Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a consulta de pré-natal, o Enfermeiro identificou que a gestante HGV, 25 anos, 20 semanas de gestação, apresenta registro na carteira de vacinação de três doses da vacina contra o tétano, sendo a última dose há menos de 5 anos. Nesse caso, assinale a alternativa correta:
NÃO faz parte dos riscos químicos de acidente trabalho:
A hipotermia perioperatória pode ser definida como uma complicação séria e comumente relacionada a anestesia e cirurgia. Considerada não intencional quando resulta da combinação entre a alteração da termorregulação pelos agentes anestésicos, fatores ambientais do centro cirúrgico e relacionados ao paciente, ela advém de vários fatores associados ou isolados.
Analise as afirmativas a seguir sobre o mecanismo de perda de calor do paciente submetido a procedimento anestésico cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A radiação é o principal mecanismo de perda de calor; ela ocorre pela transmissão da energia eletromagnética através de raios infravermelhos do corpo para objetos na sala que não estão em contato com o corpo, não sendo afetada pela temperatura e movimento de ar ou pela distância entre as superfícies
( ) Na condução, perde-se o calor por meio do contato direto entre o paciente e objetos frios, e a perda de calor é proporcional à diferença de temperatura entre os dois corpos.
( ) A evaporação ocorre quando a umidade, a partir da superfície do corpo, muda de líquido para gás, sendo o calor liberado no processo.
( ) Na convecção, a maior parte do calor perdido ocorre quando a superfície do corpo é exposta antes da colocação dos campos que previnem a perda de calor.
Assinale a sequência CORRETA.
Enfermagem - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Ferreira e Madeira (2004) afirmam que o recém-nascido, principalmente o recém-nascido pré-termo, tem o sistema imunológico ineficiente, cujos mecanismos de defesa celulares e humorais não funcionam de modo eficaz, prejudicados por barreiras físicas incompetentes, como a pele gelatinosa. Ele se torna alvo fácil para os micro-organismos, que ocasionam, assim, infecções. Por isso, todo o cuidado com a pele e a higienização das mãos, a fim de diminuir o contato desse bebê com agentes bacterianos e fúngicos, é essencial para a sua sobrevivência. Sabendo que uma das funções da pele é de proteção contra a invasão de micro-organismos, as células presentes na epiderme que desempenham função imune e ajudam no processamento inicial dos antígenos que penetram a epiderme são chamadas de:
Gestante chega ao pronto-socorro com sangramento intenso associado à dor em baixo ventre. Trata-se de uma primigesta com 35 semanas de gestação. Relata que a dor iniciou de maneira abrupta. Dentre as situações apresentadas, assinale a mais compatível com este quadro clínico.
Para a classificação da cirurgia mediante seu potencial de contaminação, na década de 1960, a National Academy of Sciences propôs uma classificação das cirurgias que tem sido utilizada até os dias atuais.
Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação do grau de contaminação microbiana no sítio cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nas cirurgias potencialmente contaminadas, incluem-se as feridas traumáticas, abertas e recentes, com presença de inflamação não purulenta aguda e quebra grosseira da técnica asséptica em que o risco estimado de ISC é igual a 20%.
( ) Consideram-se cirurgias contaminadas aquelas em que há inserção, sob condições controladas, dos tratos respiratório, gastrintestinal ou genitourinário, sem contaminação não usual e cujo risco estimado de ISC é igual ou menor que 10%.
( ) Consideram-se cirurgias infectadas aquelas que se realizam em feridas operatórias com infecção pré-existente, traumas antigos com tecido desvitalizado, corpo estranho ou contaminação fecal, bem como quando houver perfuração de vísceras em que o risco estimado pra ISC varia de 30 a 40%.
( ) Consideram-se cirurgias limpas quando não há inflamação local, quebra da técnica asséptica ou penetração no trato respiratório, gastrintestinal ou genitourinário, decorrentes de cirurgias eletivas, primariamente fechadas e sem drenos, cujo risco estimado para infecção de sítio cirúrgico (ISC) é igual ou menor que 2%.
Assinale a sequência CORRETA.
Enfermagem - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
O surfactante é uma lipoproteína encontrada na parte distal das vias respiratórias e nos alvéolos dos pulmões normais. É INCORRETO afirmar que esta substância
A comunicação de acidente do trabalho será feita ao INSS por intermédio do formulário CAT, preenchido em quatro vias, sendo a terceira via destinada:
Sobre a lista de verificação de cirurgia segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, considere as fases a seguir.
I. Antes de entrar à sala de cirurgia
II. Antes da incisão cirúrgica
III. Antes de o paciente sair da sala de cirurgia
Conforme a lista de verificação de cirurgia segura, estão corretas as fases:
Enfermagem - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
A adaptação à vida extrauterina envolve algumas alterações no sistema circulatório do recém-nascido pelo fato de cessar a circulação placentária e a dos pulmões começarem a funcionar. A transição da circulação fetal para pós-natal envolve o fechamento funcional dos shunts fetais: ducto arterial, ducto venoso e forame oval. Normalmente, o forame oval se fecha quando a pressão
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...