Questões de Educação Física da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A preocupação com a juventude e a saúde da população no Brasil foram temas abordados pelas tendências históricas da educação física, porém umas dessas tendências além de ter esta preocupação também sistematizava educacionalmente o processo de ensino da Educação Física, qual era esta tendência?

  • A.

    Militarista.

  • B.

    Pedagogicista.

  • C.

    Higienista.

  • D.

    Saúde pública.

Os jogos recreativos, a ginástica e o desporto são estratégias práticas atuais da educação física bem como das tendências históricas da educação física no Brasil. Qual tendência utilizava esta prática como meio para levar a juventude a aceitar as regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo:

  • A.

    Militarista.

  • B.

    Pedagogicista.

  • C.

    Higienista.

  • D.

    Saúde pública.

Ao prescrever um programa de atividade física para crianças é necessário acompanhar seu crescimento para que o exercício não influencie negativamente. Qual das alternativas descreve uma característica correta sobre o crescimento infantil?

  • A.

    As crianças e jovens crescem de modo gradativo e contínuo.

  • B.

    A velocidade do crescimento aumenta a partir do nascimento até a idade adulta.

  • C.

    Em crianças com desenvolvimento considerado normal não há uma coincidência entre idade biológica e física.

  • D.

    As crianças e jovens não crescem de modo contínuo, mas em saltos.

Para um planejamento adequado de treinamento ou iniciação esportiva para a infância e juventude é incorreto afirmar que:

  • A.

    O treinamento de crianças e jovens para que tenha uma aprendizagem satisfatória necessita que tenha base no treino do adulto, ou seja, o correto é a aplicação de uma redução do treinamento adulto.

  • B.

    O treinamento de crianças e jovens não é uma redução do treinamento adulto.

  • C.

    Dos 6 aos 10 anos a criança é capaz de reter com facilidade novos movimentos.

  • D.

    O treinamento precoce corresponde não a idade do indivíduo, mas as atividades que o mesmo não está capacitado a realizar.

A atividade física para o idoso não tem apenas a relação de benefícios com o desempenho físico, mas sim com fatores ligados a qualidade de vida que o indivíduo possa alcançar com esta atividade, desde que seja prescrita a aplicada corretamente. Qual das alternativas não descreve um benefício da atividade física para o idoso?

  • A.

    Mantém sua capacidade funcional, mantedo-o independente e preservando sua autonomia.

  • B.

    Melhoria da condição periférica.

  • C.

    A atividade física estabelece uma instabilidade na força muscular do idoso.

  • D.

    Melhora os movimentos articulares.

A prescrição de atividade física para o idoso deve ser individualizada e de acordo com suas necessidades, as atividades devem ser prazerosas e o profissional deve estimular o idoso para que a mesma tenha uma continuidade. Os idosos de acordo com sua condição física foram classificados pela sociedade americana de geriatria em incapazes, dependente, fisicamente independente, fisicamente apto e atleta. Qual ou quais das classificações a atividade física é indicada?

  • A.

    Idoso fisicamente apto e idoso atleta.

  • B.

    Idoso incapaz e idoso dependente.

  • C.

    Idoso incapaz, idoso dependente, idoso fisicamente independente, idoso fisicamente apto e idoso atleta.

  • D.

    Somente para o idoso fisicamente independente.

A avaliação é um parâmetro indispensável para um programa de atividade física em geral, segundo Guedes os termos avaliar, testar e medir são utilizados de maneira incorreta quando trata-se de medidas e avaliação em educação física. Qual a diferença entre testar, medir e avaliar?

  • A.

    Testar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, medir é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e avaliar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

  • B.

    Medir é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, avaliar é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e testar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

  • C.

    Avaliar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, medir é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e testar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

  • D.

    Testar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, avaliar é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e medir é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

A qualidade de um instrumento de medida determina a validade do objetivo em questão. A validade é definida como grau com que o instrumento de medida oferece informações quanto as características ou aos comportamentos associados ao atributo que se pretende avaliar e segundo Guedes a validade pode ser lógica, concorrente ou preditiva. Qual a validade que corresponde a análise representativa dos escores obtidos com o instrumento de medida em relação a característica ou ao comportamento que se pretende analisar:

  • A.

    Lógica.

  • B.

    Concorrente.

  • C.

    Preditiva.

  • D.

    Lógica, concorrente e preditiva.

O Tai Chi Chuan além de ser uma arte marcial também é conhecido como uma técnica para uma vida longa. O Tai Chi Chuan por utilizar movimentos suaves favorece a prática para o idoso. Qual das alternativas não está associada às capacidades físicas beneficiadas pelo trabalho do Tai Chi Chuan?

  • A.

    Equilibrio corporal.

  • B.

    Equilíbrio psicológico.

  • C.

    Fortalecimento muscular.

  • D.

    Auxilio na flexibilidade.

O Yoga pode ser definido como a metodologia baseada nos textos hindus (shastras) para conduzir ao estado de iluminação interior (samádhi). O Yoga não se trata apenas de movimentos práticos, mas sim de comportamento e disciplina. Qual destas não é uma modalidade do Yoga?

  • A.

    Thatha Yoga, o Yoga da luta.

  • B.

    Hata Yoga, o Yoga físico.

  • C.

    Kriyá Yoga, o Yoga da atividade evolutiva.

  • D.

    Laya Yoga, o Yoga das paranormalidades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...