Lista completa de Questões de Educação Física da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na obra Metodologia do Ensino de Educação Física, a capacidade da expressão corporal desenvolve-se num continuum de experiências que se iniciam na interpretação espontânea ou livre, evoluindo para a interpretação de temas da dança formalizada, onde conscientemente o corpo é o suporte da comunicação. A escola também pode oferecer outras formas de prática da expressão corporal (...) contribuindo para o desenvolvimento da expressão comunicativa nos alunos. Faz-se necessário o resgate da cultura brasileira no mundo da dança através da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção de cidadania.
Assim sendo, considerando o conteúdo expressivo da dança, podem ser sugeridos, dentre outros, os seguintes temas:
I. As ações da vida diária.
II. As sensações corporais.
III. Os seres e fenômenos do mundo animal, vegetal e mineral.
IV. O mundo do trabalho e o mundo da escola.
Quais, de acordo com a obra citada, estão corretos?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, diz que na aprendizagem há quatro objetivos fundamentais que decorrem do processo de assimilação ativa dos conteúdos e de desenvolvimento do educando. Avalie as assertivas abaixo relacionadas a esses processos, assinalando C, se correta, ou E, se errada.
( ) Revisitar conhecimentos e metodologias como forma de apresentar conteúdos cujo nível de dificuldade cause repetência escolar.
( ) Apropriar-se dinâmica e independentemente desses conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação.
( ) Transferir inteligentemente esses conhecimentos e metodologias para situações-problema diversas daquelas com as quais os conhecimentos e metodologias foram produzidos e transmitidos.
( ) Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C C.
E C C C.
C E C E.
E C E C.
E E E E.
Segundo Soler, em Educação Física Escolar, falar sobre jogo na escola é uma tarefa árdua, pois o espaço escolar na maioria das vezes não permite a presença do jogo. Existe toda uma organização escolar que impede o movimento, alegria e descontração, partindo do pressuposto de que pessoas imóveis aprendem melhor. Através do jogo, conseguimos uma melhor _____________, o trabalho em grupo é _____________, a imaginação é ______________, o prazer é muito ______________ em estar na escola, a _______________ ajuda a aprender (...).
As lacunas do trecho acima ficam correta e respectivamente preenchidas por:
familiarização reprimido experenciada grande alegria
individualização proibido reprimida pequeno necessidade
convivência necessário desenvolvida menor rigidez
socialização reforçado trabalhada maior fantasia
particularização exclusivo ponderada discutível solidão
João Batista Freire (1992), ao discorrer sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento motor infantil, manifesta sua discordância quanto à crença de que podemos e devemos padronizar os movimentos das crianças.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V V F.
F F V F F.
V F F F V.
V V F F F.
F V F F F.
Considere o exemplo de atividade a seguir:
As crianças deitadas no chão, ao som de um pandeiro, levantarão um dos braços. A seguir, ao som de um triângulo (ou outro instrumento), as crianças levantarão o outro braço. A mesma atividade pode ser realizada com os pés. Em seguida, as crianças correm por todo o ginásio. Quando o professor diz: Olá!, as crianças param, buscam o colega mais próximo e o saúdam movendo o braço e a mão: De quantas maneiras podemos cumprimentar um amigo?.
Levando em conta a atividade descrita, assinale a alternativa que indica o objetivo correto desse exercício.
Trabalhar o relaxamento muscular das crianças.
Desenvolver a força muscular das crianças.
Desenvolver o esquema corporal e a lateralidade das crianças.
Trabalhar o tônus muscular.
Trabalhar o condicionamento cardiovascular das crianças.
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:
Ensinar é transferir conhecimento.
Ensinar exige consciência, por parte do professor, do acabamento do ser humano, da sua conclusão própria da experiência vital.
Ensinar exige autonomia do ser do educando, ou seja, o professor deve respeitar a curiosidade do aluno, seu gosto estético, sua inquietude, sua linguagem.
Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, o detentor do conhecimento que ensina e o que aprende, em um movimento assimétrico.
A prática educativa é neutra, tem a qualidade de ser apolítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...