Questões de Educação Física da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam:

  • A. saber-fazer, saber-pensar e saber-sentir.
  • B. saber-organizar, saber-fazer e saber-comunicar.
  • C. saber-fazer, saber-pensar e saber-comunicar.
  • D. saber-organizar, saber-pensar e saber-sentir.

No livro “Metodologia de Ensino da Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino

  • A. instrumental.
  • B. tematizador.
  • C. espontaneísta.
  • D. tecnicista.

Existem hoje no campo da educação física escolar várias abordagens em disputa pela hegemonia educacional: umas defendem que os conteúdos sejam estruturados em compartimentos estanques, por etapas ou extraídos de forma natural, e outra defende que o processo de aquisição de conhecimento humano ocorre de forma espiralada. A abordagem educacional que trata desta última perspectiva é a

  • A. desenvolvimentista.
  • B. crítico-superadora.
  • C. crítico-emancipatória
  • D. desportiva.

Pode-se entender a educação física escolar como uma prática historicamente construída, cujo objeto de estudo e aprendizagem situa-se no âmbito da cultura corporal, em suas diferentes dimensões sociais e culturais. Nessa concepção, a Educação Física objetiva contribuir com a formação de sujeitos

  • A. eficazes no processo de desenvolvimento esportivo, tendo como parâmetros as capacidades inatas do aluno.
  • B. competentes no domínio, demonstração e aplicação das técnicas corporais, tendo em vista a qualidade da aptidão física de cada indivíduo em sua faixa etária.
  • C. eficientes para a dinâmica do processo produtivo social e reprodutor dos padrões da estética corporal comumente imposta a todos os indivíduos.
  • D. capazes de agir na vida social com consciência de suas possibilidades corporais na sua auto-educação corporal.

Quando os conteúdos e os métodos de ensino da educação física escolar tratam do corpo de forma exteriorizada ao mundo onde cada aluno vive corporalmente sua existência e se realiza socialmente, está se desenvolvendo um saber

  • A. concreto.
  • B. integrado.
  • C. abstrato.
  • D. total.

Na abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule

  • A. a técnica aprendida com os resultados planejados em cada atividade.
  • B. a ação, o pensamento e o sentido que há na atividade.
  • C. os conteúdos ensinados com os interesses de cada aluno.
  • D. o domínio dos conteúdos com o desenvolvimento preciso da técnica.

Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando

  • A. as técnicas do jogo.
  • B. a organização funcional dos jogos.
  • C. a capacidade individual de cada aluno.
  • D. a memória lúdica da comunidade.

O equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos:

  • A. a elevação do centro de gravidade e o aumento da base de apoio.
  • B. o abaixamento do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio.
  • C. o abaixamento do centro de gravidade e o aumento da base de apoio.
  • D. a elevação do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio.

Em uma visão crítica, a psicomotricidade vem sendo questionada como um dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física escolar, pois seus saberes

  • A. provêm de bases psicológicas e clínicas referente a déficits de aprendizagem.
  • B. têm como referência a criança em seus aspectos culturais, sociais e políticos.
  • C. abordam o desenvolvimento da criança de forma holística.
  • D. fundamentam a corporalidade da criança em bases sócio-históricas.

Segundo Carmem Soares, em sua obra “Educação Física: raízes europeias e Brasil”(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como

  • A. higienismo.
  • B. eugenismo.
  • C. militarismo.
  • D. ecletismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...