Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Estudos demonstram que existem indivíduos adultos considerados limítrofes quanto à pressão arterial devendo ser alvo de ações preventivas na atênção básica, qual PAS e PAD desses casos?

  • A.

    PAS 138 e 145mmHg e PAD 89 e 98mmHg

  • B.

    PAS 135 e 145mmHg e PAD 89 e 95mmHg

  • C.

    PAS 133 e 143mmHg e PAD 80 e 89mmHg

  • D.

    PAS 135 e 140mmHg e PAD 80 e 85mmHg

  • E.

    PAS 130 e 139mmHg e PAD 85 e 89mmHg

O inquérito Epidemiológico é um estudo seccional, geralmente de uma amostra de indivíduos estaticamente representativos do total, escolhidos aleatoriamente. É utilizado quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, e virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar, EXCETO:

  • A.

    Notificação especificamente de óbitos de menores de um ano

  • B.

    Mudança no comportamento epidemiológico de uma determinada doença

  • C.

    Dificuldade em avaliar coberturas vacinais ou eficácia de vacinas.

  • D.

    Necessidade de avaliar eficácia das medidas de controle de um programa

  • E.

    Descoberta de agravos inusitados

Considere as afirmativas abaixo para realizar a propedêutica pulmonar.

I. A freqüência respiratória normal é de, aproximadamente, 8 a 16 movimentos respiratórios por minuto em adultos.

II. Na respiração de Cheyne-Stokes, a respiração aumenta e diminui de forma cíclica, fazendo com que períodos de respiração profunda se alternem com períodos de apnéia.

III. Os ruídos respiratórios vesiculares têm timbre baixo e intensidade suave, podendo ser ouvidos nos pulmões, longe da traquéia e grandes brônquios.

IV. Os ruídos respiratórios brônquicos têm timbre alto e intensidade alta, podendo ser ouvidos perto das grandes vias (manúbrio e escápulas).

V. Na inspeção, é possível identificar áreas de hipersensibilidade e dor, avaliar frêmito tátil ou vocal.

O enfermeiro deve avaliar e identificar alterações respiratórias APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Coloque V para os conceitos verdadeiros e F para os conceitos falsos e em seguida assinale a alternativa correta:

( )Na autoclave a esterilização é feita pelo calor úmido sob pressão e na estufa esterilização acontece através do calor seco.

( ) Gazes, luvas, compressas, roupas, agulhas, sondas de borracha, seringas e instrumentos cortantes podem ser esterilizados na estufa.

( ) Seringas e agulhas descartáveis podem ser reutilizadas quando forem esterilizadas com soluções químicas.

( )Todos os materiais devem ser lavados antes de entrar com o agente esterilizante.

  • A. falso: verdadeiro, verdadeiro e falso.
  • B. falso: falso, verdadeiro e verdadeiro.
  • C. verdadeiro, falso, falso e verdadeiro.
  • D. falso: verdadeiro, verdadeiro e verdadeiro.
  • E. verdadeiro, verdadeiro, falso e falso

Julgue os itens a seguir, que tratam dos sistemas e do atendimento, em ambiente hospitalar, de paciente com parada cardiorrespiratória (PCR).

Não é necessária a retirada de próteses dentárias durante o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O enfermeiro de uma unidade de emergência de um hospital escola, participante do gerenciamento físico e dos recursos materiais específicos dessa unidade, deve considerar que

  • A.

    os equipamentos devem ser necessariamente versáteis, a fim de permitir deslocamentos para outras instituições de saúde privadas ou não.

  • B.

    os equipamentos devem estar sujeitos à manutenção preventiva, segundo as especificações dos fabricantes.

  • C.

    um dos propósitos básicos do planejamento físico da unidade visa melhorar e ampliar as ações improvisadas.

  • D.

    a descentralização de esforços e de coordenação deve ser o fator preponderante e norteador das ações médicas e de enfermagem.

  • E.

    os equipamentos de operacionalidade complexa são os mais indicados, por garantirem a eficiência dos procedimentos.

Texto para as questões 36 e 37

       Uma mulher de 58 anos de idade iniciou quadro de dor na mama esquerda. Após duas semanas, ela identificou um volume no local dolorido. Feita a biópsia do nódulo mamário, confirmouse a presença de um tumor maligno. Alguns dias depois, essa mulher submeteu-se a uma mastectomia radical da mama esquerda e, no pós-operatório, o quadro evoluiu com queixas de dores e ansiedade. O médico, então, prescreveu, para uso intravenoso, cloridrato de tramadol a cada 4 horas.

O médico que tratou a referida paciente prescreveu o cloridrato de tramadol para ser administrado por gotejamento. No hospital, estão disponíveis ampolas desse medicamento de 50 mg com 1 mL. Preparada uma solução final de 50 mL com 2 ampolas do medicamento, foi mantido um gotejamento de aproximadamente 40 gotas por minuto. Considerando o fator de gotejamento do equipo igual a 20, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a dose final da solução preparada e o tempo previsto para o término da infusão.

  • A.

    100 mg e 60 minutos

  • B.

    50 mg e 25 minutos

  • C.

    100 mg e 50 minutos

  • D.

    50 mg e 50 minutos

  • E.

    100 mg e 25 minutos

Ao conversar com o usuário, o enfermeiro percebe que ele apresenta o hálito com cheiro de "maçã podre". Esta situação deve ser rapidamente notificada porque retrata

  • a.

    o aumento da taxa de fenilcetonúria.

  • b.

    a reação hipoglicêmica.

  • c.

    o diabetes do tipo "insípidus".

  • d.

    a hiperglicemia, com a glicose ultrapassando a 250 mg/dl.

  • e.

    a doença de Cushing diabética.

Em relação á história natural e prevenção de doenças (modelo Leavell & Clark) constituem-se como medidas de prevenção primária:

  • A.

    O diagnóstico precoce e o tratamento imediato dos casos

  • B.

    A proteção específica e a limitação da incapacidade

  • C.

    O diagnóstico precoce e a promoção da saúde

  • D.

    A proteção específica e a promoção da saúde

  • E.

    N.D.A

Com relação aos princípios da técnica asséptica, aplicados para se inibir a disseminação de infecções, julgue os itens subseqüentes.

O calor úmido é empregado na esterilização de termômetros de vidro e endoscópios.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...