Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam:
No livro Metodologia de Ensino da Educação Física (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino
Existem hoje no campo da educação física escolar várias abordagens em disputa pela hegemonia educacional: umas defendem que os conteúdos sejam estruturados em compartimentos estanques, por etapas ou extraídos de forma natural, e outra defende que o processo de aquisição de conhecimento humano ocorre de forma espiralada. A abordagem educacional que trata desta última perspectiva é a
Pode-se entender a educação física escolar como uma prática historicamente construída, cujo objeto de estudo e aprendizagem situa-se no âmbito da cultura corporal, em suas diferentes dimensões sociais e culturais. Nessa concepção, a Educação Física objetiva contribuir com a formação de sujeitos
Quando os conteúdos e os métodos de ensino da educação física escolar tratam do corpo de forma exteriorizada ao mundo onde cada aluno vive corporalmente sua existência e se realiza socialmente, está se desenvolvendo um saber
Na abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule
Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando
O equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos:
Em uma visão crítica, a psicomotricidade vem sendo questionada como um dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física escolar, pois seus saberes
Segundo Carmem Soares, em sua obra Educação Física: raízes europeias e Brasil(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...