Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que anteriormente eram conhecidas por DST's, como a gonorreia ou a AIDS, podem surgir quando se tem relações sexuais sem camisinha, seja através do contato íntimo vaginal, anal ou oral. Porém, as chances de contágio aumentam quando se tem vários parceiros no mesmo período de tempo, e estas doenças afetam igualmente homens e mulheres de todas as idades.
Nas alternativas abaixo indique qual não é considerada uma IST:

    A) Clamídia.

    B) Sífilis

    C) Gonorreia

    D) Candidíase

    E) HPV

Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° da Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com: I. Fundo Privado de Saúde;
II. Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990; III. Plano de saúde; IV. Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens II, III, IV estão corretos.

    B) Somente os itens I, II estão corretos.

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica.
Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:

    A) 10 dias; 10 dias; 48 horas.

    B) 10 dias; 20 dias; 36 horas.

    C) 20 dias; 10 dias; 24 horas.

    D) 15 dias; 15 dias; 72 horas

    E) Nenhuma das alternativas acima.

Conforme o Decreto 7.508 de 28 de Junho de 2011, Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se: Relacione as colunas abaixo: Coluna 1: 1. Região de Saúde 2. Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde 3. Portas de Entrada 4. Comissões Intergestores 5. Rede de Atenção à Saúde Coluna 2: ( ) Acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde. ( ) Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. ( ) Serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS. ( ) Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. ( ) Instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

    A) 3, 4, 5, 1, 2

    B) 2, 5, 3, 1, 4

    C) 1, 4, 2, 3, 5

    D) 3, 1, 5, 4, 2

    E) 2, 3, 5, 2, 4

A portaria nº 399, DE 22 de fevereiro 2006, divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são, EXCETO:

    A) Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

    B) Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    C) Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.

    D) Contribuir para a redução do trabalho infantil e em situação de risco.

    E) Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal: I. Pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal; II. Destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços; III. Ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios; IV. Analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens I, III, IV estão corretos.

    B) Somente os itens I, II estão corretos

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos

Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° da Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com: I. Fundo Privado de Saúde; II. Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990; III. Plano de saúde; IV. Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens II, III, IV estão corretos

    B) Somente os itens I, II estão corretos.

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral) é uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, apresentada sob a forma liofilizada, em frasco-ampola com uma ou múltiplas doses.

Em relação à vacina tríplice viral é correto afirmar, EXCETO:

    A) Pessoas em uso de quimioterápicos contra câncer, ou outro medicamento que cause imunossupressão, só podem ser vacinadas três meses após a suspensão do tratamento, de acordo com critério médico.

    B) As reações locais acometem menos de 0,1% dos vacinados e incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo.

    C) Ela será ministrada em 2 doses para quem tiver até 19 anos de idade, e em dose única para pessoas após os 20 anos.

    D) Gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente não devem receber a vacina.

    E) Considera protegido todo indivíduo que tomou duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês, aplicadas a partir dos 12 meses de idade.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa com ________________, na forma infectante da doença MB, sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), por meio de contato próximo e prolongado, muito frequente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença.
Complete a coluna acima com a alternativa CORRETA:

    A) Tuberculose

    B) Hanseníase

    C) Filariose

    D) Dengue

    E) Difteria

São atribuições específicas do Técnico de Enfermagem e do Técnico em Enfermagem Saúde da Família: I. Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.); II. Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; III. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF. IV. Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens I, III, IV estão corretos.

    B) Somente os itens I, II estão corretos.

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...