Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às teorias de administração e os serviços de enfermagem, assinale a assertiva incorreta.
Na prática da administração do pessoal de enfermagem encontramos freqüentemente propostas típicas da teoria científica, como a preocupação de como fazer, bem como a elaboração técnica e de adoção de manuais de técnicas e de procedimentos na assistência prestada ao paciente.
A teoria que visava à eficiência da organização pela adesão de uma estrutura adequada, teoria que preocupou-se unicamente com a estrutura formal da organização, não admitindo a existência da estrutura informal, foi idealizada por Frederick Winslow Taylor.
Com a teoria das relações humanas criada no início de 1930, a administração passou a tratar, entre outros, temas relativos à motivação humana, à liderança, à comunicação e a dinâmica de grupo.
O serviço de enfermagem, nas instituições de saúde, reproduz na sua estruturação rigidamente hierarquizada, o modelo maior da teoria clássica.
A teoria das relações humanas na administração do pessoal de enfermagem segue a liderança como estratégia na condução do grupo de enfermagem, bem como a comunicação entre os demais membros da equipe de saúde, sendo considerado fator relevante para a continuidade e otimização da assistência ao paciente.
Constitui um cuidado de enfermagem na fase intra-operatória:
identificar o paciente.
conferir o nome do paciente.
comunicar as alterações no paciente quanto respiração, temperatura e pressão sanguínea.
estabelecer um plano de prescrição.
examinar a área a ser operada.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O conhecimento dos procedimentos básicos e avançados de reanimação cardiorrespiratória em adultos é essencial para uma assistência de enfermagem de alta qualidade. Com relação a esses procedimentos, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração, julgue os seguintes itens.
Conforme as diretrizes, na realização de desfibrilação, a posição das pás (eletrodos), por padronização, deve ser a seguinte: uma pá deve ser colocada na borda esternal, abaixo da clavícula esquerda, e a segunda posicionada à direita do mamilo, com seu centro sobre a linha axilar média direita.
Assinale a sentença que descreve incorretamente o mecanismo de resistência adquirida por bactérias aos respectivos agentes antibacterianos:
As bactérias tornam-se resistentes ao Cloranfenicol por promover a acetilação de grupamentos hidroxil da cloranfenicol transacetilase.
A resistência de bactérias contra as Sulfonamidas provém da síntese da Diidropterato sintetase resistente à sulfonamida.
As cefalosporinas têm seu efeito anulado quando as bactérias hidrolisam seu anel b-lactâmico.
As bactérias resistentes à tetraciclina acumulam a droga no citoplasma e por meio de enzimas hidrolíticas a destroem.
O trabalho é um processo entre o homem e a natureza determinado pela forma em que ocorre a produção, distribuição, intercâmbio e consumo dos meios de vida pelos diversos grupos humanos. O trabalho implica um processo de reprodução social, com dois momentos distintos, produção e consumo, que conformam uma unidade. No entanto, a produção é o verdadeiro ponto de partida e por isso também representa o momento predominante na relação (K. Marx). A partir desse clássico conceito, a alternativa que melhor sintetiza as relações entre os processos de produção e o de trabalho é:
o processo de produção é o eixo central que determina o ciclo de vida e morte dos seres humanos;
o processo de trabalho é o modelo de toda atividade humana, através dele ocorre o intercâmbio orgânico com a natureza, que é a superação das barreiras naturais
no modo de produção capitalista, o trabalho se apresenta como finalidade do processo de valorização e a produção de mais-valia como meio;
o ser humano historicamente tem sido dependente e tem formado parte de um todo social, com o qual se relaciona, principalmente, através do processo de produção;
no processo de produção capitalista, o caráter abstrato se refere ao modo de acumulação, e o caráter concreto ao processo de valorização
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é condição em que há a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. Realizar o transporte de pacientes é uma atividade freqüente e complexa, que demanda experiência e competência dos profissionais envolvidos e requer que os materiais e os equipamentos encontrem-se em perfeitas condições de uso. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os capnógrafos, equipamentos utilizados para monitorização da saturação de oxigênio, devem, obrigatoriamente, ser usados em todos os transportes de pacientes críticos.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
Injeções intramusculares realizadas repetidamente no mesmo local podem desencadear reações inflamatórias e alterações no tecido envolvido. Para a minimização dos efeitos lesivos das injeções no paciente em questão, é correto o uso da técnica em Z, que se refere ao rodízio dessas aplicações.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca da escolha ou tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem.
A mudança de uma rotina é um exemplo de decisões criativas que podem romper os padrões vigentes.
A Tuberculose é um problema de saúde, sendo prioridade entre as políticas governamentais. Relativamente a essa patologia, assinale a opção errada.
É uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo o bacilo.
A infecção pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum na infância, e nem todas as pessoas expostas ao bacilo se tornam infectadas.
A infecção tuberculosa, sem doença, significa que os bacilos estão no corpo da pessoa, mas o sistema imunológico por meio dos macrófagos mantém- nas sob controle, não sendo detectada a infecção pela prova tuberculínica.
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém, ocorre mais freqüentemente nos pulmões, gânglio, pleura, rins, cérebro e ossos.
Denomina-se "caso novo" todo doente com tuberculose que nunca se submeteu à quimioterapia antituberculosa, fez uso de tuberculáticos por menos de 30 dias, ou submeteu-se ao tratamento para tuberculose há cinco anos ou mais.
São sinais clássicos de choque:
pele fria e úmida, petéquias e cefaléia.
hipertensão, infecção e pele fria.
desidratação, anemia e pulso rápido e fino.
pulso rápido e fino, pele fria e úmida e respiração rápida
pulso rápido e fino, edema de membros inferiores e prurido
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...