Questões de Educação Física da CEC Concurso

Lista completa de Questões de Educação Física da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor de sala de aula e o professor de Educação Física são frequentemente os primeiros a perceber indicações subjetivas de possíveis dificuldades perceptivo-motoras em crianças da educação infantil e ciclo inicial do Ensino Fundamental. Assim, a validade dessas observações não deve ser ignorada. Quando detectadas tais dificuldades os professores devem buscar atividades que se concentrem nos atrasos específicos demonstrados pelo aluno. Com relação às áreas prejudicadas e possíveis atividades e estratégias de ensino para reverter o quadro de deficit perceptivo-motor, analise as seguintes assertivas:

I. Quando a área prejudicada é consciência corporal, direcional, espacial e temporal, sugerem-se atividades como: brincar seguindo um líder; usar vendas em atividades locomotoras e manipulativas; realizar habilidades locomotoras em ritmos diferentes para seguir o ritmo de um instrumento musical.

II. Quando a área prejudicada é o uso de múltiplas fontes de informação sensorial, sugerem-se atividades como: realizar atividades motoras dentro e fora da água e comparar os movimentos; fazer a criança rolar o corpo em diferentes superfícies e ângulos; usar movimentos com pés descalços em tipos diferentes de superfícies.

III. Quando a área prejudicada é problemas laterais e de centro, sugerem-se atividades como: jogos que envolvem agilidade (mudanças rápidas de direção e precisão); reforçar a noção de centro com atividades de lançamento e rebatidas.

IV. Quando a área prejudicada é o equilíbrio e coordenação, sugerem-se atividades como: incorporar equipamentos como tábuas inclinadas e que balançam; ensinar os alunos a dizer coisas que coincidem com seus movimentos; fazer com que os alunos realizem movimentos particulares sob uma variedade de condições ambientais e de tarefa.

São verdadeiras:

  • A.

    Apenas I, II e III

  • B.

    Apenas II, III e IV

  • C.

    Apenas I, III e IV

  • D.

    Apenas I, II e IV

  • E.

    I, II, III e IV

Sobre as fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Jean Piaget, marque (V) para o que for Verdadeiro e (F) para o que for Falso:

( ) Na fase Das Operações Formais o bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento.

( ) Na fase Do Pensamento Pré-Operacional a criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens.

 ( ) Na fase Das Operações Concretas a criança raciocina logicamente sobre eventos Concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes.

( ) Na fase Sensório-Motora o adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista.

A sequência correta é, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – F – V

  • B.

    F – V – F – V

  • C.

    F – V – V – F

  • D.

    F – F – V – V

  • E.

    V – V – F – F

O professor deve contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, possibilitando às manifestações corporais encontrarem significado pela ludicidade presente na relação que as crianças mantêm com o mundo. A atividade lúdica dentro da sala de aula fornece à criança um ambiente agradável, motivador que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística, coordenação motora, dentre outras.

Enumere a coluna de baixo de acordo com as capacidades desenvolvidas listadas na coluna de cima:

I. Lateralidade

II. Equilíbrio e coordenação

III. Consciência corporal

( ) atividades de equilíbrio estático ou dinâmico com os olhos abertos, fechados e com os olhos fixos em algum alvo (parado ou em movimento).

( ) usar saquinhos de areia em brincadeiras do tipo encostar um saquinho posto na mão direita numa parte do corpo localizada do lado esquerdo.

( ) construir percursos com obstáculos, aberturas estreitas, barreiras para saltar ou passar por baixo, usando superfícies diferentes.

A sequência correta é, de cima para baixo:

  • A.

    I – II – III

  • B.

    II – III – I

  • C.

    III – II – I

  • D.

    II – I – III

  • E.

    III – I – II

Com relação à especificidade do Basquetebol, marque a alternativa correta:

  • A.

    O basquetebol apresenta fundamentos que são compatíveis com os movimentos do cotidiano do ser humano: andar, correr, quicar, lançar e receber, arremessar, saltar, mas há outros como a posição básica, giros, fintas e bloqueios.

  • B.

    O basquetebol é jogado por duas equipes de sete jogadores cada uma, tendo como objetivo jogar a bola dentro da cesta do oponente e evitar que o oponente obtenha o controle da bola ou faça pontos.

  • C.

    Na execução do passe de peito o jogador recebe a bola com o pé direito no solo (pé esquerdo deve estar à frente), deve dar outro passo e saltar com impulso na perna esquerda. Simultaneamente, deve elevar a bola progressivamente; quando atingir o ponto mais alto do salto, a mão direita que segura a bola por baixo completará o movimento, lançando a bola em direção à cesta.

  • D.

    Para realizar a bandeja o jogador deve estar parado na posição básica, com o pé direito um pouco à frente e o peso do corpo igualmente distribuído nas duas pernas. A bola é trazida junto ao rosto. A mão direita deve ficar por trás da bola e ao mesmo tempo ocorre extensão das pernas e tronco.

  • E.

    No passe por cima da cabeça a bola é segura por ambas as mãos e os cotovelos devem permanecer junto ao corpo; há a extensão horizontal dos braços à frente na altura do peito em direção a quem vai receber a bola.

Esporte contemporâneo se iniciou com a Revolução Industrial, respondendo às necessidades da burguesia de controlar as populações e assegurar a produtividade. Através da promoção de hábitos higiênicos, campanhas difundindo o exercício físico, a criação de espaços ao ar livre, a implantação do exercício ginástico obrigatório, foi sendo forjado um modelo de operário-soldado-esportista. O esporte passou a ser fundamental para os filhos da burguesia, futuros líderes, que precisavam adquirir bons hábitos de disciplina e liderança, passando a ocupar o tempo livre desses estudantes. Instituiu-se nos currículos escolares a prática obrigatória do esporte com o argumento de formar o caráter dos futuros dirigentes sociais. Nas escolas públicas ocorriam os jogos organizados – que formavam os futuros líderes empreendedores e bons oficiais militares – enquanto nas escolas primárias, o sistema ginástico formava bons operários e soldados, talhados na disciplina e nos efeitos fisiológicos do exercício sistemático.

Das alternativas abaixo, marque aquela que apresenta apenas esportes coletivos:

  • A.

    Futebol, Handebol, Basquetebol, Voleibol;

  • B.

    Futebol, Handebol, Maratona, Voleibol;

  • C.

    Voleibol, 100m rasos, Futebol, Futsal;

  • D.

    Salto com vara, Handebol, Maratona, Voleibol;

  • E.

    Futsal, Voleibol, Tiro ao alvo, Canoagem.

Desde que a Educação Física foi inserida nas escolas brasileiras tentamos convencer as pessoas de sua importância. Com esta finalidade criamos argumentos e elaboramos propostas de trabalho, sempre acompanhando a conjuntura política e social vivida pelo país e pelo sistema educacional. Primeiramente, procuramos defender a melhoria da saúde e da raça. Depois enfatizamos sua capacidade de disciplinar as pessoas. A partir da década de 80, um processo intenso de reflexão sobre a área deu origem a uma crise acadêmico-conceitual. Esta crise gerou inúmeras críticas a todos os objetivos e propostas historicamente produzidos. Pesquisas realizadas comprovavam a existência de problemas na intervenção e preparação dos professores. Dentro da própria área, pesquisadores e professores percebiam que, da forma como estava, a Educação Física pouco contribuiria para a formação dos alunos.

Com relação ao papel da Educação Física na formação do indivíduo, pode-se destacar, EXCETO:

  • A.

    A Educação Física escolar, mais que algo que se possa fazer, deve ser entendida como a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano, que se pode compreender e aplicar e que acompanha o ser humano em todos os momentos em que houver a utilização intencional de movimentos.

  • B.

    Além dos conceitos, os valores específicos da Educação Física e as atitudes que se quer formar, também devem estar explícitas, passíveis de serem verificadas e avaliadas pelo professor e pelo aluno. Não basta proclamar o desenvolvimento integral, a formação para a cidadania, ou a socialização. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atitudinais específicos da área. Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano constituem a dimensão atitudinal a ser ensinada nas aulas de Educação Física.

  • C.

    O ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).

  • D.

    A Educação Física tem por objetivo a construção de um indivíduo dependente em relação à prática da atividade motora, incapaz de se enxergar no espaço e refletir sobre suas ações, proporcionando uma prática apenas para preencher grade horária e aparece restrita apenas ao ambiente escolar.

  • E.

    A Educação Física escolar é também responsável pelo desenvolvimento motor do aluno, sendo necessário que as crianças tenham oportunidade de praticar e aprender a utilizar seus movimentos de forma eficiente e controlada, o que pode trazer contribuições para a adoção de um estilo de vida ativo em sua vida adulta.

Ginástica é um termo amplo que pode abarcar uma infinidade de práticas corporais, que incluem desde as atividades físicas, com ou sem material, praticadas informalmente, sem sistematização, até os exercícios físicos, praticados regularmente e de forma sistemática, com controle de intensidade, duração, e intervalo, como a caminhada, as corridas e a musculação. Nesse contexto estão incluídas também as ginásticas desportivas, todas elas já esportivizadas, como a Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim, bem como a Ginástica Geral (Ginástica para Todos). Todas elas têm em comum a “arte de exercitar o corpo”.

Sobre Ginástica Geral, é correto afirmar:

  • A.

    Impossibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos ou heterogêneos, em termos de desempenho e habilidades.

  • B.

    Tem uma finalidade competitiva, sua motivação acontece pela superação do outro.

  • C.

    A Ginástica Geral tem como objetivo o resgate da prática dos atos gímnicos numa perspectiva inclusiva, incentivando a descoberta de novas possibilidades de movimento corporal com ou sem a utilização de aparelhos ou materiais alternativos.

  • D.

    A Ginástica Geral apresenta uma perspectiva de exclusão dos menos aptos, sendo selecionados apenas aqueles que apresentam elevado nível de desempenho.

  • E.

    Impossibilita o desenvolvimento de consciência corporal por apresentar movimentos muito limitados.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Os jogos cooperativos e as atividades lúdicas escolhidas, orientadas ou propostas aos educandos e praticadas por eles no âmbito escolar podem vir a ________________.

  • A.

    colaborar na formação de seres pensantes, criativos e críticos, não perdendo de vista a sua principal característica que consiste em reforçar todas as formas de competição.

  • B.

    levar os educandos a competição e hostilidade, respeitando- se e compreendendo-se.

  • C.

    integrar-se dinamicamente e evitar a simples justaposição e acumulação com as atividades lúdicas, desfavorecer e estimular o ensino/aprendizagem das diferentes áreas do saber.

  • D.

    valorizar a iniciativa, desenvolvendo nos educandos um autoconceito positivo, enfraquecendo seu caráter e personalidade.

  • E.

    proporcionar oportunidades interessantes, variadas, desafiadoras e ricas opções de jogos, onde os educandos possam atuar sobre estes jogos, com inúmeros movimentos, integrando-se, entretendo-se, estabelecendo relações e intercambiando vivências.

Favorece professores de Educação Física, com várias possibilidades a serem trabalhadas, não de forma mecânica, ou apenas reproduzindo o que a mídia mostra, mas como uma proposta educativa que deve ser trabalhada com criatividade, expressão e comunicação, realizando ligações entre a crítica, a estética, o educativo, entre outros. As atividades devem levar os alunos a desenvolverem suas habilidades e conhecimentos para poderem criar, modelar e estruturar movimentos que expressem seus sentimentos e ideias. Assim, serão capazes de criar coreografias mais complexas a partir de temas relacionados ao seu cotidiano, sendo direcionado para a educação do ser social, por meio da instrumentalização e da construção do conhecimento, pois nossos alunos compreendem o mundo, mais por imagens e movimentos do que por palavras.

A modalidade referida neste trecho é:

  • A.

    Atletismo;

  • B.

    Dança;

  • C.

    Basquetebol;

  • D.

    Futebol;

  • E.

    Ginástica laboral.

A descrição técnica das corridas deve ser a consideração de que a boa técnica de correr é a manifestação dos movimentos naturais do ser humano, quando pretende deslocar-se com mais velocidade e por isso deixa de andar e passa a correr. O sistema de alavancas do corpo funciona com maior amplitude e aparece a fase aérea, isto é, há um momento em que os dois pés não tem contato com o solo. O centro de gravidade adianta-se através de uma inclinação do corpo para frente. A perna de trás estende-se pressionando o solo para trás e para baixo, pela sua ponta. O joelho da perna da frente é levado para frente e para cima, no sentido de ampliar a referida fase aérea. Os braços, elementos essenciais, trabalham no sentido anteroposterior.

Com relação ao detalhes técnicos da corrida, marque o que for correto:

  • A.

    Quanto maior a velocidade, maior será a superfície de contato dos pés com o solo.

  • B.

    Quanto maior a velocidade, menor será a inclinação do corpo.

  • C.

    Quanto maior a velocidade, menor será a amplitude de movimento dos braços no sentido anteroposterior.

  • D.

    Quando se pretende maior amplitude das passadas, deve-se projetar mais o lançamento dos joelhos para trás e para baixo.

  • E.

    Nas corridas de longa distância, aparece a fase de descanso da passada com o apoio total da planta do pé.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...