Questões de Educação Física da Prosperity

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No processo de aquisição e construção de conhecimento na inter – relação entre a educação da pessoa com DFM (deficiência físico mental) e os aspectos educacionais e sociais, é preciso que o professor possa conhecer e compreender as características das DFM mais comuns. A Paralisia Cerebral é?

  • A. Também conhecida como Encéfalopatia crônica não progressiva, em criança ocorre alguma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou durante os primeiros anos de vida, ou seja, no SNC ainda imaturo.
  • B. É uma lesão neurológica que advém de qualquer interrupção significativa da circulação sanguínea do cérebro ou em alguma parte do encéfalo.
  • C. É uma condição clínica decorrente de distúrbio da circulação do líquido cefalorraquidiano, que protege o SNC, resultando em dilatação ventricular progressiva.
  • D. N.D.A

Um aluno, no jogo de basquete resolve se pendurar na cesta, neste momento, a cesta se desprende e ele cai no chão, batendo a coluna lombar fortemente. Devido à queda ele sofreu uma lesão medular espinhal de que nível?

  • A. C1 a C5 – Paralisia dos músculos utilizados na respiração e de todos os músculos dos membros superiores e inferiores.
  • B. T2 a T4 – Paralisia dos membros inferiores e do tronco, perda da sensibilidade abaixo dos mamilos.
  • C. T 12 a L1 – Paralisia e perda da sensibilidade abaixo da virilha.
  • D. S3 a S5 – Perda do controle da bexiga e dos intestinos; entorpecimento no períneo.

Atrofia Muscular Espinhal (AME) é:

  • A. Doença neuro muscular que atinge a periferia do corpo nos comandos nervosos dos músculos. Ocorrem na parte denominada unidade motora, composta por um neurônio de uma raiz nervosa que formão nervo periférico e se une ao músculo pela junção mioneural.
  • B. É uma degeneração de neurônios motores localizados no corno anterior da medula espinhal tendo origem genética. Pode apresentar uma atrofia secundária, hipotonia, arreflexia, paresia, frequeza muscular simétrica e / ou fasciculação. Existem tipos diferentes de acometimentos.
  • C. Causada pelo fechamento incompleto do canal vertebral. Quando isso acontece, o tecido nervoso fica exposto, formando uma protuberância mole, na qual a medula fica sem proteção.
  • D. N.D.A

A deficiência física e/ou motora pode ter origem congênita, ocorrer durante o parto ou, ainda, ser adquirida no decorrer da vida. Sabendo disso, o professor no processo de inclusão deve:

  • A. Conhecer os conceitos sobre cada tipo de DFM, suas características e incluir o aluno com essa deficiência no universo de trabalho.
  • B. Conhecer toda a história de vida do aluno com DFM e suas possibilidades para, então, incluí–lo no universo do trabalho de acordo com suas habilidades.
  • C. Conhecer a historia escolar do aluno com DFM E preocupar-se em encaminhá-lo somente para atividades não formais de trabalho.
  • D. Conhecer e envolver na vida escolar do aluno com DFM e deixar do trabalho para especialistas da área.

Escolha a alternativa que melhor complementa a ideia:

O professor deve participar do processo de avaliação educacional do aluno com deficiência físico e/ ou motora (DFM) por que:

  • A. Deve conhecer que, na lesão medular lombar, é necessário indicar adaptação curricular para os braços deste aluno.
  • B. Deve conhecer que, na artrogripose, as deformidades limitam os movimentos e que a inteligência deste aluno, em geral, é acima da média regular.
  • C. Deve conhecer que, na distrofia muscular, o processo progressivo pode levar esse aluno a necessitar de adaptação curricular para a força muscular, que é maior que a dos demais alunos.
  • D. Deve conhecer que, na mielomeningocele, esse aluno pode necessitar de cuidados especiais e não irá frequentar a escola regular.

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas:

( ) O aluno com DFM com amputação completa bilateral de membros superiores direito precisa de uma prótese para a escrita e de uma adaptação curricular usando a tecnologia assistiva no teclado de computador.

( ) O aluno com DFM com amputação completa de membro superior direito, quando precisa de uma intervenção cirúrgica, deverá usufruir do apoio da pedagogia hospitalar.

( ) No ambiente escolar, o aluno com DFM com amputação completa de membros inferiores e que depende de cadeira de rodas necessita de acessibilidade e adaptação mínima prevista pelo professor.

  • A. V, V, F.
  • B. F, V, V.
  • C. V, F, V.
  • D. V, V, V.

As principais variáveis mensuradas em uma avaliação física, com objetivo de prescrição do Exercício Físico são:

  • A. Ventilação máxima e Frequência Cardíaca Máxima.
  • B. Frequência Cardíaca Máxima e VO2max.
  • C. VO2max e Quociente respiratório.
  • D. VO2max e Limiar Anaeróbio.

Considerando o esporte um conteúdo possível de qualquer intervenção em Educação Física, assinale a alternativa correta:

  • A. O futebol deve ser privilegiado em todos os cenários de intervenção.
  • B. As atividades esportivas devem ser ministradas com o objetivo de revelar talentos.
  • C. A escolha da modalidade esportiva a ser desenvolvida deve levar em conta o contexto sociocultural das pessoas envolvidas.
  • D. A prática esportiva inclusiva deve oferecer menos oportunidade aos melhores jogadores.

Jogos pré-desportivos apresentam-se como práticas ainda pouco utilizadas para prevenção e tratamento de doenças, promoção e recuperação da saúde. Caracterizados como jogos que antecedem a prática esportiva propriamente dita, havendo adequação e adaptações de regras e gestos técnicos, os jogos pré-desportivos, quando bem prescritos, podem propiciar melhora, exceto ao:

  • A. Bem estar físico e mental e fortalecimento de músculos e articulações.
  • B. Fortalecimento de músculos e articulações e convívio social.
  • C. Convívio social.
  • D. Período latente no tempo de reação.

Sobre a prática esportiva e sua relação com a saúde sabe-se que quando bem adequado e realizado com regularidade o esporte pode trazer muitos benefícios aos seus praticantes, porém condições especiais merecem cuidados especiais. Sobre essa afirmativa, assinale alternativa correta.

  • A. A prática esportiva não é indicada a indivíduos diabéticos.
  • B. Melhora na mobilização e captação glicídica, diminuição a resistência à ação da insulina, o controle do perfil glicêmico e lipídico são benefícios conseguidos pela prática de exercícios e não pela prática de esportes.
  • C. Não existe dificuldade em se estabelecer a influência da prática esportiva de forma isolada para a prevenção e tratamento específico do câncer.
  • D. Indivíduos com retinopatia não deveriam praticar esportes associados a movimentos bruscos da cabeça, manobra de Valsalva ou que elevem a PA como basquetebol, futebol, fisioculturismo.
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