Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conhecimento da linguagem científica é importante para identificação imediata de dados referentes aos clientes, procedimentos e cuidados na prática assistencial. Indique a alternativa que apresenta o ERRO nos significados dos termos técnicos indicados.

  • A. Nefrografia – exame radiológico do rim.
  • B. Nefrologia – parte da medicina que compreende o estudo dos rins e o tratamento das doenças renais.
  • C. Nefrite – dor localizada nos rins.
  • D. Nefrolitíase – o mesmo que cálculo nos rins.
  • E. Nefroblastoma – tumor altamente maligno no rim.

No Infarto do miocárdio, o paciente pode apresentar uma combinação de sintomas como dor torácica, falta de ar, indigestão, náuseas e ansiedade. Um dos cuidados prestados na assistência de enfermagem no alívio da dor torácica é a manutenção do repouso físico no leito com a cabeceira elevada. A elevação da cabeça e do tronco é benéfica em razão do

  • A. volume corrente melhorar devido à pressão aumentada a partir do conteúdo abdominal sobre o diafragma e à melhor expansão pulmonar e troca gasosa.
  • B. volume corrente melhorar devido à pressão reduzida a partir do conteúdo abdominal sobre o diafragma e à melhor expansão pulmonar e troca gasosa.
  • C. retorno venoso do coração aumentar, reduzindo o trabalho do coração.
  • D. retorno venoso do coração diminuir, aumentando o trabalho do coração.

No relatório de um enfermeiro, consta que um paciente, que será submetido mais uma vez a hemodiálise, recebeu reposição de potássio. Ao rever o prontuário, o chefe da enfermagem constata que o paciente apresentou consistentemente hipocalemia e recebeu múltiplas reposições de potássio diariamente.

Considerando essa situação hipotética, a condição mais provável para a hipocalemia persistente é a

  • A. abertura da sonda nasogástrica.
  • B. administração de espirolactona.
  • C. hemodiálise e acidose.
  • D. constipação.
  • E. hemorragia digestiva.

Na alimentação através de sondas nasoenteral são importantes as medidas e os cuidados abaixo relacionados, exceto este:

  • A. Relatar episódios de engasgo, crise de tosse ou asfixia.
  • B. Infundir a alimentação rapidamente.
  • C. Posicionar a cabeceira do leito no mínimo em 30º ou manter o paciente sentado no leito ou em uma cadeira.
  • D. Comunicar qualquer dificuldade encontrada na infusão da alimentação.
  • E. Comunicar qualquer desconforto que o paciente venha a manifestar verbalmente.

Em relação à embolia pulmonar, analise:

I. É a obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por um trombo (ou trombos) que se origina em algum lugar do sistema venoso ou no lado esquerdo do coração.

II. É um distúrbio comum e, com frequência, está associada ao trauma, cirurgia (ortopédica, abdominal maior, pélvica, ginecológica), gravidez, insuficiência cardíaca, idade acima de 50 anos, estados hipercoaguláveis e imobilidade prolongada.

III. A dispnéia é o sintoma que mais ocorre e a taquipnéia é o sinal mais frequente da embolia pulmonar.

IV. É uma doença crônica na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsuflados.

  • A. II e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e IV.

A administração precisa de medicamentos exige conhecimento do cálculo das doses e sua correta manipulação. Numa unidade hospitalar de Bairro X são disponibilizados frascos-ampolas de Cefalotina 1g em pó liofilizado e ampolas de 5 ml de diluente. Para cumprir corretamente a prescrição de Cefalotina sódica 500mg, IV, 6/6h, após o processo correto de diluição, o quanto da solução deve ser aspirado do frasco e aplicado a cada horário?

  • A. 2ml
  • B. 2,5ml
  • C. 5ml
  • D. 1 ml
  • E. 1,5ml

Determinadas doenças transmissíveis exigem ações de proteção específicas. No caso da varicela, uma forma de transmissão da doença e o tipo de máscara de proteção indicada para os profissionais são, respectivamente:

  • A. aerossóis e peça semifacial filtrante.
  • B. aerossóis e máscara cirúrgica.
  • C. contato e máscara oronasal.
  • D. aerossóis e peça inalatória de silicone (MAS 100).

O choque hipovolêmico é uma situação grave que requer intervenção rápida e precisa e, por isso, é importante o seu pronto reconhecimento. Marque a opção que apresenta os sinais e sintomas dessa ocorrência.

  • A. Diminuição da frequência respiratória, pele fria, hipotensão e palidez cutânea.
  • B. Diminuição da frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória, aumento do débito urinário e pele fria.
  • C. Aumento do débito urinário, hipotensão, palidez cutânea e aumento da frequência cardíaca.
  • D. Palidez cutânea, aumento da frequência respiratória, aumento da frequência cardíaca e diminuição do débito urinário.
  • E. Bradicardia, bradipneia e manutenção do nível normal de consciência.

O acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde e ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação, é um princípio

  • A. do Pacto pela Vida.
  • B. da Política Nacional de Humanização.
  • C. do Programa de Volta para Casa.
  • D. da “Carta dos direitos dos usuários da saúde”.

A oxigenioterapia visa melhorar a perfusão tecidual e corrigir a acidose respiratória. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica a técnica não invasiva utilizada para a administração de oxigênio.

  • A. Por vaporização.
  • B. Por máscara de Venturi.
  • C. Por aspiração.
  • D. Por nebulização.
  • E. Por ventilação mecânica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...