Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Foram prescritos 500 ml de Soro Glicosado (SG) a 12%. Na enfermaria há disponíveis frascos de 500 ml SG a 5% e ampolas de 10 ml de glicose hipertônica a 50%. O quantitativo de ampolas de glicose hipertônica a 50% que serão utilizadas para a transformação soro é de:
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Uma mulher, com 80 anos, encontra-se emagrecida e acamada. Durante o exame físico, o enfermeiro verificou a presença de uma lesão em região sacral compatível com uma úlcera de pressão em Estágio I. Considerando o tipo de lesão e as coberturas de curativos disponíveis no mercado, a prescrição de enfermagem para essa paciente poderia ser com:
Carvão ativado.
Clorexidina alcoólica.
Colagenase.
Ácidos graxos essenciais.
Marque a alternativa que não é exemplo de risco químico:
Poeiras de carvão.
Fumos de chumbo.
Radiações ionizantes.
Névoas de tinta.
Gás butano.
A respeito do tétano, doença infecciosa aguda, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, que provoca um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, assinale a opção correta.
O agente etiológico do tétano é um bacilo gram-positivo, anaeróbio e capaz de produzir esporos que lhe permitem sobreviver no meio ambiente por vários anos.
O tétano acidental tem período de transmissibilidade de dez a quatorze dias.
O principal modo de transmissão do tétano neonatal é o contato direto entre recém-nascidos.
O período de incubação tanto do tétano acidental como do tétano neonatal é de trinta a quarenta dias.
O C. tetani é comumente encontrado na natureza sob a forma vegetativa e no trato intestinal do cavalo e do homem.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e das unidades básicas de saúde (UBS), julgue os itens subsequentes. É atribuição específica do enfermeiro a realização do cuidado da saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde e, se necessário, no domicílio e em espaços comunitários como escolas e associações.
A respeito da prevenção do suicídio, os proissionais de enfermagem devem estar atentos a frases de alerta dos pacientes, que vão expressar sentimentos de pessoas que pensam em se matar. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica um discurso correto de proissionais de saúde:
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à coleta de sangue de doador, assinale a alternativa incorreta:
A aférese é um procedimento que consiste na retirada do sangue total do indivíduo, por máquina, permitindo a separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração em várias bolsas. Neste processo não há devolução de qualquer componente do sangue ao doador.
Podem doar sangue as pessoas saudáveis, com peso acima de 50 kg, que tenham idade entre 18 e 67 anos 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação. O candidato, a fim de possibilitar uma maior garantia de sua identificação, deve se apresentar ao serviço de hemoterapia com um documento que contenha sua foto.
A triagem clínica é realizada com o intuito de selecionar, dentre os candidatos apresentados, somente aqueles que preencherem os critérios desejáveis para um doador de sangue. Nessa fase, devem ser verificados, dentre outros, os dados de Peso;Pressão arterial (PA); Temperatura; Dosagem de Hemoglobina (Hb) ou do Hematócrito (Ht).
O sangue total deve ser coletado em uma bolsa descartável, estéril e múltipla (a tripla é a mais comumente utilizada em nosso meio), para permitir o posterior processamento, isto é, a separação do sangue total coletado em vários hemocomponentes.
Assinale a opção correta a respeito da dengue.
O agente etiológico da dengue é o mosquito da espécie Aedes aegypti, que também pode ser transmissor da febre amarela urbana.
Por apresentar um grande número de casos suspeitos, a dengue não é considerada uma doença de notificação compulsória.
A dengue é considerada de padrão sazonal, de incidência coincidente com o inverno, devido à maior ocorrência de geadas e à queda de temperatura nessa estação.
A fonte de infecção e reservatório para o agente etiológico da dengue é o ser humano, tendo sido descrito na Ásia e na África um ciclo selvagem com o envolvimento de macacos.
O tratamento da dengue é sintomático, mediante a utilização frequente de analgésicos, antipiréticos, antibióticos e sulfas.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e das unidades básicas de saúde (UBS), julgue os itens subsequentes. É permitido ao agente comunitário de saúde desenvolver atividades na UBS.
Sobre a administração de medicamentos por via parenteral, as vias mais comuns para este procedimento na psiquiatria são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...