Questões de Educação Física da Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)

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Nas provas de pista do atletismo, nem todas têm o mesmo ponto de partida, porém todas têm o mesmo ponto de chegada. Tem o mesmo ponto de partida as provas de atletismo de

  • A. 1.500 metros e 2.000 metros.
  • B. 3.000 metros e 5.000 metros.
  • C. 100 metros e 400 metros.
  • D. 800 metros e 1.500 metros.
  • E. 1.500 metros e 5.000 metros.

A história da maratona relata que soldados atenienses marcharam até a Planície de Marathónas, para combaterem os persas, na batalha que fazia parte das Guerras Médicas. Após o fim da Guerra, o comandante Milcíades resolveu escalar um de seus melhores corredores, de nome Pheidippides, para a tarefa de percorrer uma determinada distância até a atual capital grega para passar a boa notícia. Pheidippides correu a cidade e, lá chegando, conseguiu apenas dizer uma única palavra antes de cair morto. “Νενικήκαμεν” (Vencemos). A distância percorrida pelo soldado grego faz parte de uma prova olímpica hoje conhecida como maratona. A distância dessa prova olímpica é de

  • A. 52 quilômetros e 195 metros.
  • B. 42 quilômetros e 200 metros.
  • C. 42 quilômetros.
  • D. 42 quilômetros e 195 metros.
  • E. 50 quilômetros e 195 metros.

As corridas com barreiras são provas de velocidade, cujo objetivo é coordenar, com a máxima rapidez, a corrida e a transposição das barreiras. São realizadas em pistas individuais, onde os atletas permanecem na sua raia até ao final da prova. Os atletas competem em corridas com barreiras curtas e longas. A primeira tem 110 metros para homens e 100 metros para mulheres. Já a corrida com barreiras longa-padrão tem 400 metros para homens e mulheres. As barreiras, nas provas de 110 e 400 metros, são

  • A. 10 e 40.
  • B. 40 e 40.
  • C. 10 e 10.
  • D. 11 e 40.
  • E. 11 e 10.

A natação é uma das formas de atividade física mais antiga conhecida pelo homem. Nas civilizações da antiguidade, já se conheciam seus benefícios para o corpo. Na idade moderna, ela já era conhecida como uma prática esportiva; e, em meados do século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Quanto à natação nos dias atuais, enquanto esporte e competição, enumere (V) para verdadeiro e (F) para falso as afirmações.

I. ( ) Levando-se em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos apenas dois estilos de nado: crawl (nado livre) e peito.

II. ( ) Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar quatro estilos, na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

III. ( ) São reconhecidos como recordes mundiais, em piscina de 50 metros, para o nado peito em ambos os sexos as seguintes distâncias: 50, 100 e 300 metros.

IV. ( ) Todos os recordes durante os Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e as Copas do Mundo serão aprovados automaticamente pela FINA.

V. ( ) Em jogos olímpicos, a piscina, para as competições de natação, deve ter 25 metros de comprimento e, no mínimo, 3 metros de profundidade.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F, V.
  • B. F, F, V, V, F.
  • C. F, V, F, V ,F.
  • D. F, F, V, F, V.
  • E. V, F, V, F, V.

Analise as asserções.

I. Ao ensinar o nado Crawl, o professor de Educação Física da Escola, capaz de gerir situações didáticas eficazes, deve excluir a utilização dos praticantes mais habilidosos como modelo a ser observado, porque

II. o uso do modelo pode, tanto implicar a imposição de um padrão técnico de movimento, como oferecer uma noção geral a partir da qual se constrói um projeto pessoal de movimento.

 Sobre isso,

  • A. a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • B. a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • C. as duas asserções são proposições falsas.
  • D. as duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • E. as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Considere-se um árbitro de futebol, conhecedor das regras que regem a modalidade. Diante de algumas situações ocorridas em campo, analise as questões a seguir, considerando como válidas ou não durante uma partida.

I. É válido um gol feito através de um arremesso lateral, sem que o mesmo toque em algum jogado.

II. Poderá um goleiro fazer um cobrança de uma penalidade máxima.

III. Quando ocorre um impedimento, é concedido ao adversário um tiro livre indireto, cobrado no local da ocorrência.

IV. O Juiz poderá determinar uma penalidade máxima, quando um jogador da defesa, dentro da área penal, agride o adversário de ataque que está conduzindo a bola.

V. É permitido na defesa, durante uma partida, empurrar, segurar ou dar trancos, segurar a bola com as mãos fora da área penal.

Estão corretas:

  • A. I, III e IV.
  • B. III, IV e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

No futsal, o jogo pode iniciar, se cada equipe tiver, em quadra, no mínimo,

  • A. dois jogadores.
  • B. três jogadores.
  • C. quatro jogadores.
  • D. cinco jogadores.
  • E. cinco jogadores e reservas.

A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade e honestidade. Além de aprenderem a lidar com as vitórias e as derrotas que o esporte proporciona, aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos. Voleibol, basquetebol, futebol, handebol, atletismo e natação são práticas esportivas, que contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos seus praticantes. Leia os itens.

I. Aumentar a força muscular e melhorar a flexibilidade e a resistência cardiorrespiratória.

II. Utilizar situações vividas na prática, para se aprender a convivência com outras pessoas no dia a dia.

III. Melhorar as habilidades motoras básicas, como correr, saltar, rebater e segurar.

IV. Desenvolver valores como liderança, trabalho em equipe e respeito às regras e às individualidades dos companheiros.

V. Aprender aspectos técnicos e táticos que serão utilizados em situação de jogo.

Estão relacionados com os aspectos socioeducativos da prática esportiva:

  • A. I, III e V.
  • B. II e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. III, IV e V.
  • E. somente II e III.

São efeitos da atividade física:

  • A. diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, aumento da frequência cardíaca em repouso, diminuição da pressão arterial e melhora do autoconceito e da autoestima.
  • B. piora no estilo de vida, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.
  • C. diminuição da gordura corporal, incremento da força e resistência muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, melhora da pressão arterial, melhora do autoconceito e da autoestima.
  • D. diminuição da atividade física, diminuição da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento na pressão arterial em repouso, melhora do autoconceito e da autoestima.
  • E. aumento da capacidade pulmonar, aumento no estresse e na ansiedade, diminuição da massa muscular, aumento da gordura corporal.

Diversos fatores influenciam na nossa qualidade de vida. Muitos desses fatores vão além da nossa reponsabilidade, contudo, de forma geral, eles podem ser modificados, melhorando a nossa vida e nos tornando pessoas mais felizes e ativas. Sobre os fatores que influenciam na nossa qualidade, julgue as afirmativas em certas (C) e erradas (E).

I. Espiritualidade é uma dimensão do homem, visto como ser naturalmente religioso, que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental (Deus).

II. O termo saúde é conceituado como “ausência de doença”, logo, saudável é uma pessoa sem doença, independentemente da educação, do trabalho, do ambiente, da família ou do lazer.

III. Os fatores apresentados na figura são interligados, quando se trata de qualidade de vida, de modo que, se algum deles deixa de existir ou passa a ter um mau funcionamento, a nossa qualidade de vida fica ameaçada.

IV. Lazer é uma forma de utilizar o tempo livre, para realizar tarefas prazerosas de livre-arbítrio do ser humano, sendo uma importante ferramenta contra o estresse.

V. O fator “ambiente” possui pouca influência na qualidade de vida, sendo sua manutenção de total responsabilidade individual.

Estão certas:

  • A. II, III, V.
  • B. I, IV, V.
  • C. I, III, IV, apenas.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. I, II, V.
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