Questões de Educação Física da Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na tentativa de entender toda a complexidade do comportamento motor, diferentes abordagens foram surgindo e compondo o que conjuntamente denomina-se de Teoria da Ação. A esse respeito, leia o fragmento de texto abaixo.

“À medida que se varia o ângulo da articulação, varia a tensão, tanto no agonista como no antagonista. Contudo, em determinado ângulo, essa tensão é semelhante”.

Sobre o fragmento de texto apresentado, é CORRETO afirmar:

  • A. Caracteriza a abordagem do ponto de equilíbrio.
  • B. Remete-nos claramente à abordagem dos sistemas dinâmicos.
  • C. Traz a ideia central da abordagem de Bernstein.
  • D. Resumidamente, exemplifica a ideia norteadora da abordagem percepção-ação.

O desenvolvimento das capacidades coordenativas é o foco do processo de ensino-aprendizagemtreinamento na fase universal do sistema de formação esportiva. A respeito do assunto levantado, analise as proposições I e II.

I - A capacidade de determinar o espaço disponível e nele atuar, utilizando todas as suas possibilidades.

II - Implica em saber se relacionar adequadamente com os companheiros, adversários e com o objeto central do jogo.

Sobre o exposto nas proposições I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I caracteriza a capacidade de mudança, e II caracteriza a capacidade de diferenciação.
  • B. I e II caracterizam a capacidade de orientação.
  • C. I e II fazem referência à capacidade de diferenciação.
  • D. I faz referência à capacidade de orientação, e II traz a essência da capacidade de equilíbrio.

A partir da junção dos elementos das capacidades motoras e coordenativas, temos as chamadas capacidades mistas. Em I e II são apresentadas informações acerca de uma capacidade mista. Analise-as.

I - Seu treinamento pode ser usado como forma de prevenção de lesões.

II - O não treinamento desta capacidade motora limita a velocidade máxima de movimento e a aprendizagem de novas técnicas.

Em relação ao exposto em I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I e II referem-se à velocidade frequencial.
  • B. I refere-se à resistência de velocidade máxima, e II, à capacidade de reação.
  • C. I e II fazem respectivamente referência às capacidades de diferenciação e de mudança.
  • D. I e II fazem referência à flexibilidade.

Engloba manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.

Sobre o exposto, é CORRETO afirmar:

  • A. Diz respeito exclusivamente às danças.
  • B. Faz referência aos conteúdos ginástica e esportes.
  • C. Caracteriza as atividades rítmicas e expressivas.
  • D. Engloba unicamente as danças folclóricas.

O professor pode construir instrumentos de avaliação para cada conteúdo abordado e objetivo especificado. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados durante a construção. Analise os apresentados em I, II, III, e IV.

I - Ser claro o suficiente para que o aluno saiba o que, como e quando será avaliado.

II - Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

III - Reconhecer o desenvolvimento individual, valorizando o aluno e contribuindo com a sua autoestima.

IV - Incluir a valorização do aluno, não apenas como autoavaliação, mas também como aquele que opina sobre o processo que vivencia.

Sobre os cuidados apresentados de I a IV, estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

O aprimoramento do desempenho esportivo sempre esteve atrelado às estratégias para minimização da fadiga. De maneira geral, quanto à sua origem, os estudiosos dividem a fadiga como central ou periférica e, a partir dessa divisão, buscam formas para diminuí-la ou retardar seu aparecimento.

Com base no assunto abordado e conhecimentos científicos associados, é CORRETO afirmar:

  • A. Uma possível estratégia para minimizar a fadiga central é a suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada.
  • B. A suplementação com aminoácido triptofano é uma maneira eficiente para retardar o surgimento da fadiga central.
  • C. Refeições à base de carboidratos complexos não são eficientes para minimizar a fadiga central, pois elevam muito a glicose plasmática.
  • D. Embora haja pontos de discordância em relação à minimização da fadiga central, num ponto os pesquisadores concordam: suplementos que possuem a capacidade de contribuir para a elevação da serotonina cerebral são mais adequados para retardar o surgimento da fadiga central.

Em I e II são apresentadas características de programas/projetos/planos desenvolvidos pelo Ministério dos Esportes. Analise-as.

I - “Projeto lançado em setembro de 2012 com o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.”

II - “Destina-se a formar novas gerações de atletas e estruturar centros de treinamento que atendam desde as equipes principais do alto rendimento até as categorias de base.”

Em relação ao exposto, é CORRETO afirmar:

  • A. I e II fazem alusão ao Plano Brasil Medalhas.
  • B. I faz referência ao Plano Brasil Medalhas, e II, ao Projeto Segundo Tempo.
  • C. I e II fazem referência ao Projeto Segundo Tempo.
  • D. I faz referência ao Programa Bolsa Atleta, e II, ao Projeto Segundo Tempo.

Como existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo:

  • A. Tempo gasto para percorrer uma determinada distância.
  • B. Padrão de aceleração/desaceleração durante o movimento.
  • C. Quantidade de lances livres perdidos.
  • D. Tempo, em segundos, em que uma determinada posição é sustentada.

Várias teorias foram e são apresentadas para entender e explicar o processamento de informações e a sua influência no controle motor. Em relação à Teoria do Circuito Fechado, é CORRETO afirmar:

  • A. É baseada no conceito de um programa motor pré-estruturado, não necessitando assim de retroalimentação.
  • B. Apoia-se na ideia do programa motor generalizado, assim, o esquema motor é uma regra que cerca o princípio do movimento básico para uma classe de resposta motora.
  • C. Destacam-se como críticas a essa teoria as demandas de tempo e de atenção.
  • D. Tem como crítica principal a ideia de que cada movimento deve ter um programa motor preconcebido, pois somente dessa maneira é possível controlá-lo.

De acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO

  • A. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
  • B. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
  • C. Garantir a transparência, a integralidade e a inequidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
  • D. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...