Lista completa de Questões de Educação Física da Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na tentativa de entender toda a complexidade do comportamento motor, diferentes abordagens foram surgindo e compondo o que conjuntamente denomina-se de Teoria da Ação. A esse respeito, leia o fragmento de texto abaixo.
À medida que se varia o ângulo da articulação, varia a tensão, tanto no agonista como no antagonista. Contudo, em determinado ângulo, essa tensão é semelhante.
Sobre o fragmento de texto apresentado, é CORRETO afirmar:
O desenvolvimento das capacidades coordenativas é o foco do processo de ensino-aprendizagemtreinamento na fase universal do sistema de formação esportiva. A respeito do assunto levantado, analise as proposições I e II.
I - A capacidade de determinar o espaço disponível e nele atuar, utilizando todas as suas possibilidades.
II - Implica em saber se relacionar adequadamente com os companheiros, adversários e com o objeto central do jogo.
Sobre o exposto nas proposições I e II, é CORRETO afirmar:
A partir da junção dos elementos das capacidades motoras e coordenativas, temos as chamadas capacidades mistas. Em I e II são apresentadas informações acerca de uma capacidade mista. Analise-as.
I - Seu treinamento pode ser usado como forma de prevenção de lesões.
II - O não treinamento desta capacidade motora limita a velocidade máxima de movimento e a aprendizagem de novas técnicas.
Em relação ao exposto em I e II, é CORRETO afirmar:
Engloba manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.
Sobre o exposto, é CORRETO afirmar:
O professor pode construir instrumentos de avaliação para cada conteúdo abordado e objetivo especificado. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados durante a construção. Analise os apresentados em I, II, III, e IV.
I - Ser claro o suficiente para que o aluno saiba o que, como e quando será avaliado.
II - Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
III - Reconhecer o desenvolvimento individual, valorizando o aluno e contribuindo com a sua autoestima.
IV - Incluir a valorização do aluno, não apenas como autoavaliação, mas também como aquele que opina sobre o processo que vivencia.
Sobre os cuidados apresentados de I a IV, estão CORRETAS as afirmativas
O aprimoramento do desempenho esportivo sempre esteve atrelado às estratégias para minimização da fadiga. De maneira geral, quanto à sua origem, os estudiosos dividem a fadiga como central ou periférica e, a partir dessa divisão, buscam formas para diminuí-la ou retardar seu aparecimento.
Com base no assunto abordado e conhecimentos científicos associados, é CORRETO afirmar:
Em I e II são apresentadas características de programas/projetos/planos desenvolvidos pelo Ministério dos Esportes. Analise-as.
I - Projeto lançado em setembro de 2012 com o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
II - Destina-se a formar novas gerações de atletas e estruturar centros de treinamento que atendam desde as equipes principais do alto rendimento até as categorias de base.
Em relação ao exposto, é CORRETO afirmar:
Como existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo:
Várias teorias foram e são apresentadas para entender e explicar o processamento de informações e a sua influência no controle motor. Em relação à Teoria do Circuito Fechado, é CORRETO afirmar:
De acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...