Questões de Educação Física da FJG

Lista completa de Questões de Educação Física da FJG para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em aulas muito motivantes de Educação Física, ministradas a turmas da 1ª série do ensino fundamental, realizadas ao ar livre e em dias muito quentes e secos, visando a garantir o equilíbrio hídrico e eletrolítico de seus(uas) alunos(as), o(a) professor(a) de Educação Física, idealmente, deve:

  • A.

    permitir a hidratação dos(as) alunos(as) notadamente mais necessitados(as)

  • B.

    planejar a hidratação dos(as) alunos(as) quando manifestarem esse desejo

  • C.

    permitir que os(as) alunos(as) tirem a camisa durante a aula

  • D.

    planejar pausas nas quais a hidratação seja um hábito

Uma das características da concepção aberta de ensino em Educação Física é:

  • A.

    planejamento do ensino centrado na figura do professor

  • B.

    definição prévia dos objetivos na forma de comportamentos testáveis

  • C.

    definição de objetivos e conteúdos em conjunto por professores e alunos

  • D.

    uso de métodos diversos para alcançar os objetivos com a máxima efetividade

Como parte do processo de avaliação da aptidão física de uma turma de Educação Física, o(a) professor(a) aplica um teste de Cooper e compara a distância percorrida por cada aluno(a) com a distância média percorrida pela turma. Nesse caso, o(a) professor(a) orienta a avaliação segundo:

  • A.

    um critério

  • B.

    uma norma

  • C.

    uma tendência iluminativa

  • D.

    uma tendência responsável

Um exemplo de manifestação de sexismo nas aulas de Educação Física está em:

  • A.

    discutir temas relacionados à sexualidade dos(as) alunos(as)

  • B.

    ensinar a ginástica rítmica desportiva para ambos os sexos

  • C.

    separar meninos e meninas em turmas diferentes

  • D.

    ensinar o futebol para ambos os sexos

Apoiando-se na tendência crítico-emancipatória, o(a) professor(a) de Educação Física, ao iniciar o ano letivo, deve apresentar aos(às) alunos(as):

  • A.

    o programa do curso com as atividades programadas

  • B.

    um questionário fechado para investigar suas preferências

  • C.

    a lista de desportos olímpicos a serem escolhidos pelos(as) alunos(as)

  • D.

    diversas possibilidades de atividades físicas para investigar suas preferências

A atividade em que as habilidades de um(a) aluno(a) são comparadas com as de outros (as); a iniciativa individual é reduzida; as táticas e as estratégias não têm lugar; e a ação direta entre os opositores (as) é inexistente, é do tipo:

  • A.

    jogo

  • B.

    conteste

  • C.

    desporto

  • D.

    brincadeira

Um(a) professor(a), ao informar as regras de um novo jogo a seus(uas) alunos(as), está apresentando esses conteúdos de ensino em sua categoria:

  • A.

    procedimental

  • B.

    regimental

  • C.

    conceitual

  • D.

    atitudinal

O jogo "bola sobre a corda", no qual a bola é lançada com as mãos sobre a rede e a marcação de pontos se dá quando a bola toca a quadra adversária, é sugerido como um procedimento que pode facilitar o aprendizado do voleibol. A proposta metodológica de aproximação aos jogos desportivos o classifica como:

  • A.

    mini-jogo desportivo

  • B.

    forma básica do jogo desportivo

  • C.

    série de exercício de jogo desportivo

  • D.

    forma rudimentar do jogo desportivo

A saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve:

  • A.

    construir estilos de vida fisicamente ativos, a fim de reduzir o índice de doenças crônicodegenerativas

  • B.

    difundir a prática do exercício para combater hábitos não-saudáveis e promover a integração social do jovem

  • C.

    melhorar a aptidão física das crianças em idade escolar, a fim de reduzir o índice de doenças crônico-degenerativas

  • D.

    tratar a aptidão física como fenômeno determinado por fatores biológicos, socioeconômicos, políticos e culturais

Em respeito aos processos de crescimento e desenvolvimento, a Educação Física para crianças pré-púberes deve enfatizar:

  • A.

    o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptivo-motoras

  • B.

    a aplicação de sobrecargas osteomioarticulares

  • C.

    o desenvolvimento das capacidades motoras

  • D.

    o rendimento físico e motor

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...