Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores da saúde
Por LEVY et al, 2004 (trecho de artigo adaptado).

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) foi criado em junho de 1991, pelo Ministério da Saúde (MS), visando contribuir para uma melhor qualidade de vida, investindo maciçamente na educação em saúde. O programa ataca de maneira objetiva e direta os problemas cruciais da saúde materno-infantil, e o agente comunitário de saúde (ACS) atua como elo entre as necessidades de saúde das pessoas e o que pode ser feito para a melhoria das condições de vida da comunidade (1,2,3).
A regulamentação da profissão ocorreu em 2002 (Lei 10.501) (4). De acordo com um levantamento realizado pelo Departamento de Atenção Básica/SPS do Ministério da Saúde, em outubro de 2002, estima-se, no Brasil, a existência de 173.593 agentes comunitários em atuação, com maior concentração na Região Nordeste (75.138 ACS).
O PACS foi efetivado no município de Bauru, estado de São Paulo, em junho de 2000, com 22 agentes que atuam, especificamente, na região do Jaraguá e na região do Godoy, num total de 2.609 e 2.164 famílias atendidas, respectivamente, em cada localidade (bairro). A partir de julho de 2002, 26 agentes comunitários passaram a atuar nesses mesmos bairros. Na Regional de Saúde de Bauru, Diretoria Regional X (DIR X), entre os 38 municípios que a compõem, sete apresentam o PACS e, no município-sede, duas áreas são atualmente contempladas com o desenvolvimento de atividade pelo ACS.
Cada ACS passou por treinamento, sob supervisão da Direção Regional de Saúde, antes do início das atividades. No contrato atual, foi realizada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a SORRI (Sociedade para Reabilitação e Reintegração do Incapacitado), que é uma entidade não governamental com objetivo de promover a reabilitação e educação profissional, bem como a inclusão social de pessoas com deficiência física, sensorial, mental e social (5).

(LEVY, Flávia Mauad; MATOS, Patrícia Elizabeth de Souza; TOMITA, Nilce Emy. Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 197-203, Feb. 2004 .)
Leia o texto 'Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores da saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O PACS foi efetivado no município de Bauru, estado de São Paulo, em junho de 1970, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto. II. Após a análise do texto, é possível concluir que o Programa de Agentes Comunitários de Saúde foi criado em junho de 1991, pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
A Atenção Básica atua no território de saúde por meio de assistência ambulatorial especializada, para responder às necessidades de saúde encaminhadas do nível anterior, dotado de maior resolutividade e capacidade tecnológica ampliada.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada ao pronto-socorro pediátrico com os seguintes sintomas: febre, cefaleia e anorexia seguida por otalgia que é agravada com a mastigação. A criança foi diagnosticada com caxumba.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A transmissão da caxumba ocorre por contato direto com gotículas disseminadas por uma pessoa infectada.

As teorias de enfermagem auxiliam a compreensão da realidade, favorecendo a reflexão e a crítica, evitando a naturalidade e a banalidade dos fenômenos, com base em elementos científicos no entendimento e na análise da realidade. A teoria ambientalista, a qual demonstrou que, com um ambiente limpo, o número de infecções diminuirá, é da teórica (ALCÂNTARA et al, 2011):

    A) Wanda de Aguiar Horta.

    B) Joyce Travelbee.

    C) Hildegard Peplau.

    D) Florence Nightingale.

    E) Dorothea Orem.

A colecistite é uma doença caracterizada pela inflamação da vesícula biliar decorrente da obstrução do ducto cístico provocada por um cálculo, podendo ser aguda ou crônica, sendo o principal sintoma a dor abdominal. A vesícula biliar fica anexada:

    A) À bexiga.

    B) Aos rins.

    C) Ao fígado.

    D) Ao baço.

A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país.
Sobre as doenças crônicas não transmissíveis, analise os itens:
I. Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos: condição não tratada em três meses, não fatal no curto prazo (não emergencial), quando apresenta quadros pontuais graves. II. Fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. III. A pessoa com diabetes, principalmente Diabetes Tipo 2, terá maiores chances de se tornar um hipertenso. Para evitar possíveis complicações, o tratamento da hipertensão é imperativo, pois, se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. IV. As doenças crônicas não transmissíveis geralmente são o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. V. A atividades físicas e dietas pobres em nutrientes corroboram para um sistema imunológico mais fraco e consequentemente mais propenso a infecções.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A coluna da esquerda apresenta as fases de cicatrização da ferida e a da direita, característica de cada fase. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 2, 1, 2, 3, 1
  • B. 3, 3, 2, 1, 2
  • C. 1, 2, 3, 3, 2
  • D. 2, 1, 2, 2,3

A utilização de raquianestesia se baseia na administração de anestésico local, diretamente no espaço subaracnóideo. Leia as frases e assinale a alternativa incorreta.

  • A. As principais complicações desse tipo de anestesia são: bloqueio simpático e a cefaleia pós punção meníngea
  • B. A toxicidade sistêmica é praticamente nula, devido as baixas dosagens de anestésico utilizadas
  • C. A associação de adrenalina com solução de lidocaína, provoca uma maior profundidade de bloqueio, e maior duração do mesmo
  • D. A raquianestesia apresenta rápida ação e alta confiabilidade, sendo por esses motivos, muitas vezes utilizada nas cirurgias de bloqueio regional
  • E. Facilmente executável em pacientes obesos, sendo por isso a primeira escolha nesses pacientes

Em 1968, Spaulding propôs uma classificação dos artigos utilizados na assistência à saúde, de acordo com o risco potencial de transmissão de infecção. Em relação aos cuidados para com estes artigos, marque a alternativa CORRETA:

  • A. Os produtos para saúde classificados como não críticos exigem como processo mínimo a desinfecção de nível intermediário.
  • B. Os produtos para saúde críticos são utilizados em procedimentos invasivos com penetração em pele e em mucosas adjacentes, tecidos subepiteliais e sistema vascular, excluindo-se os produtos que estejam conectados a esses sistemas.
  • C. Os produtos para saúde semi-críticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário por produtos saneantes ou por processo físico de termodesinfecção antes da utilização em outro paciente.
  • D. Os materiais não críticos, em caso de contaminação com matéria orgânica, devem ser submetidos, no mínimo, à desinfecção de alto-nível e no caso de ausência de matéria orgânica, a limpeza é suficiente.

Sobre o Calendário nacional de vacinas, analise as afirmativas.

I - A vacina de Hepatite B, é realizada em 3 doses, aplicada via IM, na região glútea; a primeira dose é aplicada quando a criança completa 1 ano.

II - A vacina BCG é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tiverem sido vacinadas.

III - A dose inicial de vacina da febre amarela é administrada aos dois anos de idade.

IV - A primeira dose da vacina contra Rota vírus é administrada quando a criança completa 2 meses de idade.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...