Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um professor de educação física pode-se defrontar com situações no ambiente de ensino e(ou) treinamento que, eventualmente, geram danos corporais aos praticantes, uma vez que, ao executarem atividades físicas e esportivas, esses praticantes utilizam-se de grandes grupos musculares e articulações do corpo em ações motoras passíveis de lesões. Assim, o conhecimento de procedimentos técnicos de socorros de urgência é fundamental para que o professor possa dar a primeira assistência à pessoa lesionada. Com referência aos procedimentos adequados de primeiros socorros em aulas de educação física, julgue os itens que se seguem.
Em uma situação de rompimento total do tendão de Aquiles, o professor deve aplicar uma bolsa de gelo a partir do músculo semitendinoso e da panturrilha porque a inserção terminal desse tendão ocorre nesses músculos.
Um professor de educação física pode-se defrontar com situações no ambiente de ensino e(ou) treinamento que, eventualmente, geram danos corporais aos praticantes, uma vez que, ao executarem atividades físicas e esportivas, esses praticantes utilizam-se de grandes grupos musculares e articulações do corpo em ações motoras passíveis de lesões. Assim, o conhecimento de procedimentos técnicos de socorros de urgência é fundamental para que o professor possa dar a primeira assistência à pessoa lesionada. Com referência aos procedimentos adequados de primeiros socorros em aulas de educação física, julgue os itens que se seguem.
Em caso de um acidente que desloque uma articulação, o professor deve imobilizá-la na posição encontrada.
Um professor de educação física pode-se defrontar com situações no ambiente de ensino e(ou) treinamento que, eventualmente, geram danos corporais aos praticantes, uma vez que, ao executarem atividades físicas e esportivas, esses praticantes utilizam-se de grandes grupos musculares e articulações do corpo em ações motoras passíveis de lesões. Assim, o conhecimento de procedimentos técnicos de socorros de urgência é fundamental para que o professor possa dar a primeira assistência à pessoa lesionada. Com referência aos procedimentos adequados de primeiros socorros em aulas de educação física, julgue os itens que se seguem.
Em caso de um incidente de deslocamento ou sintoma de deslocamento de cotovelo, o professor deve imobilizar o braço lesionado utilizando-se de talas infláveis, porque, com a lesão, o antebraço fica mais curto do lado lesionado.
Um professor de educação física pode-se defrontar com situações no ambiente de ensino e(ou) treinamento que, eventualmente, geram danos corporais aos praticantes, uma vez que, ao executarem atividades físicas e esportivas, esses praticantes utilizam-se de grandes grupos musculares e articulações do corpo em ações motoras passíveis de lesões. Assim, o conhecimento de procedimentos técnicos de socorros de urgência é fundamental para que o professor possa dar a primeira assistência à pessoa lesionada. Com referência aos procedimentos adequados de primeiros socorros em aulas de educação física, julgue os itens que se seguem.
Em lesões que envolvam fraturas, distensões, entorses, deslocamentos e luxações, o professor deve aplicar bolsas de gelo ou compressas frias sobre a área lesionada, a fim de aliviar a dor e reduzir o inchaço.
No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.
Em um jogo de handebol, é permitido ao goleiro abandonar sua área, se não estiver de posse da bola, e tomar parte no jogo. Nesse caso, ele estará sujeito às mesmas determinações dos demais jogadores.
No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.
O conjunto básico de fundamentos do handebol para a prática dessa modalidade esportiva é formado pelo passe e pela recepção.
No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.
No basquetebol, um dos erros mais comuns na aprendizagem do arremesso de bandeja é a execução da primeira passada com a perna contrária ao lado pelo qual a bandeja será executada.
No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.
No basquetebol, uma equipe, após uma cesta adversária, tem até 30 s para passar da sua meia quadra para a quadra adversária.
No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.
No voleibol, no momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro da sua própria quadra e numerada conforme a ordem de saque. Os três jogadores colocados ao longo da rede formam a linha de ataque e os outros três formam a linha de defesa.
No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.
No voleibol, quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam um rodízio, avançando uma posição, sempre no sentido contrário aos ponteiros do relógio: o jogador da posição 2 vai para a posição 1 para sacar, o jogador da posição 1 vai para a posição 6, e assim por diante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...