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A terceira idade se caracteriza por significativa variação na capacidade fisiológica, mental e funcional, influenciada, por exemplo, for fatores genéticos e de estilo de vida. Quanto ao desenvolvimento da força, nessa faixa etária, há consenso na literatura atual de que ela é importante porque influencia positivamente o desempenho de muitas atividades físicas do cotidiano do idoso, melhorando sua condição de vida. Nesse sentido, pessoas da terceira idade que praticam treinamento de força apresentam
aumento da pressão arterial e(ou) do volume cardíaco.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
É recomendada a intensidade de 30% a 60% da frequência cardíaca máxima de reserva. Sessenta por cento é o máximo indicado para se conseguir a melhoria cardiorrespiratória; entretanto, deve-se destacar que o ganho tem relação direta com o nível inicial da qualidade cardiovascular do praticante.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
Algumas atividades que podem ser utilizadas nesse tipo de aula são a hidroginástica, a musculação, a bicicleta ergométrica, o circuit-training, o step e a ginástica com equipamentos.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
A aula deve começar com um aquecimento, que geralmente usa movimentos de moderada para alta intensidade, e com grande amplitude de movimentos.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
De modo geral, as quatro fases principais de uma aula de ginástica aeróbica são: atividades de alongamento, exercícios aeróbicos, exercícios localizados e atividades de esfriamento (volta à calma); entretanto, a prioridade de cada uma dessas etapas deve variar, dependendo dos objetivos característicos da aula, do nível de aptidão física, da idade, e das habilidades motoras dos participantes.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
Para participantes sedentários, poderá haver uma redução da fase aeróbica da aula, como, por exemplo, alterando a duração e a intensidade, com ênfase na parte localizada.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
Muitas academias oferecem aulas de 90 min para alunos saudáveis e bem treinados. Nesses casos, o segmento aeróbico pode ter sua duração aumentada para 40 min a 50 min.
Há vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem.
Consoante com o princípio da sobrecarga crescente, o aumento do esforço pode ser feito por meio do aumento da frequência, do volume e(ou) da intensidade.
Há vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem.
Em conformidade com o princípio da individualidade biológica, a aplicação de sobrecarga crescente deve acomodar efeitos de treinamento similares, independentemente de fatores como sexo, idade e experiências anteriores.
Há vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem.
Segundo o princípio da especificidade, em exercícios de força a adaptação ocorre nos níveis muscular, articular e ósseo.
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