Questões de Enfermagem

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A estratégia de Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Básica, conforme a Portaria MS nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, influencia diretamente no desenvolvimento da saúde pública no Brasil. A implantação desta estratégia tem como um dos itens necessários o cumprimento da carga horária integral de 40 horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, composta por

    A) ACS e enfermeiro supervisor.

    B) ACS, enfermeiro supervisor e enfermeiro auxiliar.

    C) Dois ACS, enfermeiro supervisor e médico.

    D) ACS, enfermeiro supervisor e médico.

    E) ACS, enfermeiro supervisor, enfermeiro auxiliar e médico.

De acordo com a Portaria MS nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, ao se falar de disposições gerais Sobre a Atenção Básica, a educação permanente de suas equipes é tópico essencial. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:

    A) A educação permanente deve ser constitutiva, portanto, da qualificação das práticas de cuidado, gestão e participação popular.

    B) A Educação Permanente deve embasar-se num processo pedagógico que contemple desde a aquisição/atualização de conhecimentos e habilidades até o aprendizado que parte dos problemas e desafios enfrentados no processo de trabalho, envolvendo práticas que possam ser definidas por múltiplos fatores (conhecimento, valores, relações de poder, planejamento e organização do trabalho, etc.) e que considerem elementos que façam sentido para os atores envolvidos (aprendizagem significativa).

    C) Importante na educação permanente é o planejamento/programação educativa ascendente, em que, a partir da análise coletiva dos processos de trabalho, identificam-se os nós críticos (de natureza diversa) a serem enfrentados na atenção e/ou na gestão, possibilitando a construção de estratégias contextualizadas que promovam o diálogo entre as políticas gerais e a singularidade dos lugares e das pessoas, estimulando experiências inovadoras na gestão do cuidado e dos serviços de saúde.

    D) É importante sintonizar e mediar as ofertas de educação permanente pré-formatadas (cursos, por exemplo) com o momento e contexto das equipes, para que métodos hierarquizados sejam definidos e a atuação do SUS no Brasil se firme de maneira centralizada.

    E) A vinculação dos processos de educação permanente a estratégia de apoio institucional pode potencializar enormemente o desenvolvimento de competências de gestão e de cuidado na Atenção Básica, na medida em que aumenta as alternativas para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelos trabalhadores em seu cotidiano.

De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Humanização é CORRETO afirmar que “reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde”, o referido trecho traduz o conceito:

    A) gestão participativa e cogestão

    B) acolhimento

    C) ambiência

    D) rede humaniza SUS

    E) clínica ampliada e compartilhada

Com a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH), o Ministério da Saúde aponta que trabalha para consolidar, prioritariamente, quatro marcas específicas. Dessas marcas, não se inclui:

    A) Serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco.

    B) Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

    C) Todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde, e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.

    D) As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS.

    E) As unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Humanização, como um conjunto de estratégias para alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS, estabelece-se, portanto, como a construção/ativação de atitudes ético-estético-políticas em sintonia com um projeto de corresponsabilidade e qualificação dos vínculos interprofissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde. Éticas porque:

    A) tomam a defesa da vida como eixo de suas ações.

    B) estão voltadas para a invenção das normas que regulam a vida, para os processos de criação que constituem o mais específico do homem em relação aos demais seres vivos.

    C) é na pólis, na relação entre os homens que as relações sociais e de poder operam-se, que o mundo se faz.

    D) impõe, mais do que nunca, que o SUS seja tomado em sua perspectiva de rede.

    E) Implica, exatamente, em processos de troca, de interferência, de contágio que queremos.

O osso temporal é um osso par que contribui para a parede lateral e para a base do crânio, formando parte da fossa média e posterior do crânio. Sobre a anatomia do osso temporal, considere a alternativa correta:

    A) A porção escamosa forma a região superior e posterolateral do osso temporal.

    B) Na sua parte anterossuperior tem origem a apófise zigomática, que, juntamente, com o osso zigomático, dará origem ao arco zigomático, local de inserção do músculo masseter.

    C) A porção retromeática corresponde à parede posterior do CAE e região anterior da mastoide.

    D) A porção mastoidea trata-se de uma projeção cônica da parte petrosa do osso temporal, unindo-se a escama e ao osso timpânico, posteriormente.

    E) Na face lateral do petroso está localizado o processo estiloide, que se dirige, anterossuperiormente, e mede aproximadamente 4 cm. Em sua base fica o forame estilomastoideo, orifício externo do canal facial.

Com relação à Educação Popular em Saúde, considere a alternativa que traz informações incorretas:

    A) É ferramenta estratégica por apoiar os processos de redução das desigualdades regionais e das iniquidades sociais.

    B) Potencializa a ampliação da participação social e da gestão compartilhada.

    C) Enquanto campo teórico-metodológico e prática social, tem apresentado desafios à política pública de saúde para o avanço da democracia participativa.

    D) Apresenta-se com potencialidade, apenas como referencial teórico/metodológico para a construção de políticas.

    E) Traz a dimensão do potencial apresentado pelo trabalho em rede, o qual poderá ser fortalecido enquanto referencial nas políticas de saúde.

A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006 define que “o Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira”. Tal Pacto possui prioridades para se alcançar os objetivos. Considerando a Portaria anteriormente referida, observe as prioridades expostas nas assertivas e assinale a que não compõe uma delas, de acordo com a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006:

    A) Controle das doenças laborais.

    B) Saúde do idoso.

    C) Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.

    D) Redução da mortalidade infantil e materna.

    E) Fortalecimento da Atenção Básica.

Ainda sobre o mesmo tema, a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, especificamente sobre as diretrizes para gestão do SUS no Pacto de Gestão, a “Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores”. O planejamento da Regionalização possui determinados instrumentos, estes que estão expostos corretamente na alternativa:

    A) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    B) Plano Formador de Regionalização – PFR, o Plano Diretor de Investimento – PDI e a Programação Universal da Atenção em Saúde – PUAS,

    C) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Vinculativo de Investimento – PVI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    D) Plano Formador de Regionalização – PFR, o Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    E) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Diretor de Investimento – PDI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI.

De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os Resíduos Sólidos de Saúde - RSS são classificados em cinco grupos. O grupo A engloba RSS do tipo:

    A) reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados.

    B) peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue.

    C) sobras de alimentos e do preparo de alimentos.

    D) ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.

    E) quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

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