Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma senhora de 75 anos de idade, aposentada, viúva, deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de dispnéia intensa. Tem diagnóstico médico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Apresenta regular estado geral, edema nos membros inferiores até a altura do joelho, abdome globoso e dolorido à palpação na região do hipocôndrio direito, fígado palpável. Tem ainda dificuldades em se locomover, fadiga importante, dificuldade para dormir e disúria. Não consegue realizar sozinha as atividades de higiene, devido ao cansaço.
Diante do quadro clínico acima apresentado e considerando os modelos teóricos em enfermagem, julgue os itens seguintes.
Ao coletar os dados acerca das fontes de energia da paciente (nutrição, sono-repouso), da integridade pessoal (sentimentos de auto-estima), da integridade estrutural (recuperação da estrutura do corpo) e da integridade social (sua participação com o grupo social), o enfermeiro estará aplicando os princípios de conservação de energia de Myra Levine.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disciplina e organiza as ações de vacinação executadas em todo território nacional. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A vacina contra a febre amarela não pode ser administrada no primeiro ano de vida, devido aos riscos de danos neurológicos.
A presença de um só patógeno não é responsável pela instalação de uma infecção. Algumas condições são indispensáveis. Para tanto, faz-se necessário a formação da cadeia de infecções. A cadeia de infecção é formada por:
reservatório, porta de saída e porta de entrada.
agente infeccioso, porta de entrada, hospedeiro, porta de saída, meios de transmissão e reservatório
hospedeiro, porta de entrada, porta de saída, agente infeccioso e meios de transmissão.
agente infeccioso, porta de saída, reservatório, meios de transmissão e hospedeiro.
agente infeccioso, reservatório, porta de saída, meios de transmissão, porta de entrada e hospedeiro
No que se refere ao sistema cardiovascular, julgue os itens que se seguem.
Nos mamíferos, os átrios possuem paredes delgadas e recebem sangue por meio de veias e artérias. Os ventrículos possuem paredes musculares espessas, capazes de vencer a resistência vascular durante o bombeamento do sangue.
Após discussão com a chefia, comparece ao ambulatório um cliente com crise de labirintite com tontura do tipo rotatório. Nesta situação, a conduta emergencial é
fazer compressas quentes na região retroauricular.
deitar o cliente e orientá-lo para manter os olhos fechados e não se movimentar.
manter o cliente deitado na posição de litotomia.
orientar o cliente para fazer exercícios de lateralização com a cabeça.
administrar medicamento vasopressor do grupo da dopamina.
Uma paciente de 68 anos de idade, internada em um hospital, recupera-se de derrame ocorrido há 3 dias, que a deixou debilitada e com fraqueza em todo lado esquerdo do corpo. Tem dificuldades para andar (não sustenta seu corpo em pé) e para vestir-se sozinha. Também não consegue realizar sozinha atividades de higiene e de alimentação. Está em uma enfermaria com outras três pacientes, permanecendo todo o tempo calada. Antes da doença, era muito ativa, cuidava da casa e do marido. Foram prescritas as seguintes condutas ao auxiliar de enfermagem: verificar os sinais vitais de 4 em 4 horas; colher material para exames (urina de 24 horas); administrar medicamentos prescritos (heparina subcutânea 0,25 mL e ampicilina 250 mg); e auxiliar o enfermeiro na troca de curativos.
A respeito da situação hipotética apresentada e dos assuntos a ela associados, julgue os itens subseqüentes.
Considerando que, para administrar a medicação prescrita ampicilina à paciente do caso apresentado, existam disponíveis frascos de ampicilina de 1 g nos quais foi acrescentado um diluente para formar a solução, obtendo-se volume total de 4 mL, para a administração correta da dose deverá ser aspirado 1 mL do frasco.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca da escolha ou tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem.
Decisões intermediárias compreendem uma série de decisões que visam controlar a complementação.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao atendimento de vítimas de queimaduras, julgue os itens a seguir.
No atendimento de emergência, deve-se, imediatamente, aplicar água fria ou toalhas frias sobre a lesão, para alívio da dor e diminuição do edema. Não é recomendado, porém, que a lesão fique coberta, para que possa haver perda de calor por meio das correntes de ar (convecção).
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disciplina e organiza as ações de vacinação executadas em todo território nacional. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
É uma contra-indicação para as vacinas de bactéria atenuada ou de vírus vivo atenuado a presença de imunodeficiência congênita ou adquirida.
O corpo humano é um reservatório de organismos potencialmente patogênicos. Sabe-se que os organismos podem ser trazidos direta ou indiretamente para a ferida. Durante a realização de um curativo que contenha mais de uma ferida
Deve-se iniciar por qualquer tipo de ferida, fechada ou aberta.
Deve-se iniciar pela ferida aberta não infectada, seguida pela ferida com incisão limpa e fechada
Deve-se evitar realizar o curativo na ferida com incisão limpa e fechada para não contaminá-la.
Deve-se iniciar pela ferida com incisão limpa e fechada, seguindo-se para a ferida aberta não infectada.
Deve-se realizar apenas o curativo da ferida aberta não infectada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...