Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Duas unidades de saúde apresentam características de planejamento diferentes. Algumas dessas características são:
Unidade A: O sujeito que planeja e o objeto do planejamento são independentes. Prega-se a neutralidade científica do planejador e o planejamento não leva em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos. Unidade B: O sujeito que planeja faz parte da realidade juntamente com outros atores. Reconhece e trabalha com o conflito e com as relações de poder. De acordo com esses dados, está sendo aplicado na UnidadeB o planejamento tradicional.
A o planejamento estratégico situacional.
A o planejamento normativo ou tradicional.
B o planejamento de métodos e normas.
B o planejamento de Berwick.
Por ocasião do nascimento do filho, a segurada empregada tem direito ao salário-maternidade. O beneficio será pago durante
90 dias.
120 dias.
15 dias.
30 dias.
60 dias.
O valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas, ocupacionalmente expostas, não correm risco de dano à saúde é indicado por meio de
EAA − Espectrofotometria de Absorção Atômica.
VRNE − Valor de Referência da Normalidade para Espectrofotometria Visível.
CLAD − Cromatografia Líquida de Alto Desempenho.
IBMP − Índice Biológico Máximo Permitido.
HF − Hematofluorômetro.
As lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são, por definição, um fenômeno relacionado ao trabalho e devem ser
consideradas um evento de saúde pública, independente da natureza ou origem, com notificação imediata.
registradas no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica Específica − SIVEPE, obedecendo as normas e rotinas estabelecidas pelo Sistema.
registradas como agravos de importância para a saúde de abrangência nacional em toda a rede de saúde privada.
consideradas um evento de saúde pública e sanitária, com a priorização de notificação imediata.
registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação − SINAN, obedecendo as normas e rotinas estabelecidas pelo Sistema.
Dentre as doenças relacionadas ao trabalho, que constam na Portaria 1.339/GM 99, o agravo relacionado com o trabalho e o respectivo agente etiológico/fatores de risco de natureza ocupacional, estão descritos em:
Em relação aos cuidados relativos à lavagem das mãos, assinale a opção correta.
Se as mãos tocarem a pia durante a lavagem, deve-se repetir a lavagem, pois a pia é uma área contaminada.
Ao utilizar antisséptico, não é necessário friccionar as mãos até que o álcool esteja seco.
As unhas devem ser curtas, embora não haja um tamanho recomendado.
Não há ordem para a secagem das mãos, apenas para a lavagem.
Não é preciso inspecionar as mãos quanto à sujidade visível; toda sujidade será eliminada durante a lavagem.
As medidas de prevenção de contato são indicadas para pacientes com infecção ou colonização por microrganismos com importância epidemiológica e que são transmitidos por contato direto ou indireto. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O uso de óculos, máscara cirúrgica e avental só são indicados para quando houver risco de contato com sangue ou secreções.
O uso de luvas e avental só é indicado quando houver contato com o paciente, não sendo necessário para a manipulação do equipamento ventilatório ou de outras superfícies próximas ao leito.
Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de quatro metros.
Equipamentos como termômetro, esfigmomanômetro e estetoscópio não devem ser de uso exclusivo do paciente, até porque os hospitais não têm materiais suficientes para tal.
As principais doenças que necessitam de precauções de contato adicionadas ao padrão incluem: rotavírus, estreptococcia, estafilococcia, hepatite A, hepatite B com sangramento, HIV com sangramento, cólera e bactérias multirresistentes.
Para os cuidados com os pés de portadores de Hanseníase:
deve ser orientado o paciente para andar descalço e usar preferencialmente sandálias, evitando a úlcera plantar.
deve ser realizada a higiene dos pés, mantendo-os úmidos para melhor hidratação.
não realizar remoção dos calos, pois podem causar a úlcera plantar.
deve ser realizada a higiene dos pés com limpeza e secagem dos espaços interdigitais.
Em relação ao controle de infecção hospitalar, assinale a opção correta.
É correto afirmar que o desenvolvimento e a erradicação de uma infecção dependem mais características relacionadas ao parasita do que as relacionadas ao hospedeiro.
Infecção comunitária pode ser definida como a infecção consumada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não apresente relação com internações anteriores em qualquer hospital.
Infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e que surja durante a internação ou mesmo após a alta, quando relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
As infecções no recém-nascido são hospitalares, com exceção das transmitidas de forma transplacentária e aquelas associadas à bolsa rota superior a 72 horas.
Apesar de a pele íntegra ter boa resistência a infecção, os artigos não-críticos que entram em contato necessitam, além da limpeza prévia, de desinfecção.
Em relação ao Diabetes, assinale a alternativa correta:
O Diabetes Mellitus do tipo 1 é consequente à destruição de células beta do pâncreas, o que leva à deficiência absoluta de insulina e tendência à cetoacidose. Geralmente, tem seu início na infância ou na adolescência.
A insulina regular tem ação de 1 a 3 horas, com pico de ação de 5 a 7 horas, sendo utilizada para manutenção da glicemia.
A insulina regular deve ser aplicada exclusivamente por via subcutânea e a insulina NPH pode ser aplicada por diferentes vias (subcutânea, intramuscular e endovenosa).
Os rodízios de locais de aplicação devem ser recomendados apenas para a insulina NPH, que é utilizada para manutenção diária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...