Questões de Educação Física da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

Lista completa de Questões de Educação Física da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para possibilitar um treinamento diferenciado das capacidades coordenativas do aluno de Educação Física em um treinamento qualquer, deve-se considerar tanto a complexidade destas capacidades em conjunto, quanto a importância de cada um de seus componentes isoladamente. São considerados componentes das capacidades coordenativas:

  • A.

    capacidade de adaptação motora, capacidade de reação, capacidade de equilíbrio;

  • B.

    capacidade de orientação, capacidade de reação, capacidade de visualização;

  • C.

    capacidade de concatenação de movimentos, capacidade de improvisação, capacidade de diferenciação;

  • D.

    capacidade de projeção, capacidade de ritmo, capacidade de reação;

  • E.

    capacidade de orientação, capacidade de improvisação, capacidade de projeção.

No planejamento da Educação Física escolar, devem ser observadas fases com objetivos específicos, que respeitam os níveis de desenvolvimento e as características e os interesses dos alunos. Assim, nas primeiras séries da Educação Básica, a Educação Física deve conter atividades que proporcionem aos alunos:

  • A.

    iniciação nas formas culturais do esporte, das atividades rítmicas/dança e das ginásticas;

  • B.

    garantir a especialização precoce dos talentos inatos;

  • C.

    desenvolver aspectos da criatividade por meio de habilidades complexas;

  • D.

    desenvolver habilidades motoras básicas, de forma hierárquica;

  • E.

    estimular o gosto pela competição e antecipar aspectos de socialização.

A otimização de um programa de Educação Física para crianças e jovens requer o conhecimento básico das características anatômicas e fisiológicas de diversas faixas etárias. Com relação à fase que compreende o início do período escolar até os 10 anos de idade é correto afirmar que:

  • A.

    há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido à predominância de processos motores sobre os inibitórios;

  • B.

    deve ser aproveitada para a consolidação de técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas;

  • C.

    o condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual;

  • D.

    a instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento);

  • E.

    as condições psicofísicas para o aprendizado motor nessa faixa etária devem ser utilizadas para o aumento de repertório de movimentos e para a melhoria da coordenação de alunos iniciantes.

Algumas diferenças entre crianças e adultos devem ser consideradas ao se avaliar as respostas fisiológicas e de desempenho ao exercício, principalmente quando este é realizado por meninos e meninas. A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    as crianças pré-púberes têm maior dificuldade em aumentar a massa muscular em resposta a um treinamento de força do que os adultos, devido a níveis relativamente baixos de androgênio daquele grupo etário ;

  • B.

    as crianças conseguem atingir o mesmo padrão de desempenho que os adultos em testes de velocidade, mas não em testes de potência aeróbica;

  • C.

    durante um exercício submáximo, as crianças tendem a apresentar um padrão ventilatório semelhante ao dos adultos para qualquer nível de esforço;

  • D.

    embora normalmente tenham menor peso corporal, as crianças possuem valores absolutos de capacidade aeróbica (L/min) semelhantes aos dos adultos;

  • E.

    durante a realização de exercícios com sustentação do peso, como a caminhada e a corrida, o nível de exigência das crianças é o mesmo dos adultos para um mesmo ritmo submáximo.

A prática de exercícios durante as aulas de Educação Física em ambientes quentes requer do professor o conhecimento de aspectos importantes ligados ao estresse térmico. A respeito desse assunto, é correto afirmar que:

  • A.

    a ingestão de água antes do início do exercício não retarda o surgimento da desidratação, sendo suficiente, para esse fim, a adoção de estratégias de hidratação regular durante o exercício;

  • B.

    a mudança no peso corporal do aluno pode ser usada para indicar a sua perda de água durante o exercício;

  • C.

    o objetivo primário da reposição hídrica consiste em refrigerar o organismo de dentro para fora;

  • D.

    as crianças mostram um maior ritmo de transpiração e uma temperatura central, normalmente, mais baixa durante o estresse induzido pelo calor, em comparação com adolescentes e adultos;

  • E.

    a transpiração não constitui uma diferença sexual nítida no que diz respeito à termorregulação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...