Questões de Educação Física da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da época e do lugar, criando assim cada um o seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume

  • A.

    a função de aculturação na escola.

  • B.

    uma identidade cultural capitalis.

  • C.

    a competição como princípio da atividade física.

  • D.

    a imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribui.

Muitas das atividades diárias realizadas pela humanidade como a caça e a pesca estão relacionadas às atividades físicas. Na sociedade contemporânea, ocorre a diminuição do esforço físico e o aumento do sedentarismo, fazendo com que a atividade física tenha, cada vez mais, uma relação estreita com a saúde. Essas atividades podem estar sendo estimuladas nas aulas de Educação Física, dando oportunidade para todos. Sendo assim, são efeitos benéficos da atividade física:

  • A.

    diminuição da atividade física, diminuição da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

  • B.

    diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, aumento da frequência cardíaca em repouso, diminuição no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

  • C.

    diminuição no estilo de vida, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

  • D.

    diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

Segundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio

  • A.

    às práticas esportivas, de forma competitiva, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

  • B.

    às práticas competitivas, educativas e contributivas para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

  • C.

    novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

  • D.

    novamente aos jogos esportivos, de forma competitiva e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

O jogo lúdico favorece o despertar de uma identidade cultural nos diferentes momentos históricos, bem como a criatividade numa dimensão mágica. Portanto, o jogo lúdico situa-se na esfera do

  • A.

    conceitual.

  • B.

    concreto.

  • C.

    simbólico.

  • D.

    possível.

A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.

  • A.

    artísticos, intelectuais, manuais, turísticos, sociais e físicos.

  • B.

    esportivos, recreativos, artísticos, educativos e imaginários.

  • C.

    educativos, escolares, recreativos, metodológicos e humanísticos.

  • D.

    passeios, viagens, bailes, bares e cafés.

As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como

  • A.

    escolas, fábricas e shoppings centers.

  • B.

    parques de diversão, quadras esportivas e praças.

  • C.

    empresas, escolas e quadras esportivas.

  • D.

    praças, parques aquáticos e fábricas.

O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre

  • A.

    docente, supervisão e disciplina.

  • B.

    coordenação e supervisão escolar.

  • C.

    disciplina e metodologia.

  • D.

    discente, docente e objeto de conhecimento.

O Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino

  • A.

    por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca.

  • B.

    por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

  • C.

    por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada.

  • D.

    diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

Analisando a relação pedagógica, na Escola, entre esporte e educação, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ação por meio do esporte, destacamse as possibilidades de

  • A.

    atividade motora, saúde, dimensão social, compreensão da realidade e experiência da corporalidade.

  • B.

    superar a pobreza, significado crescente, dimensão social, repressão do movimento e corporalidade.

  • C.

    instalações de aparelhos, competição, dimensão subjetiva, representação do movimento e ambiente natural.

  • D.

    companhia do outro, corporalidade, competição, supera a pobreza, vivências e movimentos na sociedade.

O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma

  • A.

    acadêmica.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    crítico-superadora.

  • D.

    superadora de problemas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...