Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na Atenção Básica, o Ministério da Saúde, a partir de experiências municipais e de debates nacionais, criou os núcleos de apoio à saúde da família (NASF), por meio da Portaria n° 154/2008, republicada em 4 de março de 2008.


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. n. 39.

Brasília: Ministério da Saúde, 2014, com adaptações.


Considerando o tema do texto, julgue o item a seguir.


Os NASF não se constituem como serviços com unidades físicas independentes. Com base nas demandas identificadas em trabalho com as equipes e (ou) academia da saúde, devem atuar de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e aos respectivos serviços, como, por exemplo, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), ambulatórios especializados etc.

O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e deve se basear nas orientações do Código de Ética de Enfermagem.
De acordo com a Resolução COFEN 564/2017, que estabelece o Código de Ética de Enfermagem, não representa um dos deveres do profissional de enfermagem:

    A) Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.

    B) Esclarecer à pessoa, família e coletividade, a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca da assistência de Enfermagem.

    C) Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade da pessoa, em todo seu ciclo vital e nas situações de morte e pós-morte.

    D) Registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.

Ao realizar o exame físico de um recém-nascido, o enfermeiro detectou macroglossia. Sobre o achado do enfermeiro, pode-se afirmar:

    A) Não é nada grave, sendo comum em recém-nascidos, desaparecendo em média de 10 dias após o nascimento.

    B) O bebê poderá apresentar dificuldade para a pega na hora da amamentação, devendo ser solicitado a avaliação e conduta do pediatra, pois o achado pode estar relacionado até mesmo à presença de uma síndrome.

    C) O bebê precisa ser encaminhado rapidamente para a unidade de terapia intensiva neonatal, pois o achado é grave e necessita de cuidados de emergência.

    D) Somente uma cirurgia poderá reverter o caso clínico do bebê, mas o indicativo é que isto ocorra após três meses de vida para que o mesmo tenha mais resistência e o risco cirúrgico seja minimizado.

    E) O caso do bebê é uma necessidade cirúrgica, porém, por não ser nada grave, pode aguardar até que o mesmo tenha maior resistência e menor risco cirúrgico.

Sobre o Controle, Avaliação e Auditoria no SUS, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O cadastro de unidades prestadoras de serviços de saúde (UPS), completo e atualizado, é requisito básico para programar a contratação de serviços assistenciais e para realizar o controle da regularidade dos faturamentos.

    B) Compete ao órgão gestor do SUS responsável pelo relacionamento com cada UPS, seja própria, contratada ou conveniada, a garantia da atualização permanente dos dados cadastrais, no banco de dados nacional.

    C) Os bancos de dados nacionais, cujas normas são definidas pelos órgãos do MS, constituem instrumentos essenciais ao exercício das funções de controle, avaliação e auditoria.

    D) As ações de auditoria analítica e operacional constituem responsabilidades da esfera municipal do SUS, o que exige a estruturação do respectivo órgão de controle, avaliação e auditoria, incluindo a definição dos recursos e da metodologia adequada de trabalho.

    E) As ações de controle devem priorizar os procedimentos técnicos e administrativos prévios à realização de serviços e à ordenação dos respectivos pagamentos, com ênfase na garantia da autorização de internações e procedimentos ambulatoriais - tendo como critério fundamental a necessidade dos usuários - e o rigoroso monitoramento da regularidade e da fidedignidade dos registros de produção e faturamento de serviços.

Em idosos, a pseudo-hipertensão, que está associada ao processo_____________ , pode ser detectada pela manobra de Osler, ou seja, a artéria radial permanece ainda palpável após a insuflação do manguito pelo menos 30 mmHg acima do desaparecimento do pulso radial. Completa corretamente a lacuna:

    A) de afinamento arterial.

    B) ansioso.

    C) aterosclerótico.

    D) de coagulação intraarterial.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem e a credibilidade da instituição pública são influenciadas pela percepção da qualidade dos serviços oferecidos e pela decorrente satisfação dos(as) cidadãos(ãs) resultantes do engajamento dos(as) servidores(as) com o seu trabalho.

II. Saber ouvir é uma característica prejudicial à atuação profissional do(a) médico(a) em uma instituição de serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

No Brasil, o cuidado paliativo teve início na década de 1980 e apresentou um crescimento significativo a partir dos anos 2000. Está relacionado às estratégias de promoção da qualidade de vida e de prevenção e alívio do sofrimento de indivíduos e dos respectivos familiares diante de doenças crônicas que ameaçam a continuidade da vida.

Com relação ao contexto descrito, julgue o item a seguir.


Além da identificação, da avaliação e do tratamento dos sintomas físicos, os cuidados paliativos também preconizam a abordagem dos sintomas sociais, psicológicos e espirituais.

O cliente cirúrgico recebe assistência da enfermagem nos períodos pré, trans e pós-operatório. Sobre o assunto, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
? O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato. O período pré-operatório mediato corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica. ? A manutenção do jejum antes da cirurgia objetiva evitar vômitos e prevenir a aspiração de resíduos alimentares por ocasião da anestesia. É importante que tanto o cliente como seus familiares tenham conhecimento deste cuidado, para que possam entender o motivo e efetivamente cumpri-lo. ? O preparo físico do cliente é importante para o bom andamento do ato cirúrgico, bem como para evitar complicações posteriores ao mesmo. Evitar estas complicações requer alguns cuidados de enfermagem específicos relacionados com o preparo intestinal, vesical e da pele, além de uma avaliação da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrência de infecções.
A sequência CORRETA é:

    A) V - V - V.

    B) F - V - F.

    C) V - F - F.

    D) F - V - V.

As crianças são frequentemente acometidas por doenças respiratórias e gastrointestinais. Sendo assim, o profissional de saúde deve conseguir identificar sinais de maior gravidade dessas doenças. Para a criança com tosse ou dificuldade para respirar, é importante verificar se a frequência respiratória está intensificada, se a criança apresenta sibilos ou estridor e se apresenta tiragem subcostal. A frequência respiratória varia de acordo com a idade da criança, sendo considerada pelo Manual de Crescimento e Desenvolvimento Infantil, do Ministério da Saúde, como normal para uma criança de 6 a 8 anos uma frequência respiratória de até:

    A) 60 mpm.

    B) 30 mpm.

    C) 50 mpm.

    D) 20 mpm.

    E) 40 mpm.

A vacina meningocócica C (conjugada) é recomendada para a imunização de crianças com o objetivo de prevenir contra doenças invasivas causadas por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Dessa forma, o Ministério da Saúde estabelece que as vacinas sejam administradas na idade recomendada em conformidade com o Calendário de Vacinação. De acordo com as informações fornecidas é CORRETO afirmar que as doses da vacina meningocócica C (conjugada) serão administradas respectivamente nas seguintes idades da criança:

    A) 1º dose aos seis meses, 2ª dose ao quinto mês e reforço aos nove meses de idade.

    B) 1º dose aos quatro meses, 2ª dose aos seis meses e reforço aos nove meses de idade.

    C) 1ª dose aos três meses, 2ª dose ao quinto mês e reforço aos doze meses de idade.

    D) 1ª dose aos dois meses, 2º dose aos quatro meses e reforço aos seis meses de idade.

    E) 1ª dose ao nascer, 2ª dose aos seis meses e reforço aos doze meses de idade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...