Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Portaria n.º 3.214/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Julgue os seguintes itens, considerando os preceitos legais estipulados pela referida portaria.

O PCMSO deve incluir, quando possível, a realização dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A situação abaixo refere-se às questões de 40 a 43.

Quanto à concentração da solução glicosada prescrita, quando expressa em porcentagem, indicará que a relação soluto-solvente corresponde a:

  • A. 5/500
  • B. 10/500
  • C. 25/100
  • D. 10/100
  • E. 25/500

No que se refere a aplicação da psicologia à enfermagem, julgue os próximos itens.

O trabalho multidisciplinar é uma utopia na maioria das instituições de saúde brasileiras, onde predomina o trabalho chamado transdisciplinar em que cada profissional faz a sua parte isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale abaixo a alternativa correta baseando-se na recomendação do Ministério da Saúde, quanto ao esquema medicamentoso a ser utilizado nos casos novos de todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar.

  • A.

    Primeira fase: 1 mês de rifampicina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 5 meses de rifampicina e isoniazida.

  • B.

    Primeira fase: 2 meses de rifampicina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 4 meses de rifampicina e isoniazida.

  • C.

    Primeira fase: 2 meses de rifampicina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 4 meses de etambutol e rifampicina.

  • D.

    Primeira fase: 2 meses de rifampicina, isoniazida e estreptomicina e Segunda fase: 4 meses de rifampicina e etionamida.

  • E.

    Primeira fase: 1 mês de estreptomocina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 5 meses de rifampicina e isoniazida.

O dispositivo de uma ostomia deve ser trocado a qualquer momento em que o paciente se queixe de prurido ou dor na área peri-estoma, mas as trocas rotineiras ocorrem

  • A.

    a cada 5 a 7 dias

  • B.

    diariamente, após o jantar.

  • C.

    diariamente, pela manhã

  • D.

    a cada 5 a 7 horas

Um paciente apresenta inflamação de uma veia devido a irritação química e/ou mecânica. A este quadro dá-se o nome de

  • A.

    hematoma.

  • B.

    tromboflebite.

  • C.

    flebite.

  • D.

    infiltração.

  • E.

    tromboangeíte.

A vacina para hepatite B para adultos imunocompetentes deve ser administrada por via intramuscular em três doses, sendo a segunda e terceira doses administradas, respectivamente, em

  • A.

    1 e 4 meses após a primeira dose.

  • B.

    2 e 4 meses após a primeira dose

  • C.

    1 e 6 meses após a primeira dose

  • D.

    2 e 6 meses após a primeira dose.

A Portaria n.º 3.214/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Julgue os seguintes itens, considerando os preceitos legais estipulados pela referida portaria.

A avaliação médica no exame de retorno ao trabalho deverá ser realizada, obrigatoriamente, no primeiro dia da volta ao trabalho, sempre que o trabalhador ficar ausente por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença, acidente ou parto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos cuidados de enfermagem no preparo do paciente para a realização de exames complementares ou diagnósticos, julgue os itens a seguir.

Imediatamente após ter sido feita uma punção na artéria femoral para uma gasometria arterial, o auxiliar de enfermagem não deve exercer compressão no local da punção, pois poderá haver estreitamento da artéria e comprometimento do membro inferior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vítima de atropelamento, uma criança de 10 anos apresenta sangramento no braço próximo do cotovelo. Nesta situação, recomenda-se

  • A.

    comprimir o local, diretamente com os dedos, afrouxando a cada 2 a 3 minutos.

  • B.

    comprimir o local usando pano limpo, gaze ou toalha.

  • C.

    garrotear firmemente a região do punho, mantendo coberto o local do torniquete.

  • D.

    enfaixar o braço, sem comprimir muito, e mantê-lo estendido ao longo do corpo.

  • E.

    passar pó cicatrizante no local da lesão, enfaixar e colocar a bolsa de gelo em cima da ferida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...