Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A introdução da educação física nas escolas brasileiras, sob a denominação de ginástica, foi influenciada pelos métodos alemão, francês e sueco, que valorizavam o desenvolvimento físico e moral a partir do exercício.
Julgue os itens que se seguem tendo como base a terminologia e os conceitos biomecânicos e cinesiológicos.
Na posição anatômica, o pé está em ângulo reto com a perna no plano sagital. A elevação da ponta do pé em direção à tíbia é conhecida como dorsiflexão e o movimento da planta do pé afastando-se da tíbia é chamado de flexão plantar.
Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A introdução da educação física nas escolas brasileiras não encontrou resistências porque foi atrelada ao trabalho físico para que houvesse o desenvolvimento de indivíduos fortes e saudáveis.
Julgue os itens que se seguem tendo como base a terminologia e os conceitos biomecânicos e cinesiológicos.
O plano sagital ou vertical divide o corpo em partes da frente e de trás e os movimentos que ocorrem nesse plano são a abdução e adução. Já o plano frontal divide o corpo em lados direito e esquerdo e os movimentos relacionados a esses planos são definidos como flexão e extensão, além da hiperextensão.
Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A educação física, após as grandes guerras, sofreu influências do movimento denominado escola nova. De acordo com essa concepção pedagógica, a educação física é um meio da educação.
Com relação a uma perspectiva cinesiológica do movimento, julgue os próximos itens.
Preconiza-se que o ângulo de 30º é o ideal para se obter maior deslocamento horizontal na trajetória de arremesso de uma bola de basquetebol, independentemente da velocidade e da altura da projeção da bola.
Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A partir da década de 80 do século XX, em oposição à vertente pedagogicista, surgiram novas concepções pedagógicas em educação física no Brasil, como, por exemplo, a desenvolvimentista, a da psicomotricidade, a críticosuperadora e a crítico-emancipatória.
Com relação a uma perspectiva cinesiológica do movimento, julgue os próximos itens.
Na perspectiva mecânica, é mais fácil empurrar do que puxar um objeto como uma carteira, porque o ato de empurrar tende a diminuir a magnitude da força de reação do atrito e do impacto, enquanto que, ao puxar, essas forças aumentam.
Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A abordagem da saúde renovada sugere que compete à educação física escolar no ensino médio ensinar os conceitos básicos da relação entre atividade física, aptidão física e saúde.
Com relação a uma perspectiva cinesiológica do movimento, julgue os próximos itens.
Amortecer o deslocamento de uma bola de basquetebol durante a recepção de um passe, por exemplo, antes da pegada definitiva, serve para diminuir a magnitude da força de atrito entre a bola e as mãos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...