Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estudos demonstram que existem indivíduos adultos considerados limítrofes quanto à pressão arterial devendo ser alvo de ações preventivas na atênção básica, qual PAS e PAD desses casos?
PAS 138 e 145mmHg e PAD 89 e 98mmHg
PAS 135 e 145mmHg e PAD 89 e 95mmHg
PAS 133 e 143mmHg e PAD 80 e 89mmHg
PAS 135 e 140mmHg e PAD 80 e 85mmHg
PAS 130 e 139mmHg e PAD 85 e 89mmHg
O inquérito Epidemiológico é um estudo seccional, geralmente de uma amostra de indivíduos estaticamente representativos do total, escolhidos aleatoriamente. É utilizado quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, e virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar, EXCETO:
Notificação especificamente de óbitos de menores de um ano
Mudança no comportamento epidemiológico de uma determinada doença
Dificuldade em avaliar coberturas vacinais ou eficácia de vacinas.
Necessidade de avaliar eficácia das medidas de controle de um programa
Descoberta de agravos inusitados
Considere as afirmativas abaixo para realizar a propedêutica pulmonar.
I. A freqüência respiratória normal é de, aproximadamente, 8 a 16 movimentos respiratórios por minuto em adultos.
II. Na respiração de Cheyne-Stokes, a respiração aumenta e diminui de forma cíclica, fazendo com que períodos de respiração profunda se alternem com períodos de apnéia.
III. Os ruídos respiratórios vesiculares têm timbre baixo e intensidade suave, podendo ser ouvidos nos pulmões, longe da traquéia e grandes brônquios.
IV. Os ruídos respiratórios brônquicos têm timbre alto e intensidade alta, podendo ser ouvidos perto das grandes vias (manúbrio e escápulas).
V. Na inspeção, é possível identificar áreas de hipersensibilidade e dor, avaliar frêmito tátil ou vocal.
O enfermeiro deve avaliar e identificar alterações respiratórias APENAS em
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Coloque V para os conceitos verdadeiros e F para os conceitos falsos e em seguida assinale a alternativa correta:
( )Na autoclave a esterilização é feita pelo calor úmido sob pressão e na estufa esterilização acontece através do calor seco.
( ) Gazes, luvas, compressas, roupas, agulhas, sondas de borracha, seringas e instrumentos cortantes podem ser esterilizados na estufa.
( ) Seringas e agulhas descartáveis podem ser reutilizadas quando forem esterilizadas com soluções químicas.
( )Todos os materiais devem ser lavados antes de entrar com o agente esterilizante.
Julgue os itens a seguir, que tratam dos sistemas e do atendimento, em ambiente hospitalar, de paciente com parada cardiorrespiratória (PCR).
Não é necessária a retirada de próteses dentárias durante o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar.
O enfermeiro de uma unidade de emergência de um hospital escola, participante do gerenciamento físico e dos recursos materiais específicos dessa unidade, deve considerar que
os equipamentos devem ser necessariamente versáteis, a fim de permitir deslocamentos para outras instituições de saúde privadas ou não.
os equipamentos devem estar sujeitos à manutenção preventiva, segundo as especificações dos fabricantes.
um dos propósitos básicos do planejamento físico da unidade visa melhorar e ampliar as ações improvisadas.
a descentralização de esforços e de coordenação deve ser o fator preponderante e norteador das ações médicas e de enfermagem.
os equipamentos de operacionalidade complexa são os mais indicados, por garantirem a eficiência dos procedimentos.
Texto para as questões 36 e 37
Uma mulher de 58 anos de idade iniciou quadro de dor na mama esquerda. Após duas semanas, ela identificou um volume no local dolorido. Feita a biópsia do nódulo mamário, confirmouse a presença de um tumor maligno. Alguns dias depois, essa mulher submeteu-se a uma mastectomia radical da mama esquerda e, no pós-operatório, o quadro evoluiu com queixas de dores e ansiedade. O médico, então, prescreveu, para uso intravenoso, cloridrato de tramadol a cada 4 horas.
O médico que tratou a referida paciente prescreveu o cloridrato de tramadol para ser administrado por gotejamento. No hospital, estão disponíveis ampolas desse medicamento de 50 mg com 1 mL. Preparada uma solução final de 50 mL com 2 ampolas do medicamento, foi mantido um gotejamento de aproximadamente 40 gotas por minuto. Considerando o fator de gotejamento do equipo igual a 20, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a dose final da solução preparada e o tempo previsto para o término da infusão.
100 mg e 60 minutos
50 mg e 25 minutos
100 mg e 50 minutos
50 mg e 50 minutos
100 mg e 25 minutos
Ao conversar com o usuário, o enfermeiro percebe que ele apresenta o hálito com cheiro de "maçã podre". Esta situação deve ser rapidamente notificada porque retrata
o aumento da taxa de fenilcetonúria.
a reação hipoglicêmica.
o diabetes do tipo "insípidus".
a hiperglicemia, com a glicose ultrapassando a 250 mg/dl.
a doença de Cushing diabética.
Em relação á história natural e prevenção de doenças (modelo Leavell & Clark) constituem-se como medidas de prevenção primária:
O diagnóstico precoce e o tratamento imediato dos casos
A proteção específica e a limitação da incapacidade
O diagnóstico precoce e a promoção da saúde
A proteção específica e a promoção da saúde
N.D.A
Com relação aos princípios da técnica asséptica, aplicados para se inibir a disseminação de infecções, julgue os itens subseqüentes.
O calor úmido é empregado na esterilização de termômetros de vidro e endoscópios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...