Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As taxas de sobrevivência, em uma parada cardiorrespiratória (PCR), dependem do atendimento, de sua eficácia e do tempo de início das manobras. Em relação a PCR e manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), assinale a opção correta.
As interrupções nas compressões torácicas devem ser minimizadas para, no máximo, 30 segundos.
Os sinais de uma vítima de PCR incluem apneia, inconsciência e hipóxia.
A ordem correta do atendimento cardiovascular de emergência compreende o reconhecimento imediato da PCR e acionamento do serviço de emergência, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, cuidados pós-PCR integrados e suporte avançado de vida eficaz.
Na sistematização do suporte básico de vida (SBV) ou BLS (basic life support), que consiste na sequência de atendimento ABCD, houve, recentemente, alteração da sequência ABC para CAB.
Durante as manobras de RCP, as compressões devem ser rápidas e fortes, a uma frequência de, pelo menos, 120 compressões por minuto, aplicando-se pressão suficiente para deprimir o esterno em, no mínimo, 6 cm.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. No Brasil, a forma de transmissão da leishmaniose visceral ocorre durante banhos de rios e açudes que tenham caramujos infectados.
Para administrar 100 ml de soro glicosado a 5% em 30 minutos, o número de gotas que deverão correr por minuto é de aproximadamente:
Acerca do controle de infecção, julgue os itens que se seguem.
As mãos que mostram sujidade visível ou que estejam visivelmente contaminadas por sangue, fluidos ou excreções corporais devem ser friccionadas com solução alcoólica e dispensadas da lavagem com água e sabão.
A raiva manifesta-se por quadro de uma encefalite aguda, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, constituindo um problema de saúde pública. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.
Na suspeita de um caso de raiva, a equipe deverá notificar o Ministério da Saúde, que providenciará o repasse de recursos para a coleta de líquor e raspagem das células da córnea em até setenta e duas horas.
O soro antirrábico e a vacina antirrábica deverão ser imediatamente administrados diante de um caso de suspeita clínica-epidemiológica de raiva humana, de modo a prevenir a ocorrência de encefalite e outras complicações neurológicas.
O Ministério da Saúde recomenda que todo caso suspeito deverá ser acompanhado no serviço de referência ambulatorial do estado ou município em que se localiza. O encaminhamento do paciente para atendimento de média e alta complexidade deverá ocorrer apenas se houver queixas de salivação progressiva, taquipneia e redução do nível de consciência.
Morcegos e cães têm sido os principais responsáveis pela transmissão da raiva no Brasil.
A raiva é uma doença que acomete animais invertebrados por meio do protozoário Toxoplasma gondii, encontrado particularmente na América Latina.
Em relação a Norma Regulamentadora NR 32, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), descartáveis ou não, deverão estar à disposição, em número suficiente, nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição. II- A NR 32 abrange as situações de exposição aos diversos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, como os agentes de risco biológico, os agentes de risco químico, os agentes de risco físico com destaque para as radiações ionizantes, exceto os agentes de risco ergonômico. III- O quarto destinado à internação de paciente, para administração de radiofármacos, deve possuir blindagem; paredes e pisos com cantos arredondados, revestidos de materiais impermeáveis, que permitam sua descontaminação; sanitário privativo; biombo blindado junto ao leito; sinalização externa da presença de radiação ionizante e acesso controlado.Todas as frases estão corretas.
Apenas as frases I e III estão corretas.
Apenas a frase I está correta.
Apenas as frases I e II estão corretas.
No âmbito da Rede Cegonha, preconiza-se a realização da primeira semana de saúde integral (PSSI), que consiste em uma estratégia de saúde na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.
Os testes anti-HIV e VDRL são disponibilizados para realização apenas durante o pré-natal ou na maternidade. Após receber alta, a puérpera deverá procurar o serviço de saúde para realizar os testes fora da PSSI.
A condição de residência da família, a escolaridade da mãe e a renda familiar não são fatores de risco para o recém-nascido, embora seja necessário relatar tais informações no prontuário da criança.
Não se deve incluir a família nas consultas puerperais, pois a mulher pode se sentir constrangida com a presença do marido durante seus relatos.
O agendamento das consultas deve obedecer ao seguinte calendário previsto para o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida.
Recomenda-se uma visita domiciliar na segunda semana após a alta do bebê. Caso o recém-nascido tenha sido classificado como de risco, a visita deverá acontecer nos primeiros seis dias após a alta.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. A transmissão natural da doença de Chagas é vetorial e ocorre por meio das fezes dos triatomíneos, vulgarmente conhecidos por barbeiros, entre outros nomes.
Na discussão sobre uma política nacional para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas deve-se considerar que:
Acerca do controle de infecção, julgue os itens que se seguem.
Substâncias anti-sépticas, usadas em pele e mucosa, devem ter ação letal ou inibitória da reprodução microbiana, ter baixa causticidade e ser hipoalergênicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...