Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identificar os padrões respiratórios é de grande ajuda na compreensão do estado respiratório e condição global do cliente/paciente. Sobre padrões respiratórios normais, considere as afirmativas a seguir.
I. Apnéia é a ausência da respiração. Os períodos de apnéia podem ser curtos e ocorrem de maneira esporádica, como nas respirações de Cheyne-Stokes ou outros padrões respiratórios anormais.
II. Bradipnéia é uma freqüência respiratória acima de 40 incursões/minuto. Ela é comumente observada antes de um período de apnéia ou parada respiratória total.
III. Hiperpnéia é caracterizada por respiração profunda. Ela ocorre principalmente em pacientes que se exercitam, pacientes portados de acidose metabólica, pacientes ansiosos ou experimentando dor.
IV. Biot são respirações superficiais, lentas, que se alteram com períodos abruptos de apnéia. Pode ser um sinal de prognóstico de lesão grave do Sistema Nervoso Central.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
A vacina tríplice bacteriana - DTP previne a dífteria, o tétano e a coqueluche. Além das contra-indicações gerais possui contra-indicações específicas, conforme normas do Ministério da Saúde. Podemos citar como uma delas
quadro neurológico em atividade.
cardiopatia secundária.
quadro de bradicardia reflexa.
bronquiolite tardia assintomática
fibrose cística em atividade
Uma criança com quatro anos de idade, internada para tratamento de glomerulonefrite aguda, apresenta edema importante, oligúria, hipertensão arterial e hematúria macroscópica. A mãe relata que, desde o nascimento, a criança apresenta quadros repetitivos de infecções respiratórias. A última infecção de garganta ocorreu há cerca de duas semanas. Evoluiu com queda do ritmo de filtração glomerular e elevação dos níveis séricos de uréia e creatinina. Os sinais vitais encontram-se estáveis.
Diante dessa situação hipotética e considerando a assistência de enfermagem, julgue os itens seguintes.
Nessa situação, a oligúria ocorreu provavelmente em razão da queda no volume de filtração glomerular, determinada pela redução da superfície de filtração devido à infiltração glomerular por células inflamatórias associada à reabsorção de fluidos e solutos em nível distal e coletor.
Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, marque a afirmativa INCORRETA:
Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade.
Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
Os imunobiológicos são compostos por microorganismos vivos atenuados e por isso se constituem de material biológico infectante que deve receber um tratamento prévio quando for desprezado. O procedimento correto para a inutilização desses imunobiológicos é autoclavar:
Por quinze minutos a 121º C em frascos abertos ou em estufas por duas horas a 170º C, os frascos fechados, as vacinas contra hepatite B, dupla e tríplice;
Por quinze minutos a 121º C em frascos abertos as vacinas contra sarampo, poliomielite e tuberculose.
Por duas horas a 170º C em frascos fechados as vacinas contra sarampo, poliomielite e tuberculose;
Por quinze minutos a 121º C em frascos abertos as vacinas contra sarampo, tétano e a dupla;
Por quinze minutos a 121º C em frascos abertos ou em estufa por duas horas a 170º C os frascos fechados, as vacinas contra sarampo, poliomielite e tuberculose;
Julgue os próximos itens, que tratam de nutrição hospitalar.
Dietas ricas em frutas e vegetais são apropriadas a pacientes com hipocalemia que necessitem realizar suplementação de potássio.
"A Miocardiopatia é a segunda causa direta de morte súbita mais comum. Como a miocardiopatia dilatada geralmente não é diagnosticada até seus estágios avançados, o prognóstico em geral é ruim".
Fonte: NASCIMENTO, M. T. F. do. Fundamentos do Cuidado Crítico. Tradução de José Eduardo Ferreira de Figueiredo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 274.
Sobre a miocardiopatia dilatada, considere as afirmativas a seguir.
I. Homens negros, em particular, estão em risco máximo de miocardiopatias; outros fatores de risco incluem hipertensão, gravidez, infecções virais e uso de álcool.
II. Homens brancos, em particular, estão em risco máximo de miocardiopaticas, outros fatores de risco incluem hipotensão, gravidez, infecções bacterianas e uso de álcool.
III. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função diastólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo direito.
IV. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função sistólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo esquerdo.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Uma criança com quatro anos de idade, internada para tratamento de glomerulonefrite aguda, apresenta edema importante, oligúria, hipertensão arterial e hematúria macroscópica. A mãe relata que, desde o nascimento, a criança apresenta quadros repetitivos de infecções respiratórias. A última infecção de garganta ocorreu há cerca de duas semanas. Evoluiu com queda do ritmo de filtração glomerular e elevação dos níveis séricos de uréia e creatinina. Os sinais vitais encontram-se estáveis.
Diante dessa situação hipotética e considerando a assistência de enfermagem, julgue os itens seguintes.
Nessa fase do tratamento, é importante aumentar-se a ingesta hidrossalina acima das necessidades normais, a fim de se manter a permeabilidade dos rins e garantir-se a filtração glomerular.
Em relação ao trabalho exercido em condições insalubres, é CORRETO afirmar:
Nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito da empresa indicará o adicional devido.
Entende-se por limite de tolerância a concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial realizada pelo perito da empresa.
Não é facultado às empresas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento, com o objetivo de caracterizar ou determinar atividade insalubre.
A Síndrome da disfunção de múltiplos órgãos Multiple Organ Dysfunction Syndrome (MODS) não é realmente uma doença em si. É uma manifestação de outra condição subjacente progressiva. Considere os cuidados que o enfermeiro deve ter diante de um quadro de MODS.
I. O cuidado é, sobretudo, de suporte; manter a via aérea e a respiração do paciente com ventilação mecânica e oxigênio suplementar.
II. Monitorar os sinais vitais, saturação de oxigênio, parâmetros hemodinâmicos e o ritmo cardíaco para arritmias.
III. Monitorar o balanço hídrico e valores laboratoriais.
IV. Manter o paciente/cliente em posição de decúbito lateral esquerdo, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...