Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ausência de circulação do sangue, provocada por uma parada cardiorrespiratória, interrompe a oxigenação dos tecidos, causando a morte das células mais sensíveis. Os órgãos mais sensíveis à falta de oxigênio são:

  • A. cérebro e pulmão
  • B. cérebro e rim
  • C. cérebro e coração
  • D. pulmão e coração
  • E. coração e rim

Denomina-se enterobíase:

  • A. parasitose da pele causada por um ácaro cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos.
  • B. manifestação intestinal causada por helminto, cuja principal característica é o prurido retal, frequentemente noturno.
  • C. infecção causada por parasito trematódeo digenético, cuja sintomatologia clínica depende do estágio de evolução do parasito.
  • D. doença parasitária intestinal, frequentemente assintomática, que apresenta alterações cutâneas secundárias à penetração das larvas na pele.
  • E. infecção por protozoário que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado.

Epidemiologia Ocupacional é o estudo dos efeitos sobre a saúde dos fatores a que as pessoas estão expostas no seu ambiente de trabalho. Esses fatores podem ser:

I. Calor.

II. Ruído.

III. Radiações.

IV. Energia mecânica.

É correto afirmar que:

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
  • D. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Em um atendimento de emergência, na assistência a uma vítima de queimadura apresentando formação de flictenas (bolhas), o procedimento correto é:

  • A. aplicar pasta de dente para manter o local resfriado.
  • B. aplicar pomadas analgésicas para aliviar a dor.
  • C. retirar qualquer material que esteja grudado à pele.
  • D. furar as bolhas para facilitar a cicatrização.
  • E. não furar as bolhas para evitar infecção.

Em relação ao calibre das agulhas e a aplicação para administração de medicação intramuscular em crianças, recomenda-se:

  • A. o local de aplicação de escolha é o vasto lateral da coxa, e o calibre 25X6, sendo que a avaliação clínica da criança é imprescindível para a tomada de decisão.
  • B. o local de aplicação de escolha é o dorso-glúteo, e o calibre 25X7, sendo que a avaliação clínica da criança é imprescindível para a tomada de decisão.
  • C. o local de aplicação de escolha é o vasto lateral da coxa, e o calibre 30X7, sendo que a avaliação clínica da criança é imprescindível para a tomada de decisão.
  • D. o local de aplicação de escolha é o deltoide, e o calibre 25X8, sendo que a avaliação clínica da criança é imprescindível para a tomada de decisão.
  • E. o local de aplicação de escolha é o vasto anterior da coxa, e o calibre 20X6, sendo que a avaliação clínica da criança é imprescindível para a tomada de decisão.

As estatísticas oficiais reconhecem o recrudescimento da Tuberculose Pulmonar nas grandes metrópoles, e uma de suas principais causas reside no tratamento incompleto e/ou no abandono do tratamento específico por parte do paciente. Uma das medidas epidemiológicas adotadas é a vacinação precoce da criança com o BCG intradérmico.

Esse tipo de vacina deve ser aplicado

  • A. no recém-nato, em dose única
  • B. no recém-nato e com reforço aos dois meses
  • C. aos dois, quatro e seis meses de idade
  • D. aos três, cinco e sete meses de idade
  • E. aos seis meses de idade, em dose única

Com relação à administração de insulina, assinale a alternativa correta.

  • A. A via de administração usual da insulina é a via instramuscular, mas a insulina regular também pode ser aplicada por vias subcutânea e intramuscular, em situações que requerem um efeito clínico imediato.
  • B. A aplicação subcutânea pode ser realizada nos braços, abdômen, coxas e nádegas, sendo que a absorção é mais rápida nos braços e mais lenta nas coxas e nádegas.
  • C. A aplicação intramuscular pode ser realizada nos braços, abdômen, coxas e nádegas, sendo que a velocidade de absorção é mais rápida nos braços e mais lenta nas coxas e nádegas.
  • D. A aplicação subcutânea pode ser realizada nos braços, abdômen, coxas e nádegas, sendo que a velocidade de absorção é mais rápida no abdômen e coxas e mais lenta nas nádegas.
  • E. A via de administração usual da insulina é a via subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por vias intravenosa e intramuscular, em situações que requerem um efeito clínico imediato.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação às feridas e aos curativos.

( ) As características de um curativo ideal são: manter alta umidade na interface da ferida/cobertura; remover o excesso de exsudação; permitir a troca gasosa; fornecer isolamento térmico; ser impermeável a bactérias; estar isento de partículas e tóxicos contaminadores e permitir a troca sem provocar trauma.

( ) Os tipos de coberturas de curativos são: passivo que só protege e cobre a ferida; interativo que proporciona um microambiente ideal para o processo de cura e bioativo que resgata ou estimula a liberação de substâncias durante o processo de cura.

( ) Consideramos uma ferida como aguda quando há desvio na sequência do processo cicatricial fisiológico, caracterizando-se mais por respostas proliferativas do que exsudativas.

( ) As feridas ulcerativas são provocadas acidentalmente por agentes mecânicos como prego, espinho e pancadas; físicos como temperatura, pressão e eletricidade; químicos como ácidos e soda caústica; e biológicos como contato com animais, penetração de parasitas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – F
  • B. V – V – F – F
  • C. V – F – V – F
  • D. F – V – V – V
  • E. F – F – V – V

Analise as afirmativas abaixo quanto ao calendário vacinal.

1. A BCG -– Tuberculose deve ser aplicada em dose única, mas recomenda-se uma segunda dose da vacina quando, apos 6 meses, não se observar cicatriz no local da aplicação.

2. A primeira dose da vacina hepatite B deve ser idealmente aplicada nas primeiras 12 horas de vida.

3. A vacina da febre amarela é indicada para os residentes e viajantes para as áreas endêmicas, de transição o e de risco potencial. A aplicação o dessa vacina deve ser feita a partir dos 6 meses de idade.

4. A vacina bivalente contra o HPV (papilomavírus humano) estão indicada para meninas de 10 a 25 anos, em três doses.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

A enfermeira possui um papel relevante no acompanhamento da mulher durante o trabalho de parto.

Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A presença de mecônio indica sofrimento fetal e o trabalho de parto deve ser interrompido.
  • B. A ausculta fetal deve ser realizada a cada duas horas nas parturientes de risco habitual.
  • C. A ausculta fetal deve ser realizada apenas durante a contração para diagnosticar precocemente as desacelerações intraparto do Tipo II.
  • D. A ausculta fetal deve ser realizada apenas após a contração para diagnosticar precocemente as desacelerações intraparto do Tipo I.
  • E. A ausculta fetal deve ser realizada antes, durante e depois da contração para diagnosticar precocemente as desacelerações intraparto do Tipo I e II.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...