3 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 4 (traseira esquerda), 5 (traseira central) e 6 (traseira direita).

    B) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 3 (frente-esquerda), 4 (frente central) e 5 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 1 (traseira esquerda), 2 (traseira central) e 3 (traseira direita).

    C) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 1 (traseira esquerda), 6 (traseira central) e 5 (traseira direita).

    D) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira central) e 1 (traseira direita).

No que se refere à ginástica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Pode ser competitiva ou não competitiva.
II – Não tem capacidade de melhorar o aperfeiçoamento mental.
III – O contorcionismo é uma modalidade estritamente competitiva.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Ainda no tocante às lutas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A maioria dos professores de Educação Física não tem vivência com as lutas.
II – O professor precisa saber lutar para poder ensinar.
III – A pesquisa teórica pode fazer com que professores e alunos aprendem as lutas.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Quando se pensa sobre o desenvolvimento motor, não se pode desconsiderar a abordagem dos estágios e das fases, pois eles caracterizam os diferentes períodos. Isso não é diferente no caso do desenvolvimento e do aprimoramento de uma habilidade específica, conforme pode ser observado durante um arremesso por cima do ombro. Roberton e Halverson (1984) descrevem o arremesso por cima do ombro, dividindo-o em diferentes estágios. Dentre os estágios apresentados, qual encontra-se ERRADO?

    A) Estágio 1 – o úmero permanece oblíquo em relação ao tronco, e o antebraço se move conforme a bola. Não ocorre ação dos membros inferiores nem do tronco.

    B) Estágio 2 – o úmero ainda está fora da linha do corpo, mas já realiza um movimento independente e uma melhor angulação com o tronco. O antebraço e a bola parecem estar parados atrás da criança. O pé de apoio se move para frente – o que ainda é pouco –, e às vezes se move para a lateral. O corpo realiza uma rotação da parte superior, mantendo a pélvis bloqueada.

    C) Estágio 3 – nesse momento, aparece o “atraso” do antebraço em relação ao úmero. Este se alinha em relação ao tronco e à bola. O pé de apoio se move para frente, e aumenta sua distância em relação ao pé que ficou para trás, fazendo oposição ao braço de arremesso. A pélvis realiza um movimento mais rápido do que a coluna, e assim esta chega atrasada para aumentar a velocidade.

    D) Estágio 4 – o úmero permanece oblíquo em relação ao tronco, e o antebraço se move conforme a bola. Não ocorre ação dos membros inferiores nem do tronco. O pé de apoio se move para frente, e aumenta sua distância em relação ao pé que ficou para trás, fazendo oposição ao braço de arremesso. O corpo realiza uma rotação da parte superior, mantendo a pélvis bloqueada.

No que se refere à luta, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Historicamente, as lutas estão relacionadas à sobrevivência, treinamento militar, práticas religiosas, dentre outros aspectos.
II – Ao contrário das artes marciais, as lutas não costumam ter caráter filosófico.
III – As lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são falsos.

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