Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção incorreta com relação á reforma psiquiátrica no Brasil.
Atualmente, utiliza o paradigma cujos instrumentos materiais mais evidentes são os núcleos e (ou) centros de atendimento psicossocial (NAPS e CAPS), hospitais-dias, enfermarias e ambulatórios em hospitais gerais.
Vem-se desenvolvendo há várias décadas,a partir do final dos anos setenta,como um movimento que mostra as inconveniências do modelo que fundamentou os paradigmas da psiquiatria clássica.
No contexto da referida reforma, vários autores apontaram para o processo de trabalho de enfermagem em saúde mental como claramente em acordo com as propostas de reinserção social das pessoas com transtornos mentais. Esse processo era caracterizado por ser ativo e totalmente integrado á equipe multiprofissional.
A desinstitucionalização é uma de suas principais vertentes, com a conseqüente desconstrução da idéia de manicômio e dos paradigmas que o sustentam, o que significa a substituição progressiva dos manicômios.
Todos os itens estão incorretos.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na situação de acidente por mordedura canina em que inexista a possibilidade de observação das condições de saúde do cão, a administração de soro anti-rábico está indicada para favorecer a imunidade
Ao preparar e administrar medicação por via oral e sublingual, um cuidado a ser observado é
orientar o cliente para mastigar parcialmente o comprimido sublingual, antes de colocá-lo sob a língua.
orientar o cliente para mastigar parcialmente o comprimido sublingual, antes de colocá-lo sob a língua.
promover a higiene oral logo após a administração por via sublingual para o conforto do cliente.
segurar, na altura dos olhos, o recipiente que receberá o medicamento liquido a ser depositado do frasco gotejador.
ministrar vários medicamentos simultaneamente, com o objetivo de favorecer as interações medicamentosas.
São considerados fatores de risco de acidente vascular encefálico ou cerebral:
obesidade, tabagismo e disfunção parkinsoniana.
hipertensão arterial, Diabetes mellitus e alcoolismo.
arritmia cardíaca, disritmia cerebral e hipertensão arterial.
dislipidemia, Diabetes mellitus e decorticação cerebral.
hipercolesterolemia, tabagismo e decorticação cerebral.
As complicações crônicas mais comuns do diabetes mellitus, são:
proteinúria, hipostadia, erupção em forma de borboleta.
cetoacidose, hipoglicemia, HDA (hemorragia digestiva alta).
proteinúria, neuropatia periférica, retinopatia.
neuropatia periférica, retinopatia, erupção em forma de borboleta.
hiperglicemia, cetose, HDA (hemorragia digestiva alta).
Em unidades de emergência a triagem dos pacientes é realizada de acordo com um quadro de classificação. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente as características dos pacientes à classificação correspondente.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números
CORRETA.(3) (4) (2) (1)
(4) (3) (1) (2)
(1) (2) (3) (4)
(2) (4) (3) (1)
Um profissional de enfermagem de uma empresa foi chamado para prestar os primeiros socorros a um trabalhador que sofreu queda, da própria altura, sobre uma parede de vidro. Ao chegar ao local, o profissional encontrou um homem de cerca de 30 anos de idade, consciente, com ferimentos na face e queixas de presença de corpo estranho nos olhos. Não havia cortes nos olhos mas parecia haver pequenos pedaços de vidro dentro do olho direito.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando as ações a serem instituídas pelo socorrista.
O profissional deve priorizar o atendimento de eventuais problemas respiratórios e controlar o sangramento facial por compressão direta e aplicação de um curativo.
Julgue os itens seguintes relativos aos cuidados com um paciente que está recebendo solução intravenosa por meio de gotejamento controlado a ser infundido por um período de tempo predeterminado.
O procedimento citado é denominado enteróclise.
Após a promulgação da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, referente ao exercício profissional da enfermagem, dispõe o artigo 11 sobre a Sistematização de Enfermagem (SAE). Segundo esta lei, considere as afirmativas a seguir.
I. Consulta de enfermagem, prescrição de enfermagem, assistência de enfermagem, cuidados a pacientes graves com risco de vida, cuidados de enfermagem de maior complexidade e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas são atividades privativas do enfermeiro.
II. A implementação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem compreendem as seguintes etapas, sendo exclusividade do enfermeiro: consulta de enfermagem, histórico, exame físico, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem.
III. A Implementação da SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente e, nos casos de assistência domiciliar, não há necessidade formal do registro no prontuário do paciente/cliente.
IV. A Implementação da SAE nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é uma necessidade visto que atende somente pacientes a nível primário e secundário.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em uma unidade de saúde que presta assistência intermediária, deve-se respeitar a Resolução COFEN- 293/2004. De acordo com essa legislação, considera-se como horas de enfermagem, por leito, nas 24 horas:
2,4 horas de enfermagem, por cliente.
3,0 horas de enfermagem, por cliente.
3,8 horas de enfermagem, por cliente.
4,9 horas de enfermagem, por cliente.
5,6 horas de enfermagem, por cliente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...